13 de abril de 2019

A enriquecedora experiência de vivenciar o Jogo Carta da Terra no I Encontro Nossa Cidade Conecta.

Projeto Ler e Jogo Carta da Terra, durante o I Encontro Nossa C\idade Conecta - Foto Cláudio Casaccia

O I Encontro Nossa Cidade Conecta realizado em Belo Horizonte, entre os dias 4 e 6 de abril, no CRJ - Centro de Referência da Juventude, reuniu pessoas engajadas em transformação social, ampliando o impacto de ações e projetos sociais, econômicos, ambientais e culturais em cidades pequenas. 


A palestra de abertura, "Como semear o dia em que todos viverão bem, em comunidades abundantes de um planeta saudável" realizada por Renato Orozco, foi norteadora de todo o evento e nos conduziu a diferentes conexões: Negra, Indígena, LGBTQ e Feminina. Através de palestras, coletivos, debates, oficinas e apresentações onde aconteceram encontros de muitos, nos conectamos ao redor de sonhos e objetivos comuns.


O co-criador do Jogo Carta da Terra , Cláudio Cassacia
acompanhou de perto as experiências enriquecedoras da oficina.
Foto: Bruna Leles.
Entre estes Idealistas, também estive presente. O Maria Reciclona - Núcleo de ações para a sustentabilidade participou como convidado do arquiteto e criador de jogos, Cláudio Casaccia, na assistência à oficina "Jogo Carta da Terra". O jogo, apresenta diferentes possibilidades de jogabilidade e estimula os participantes a compartilhar suas experiências pessoais, a protagonizar ações  socioambientais, desfrutar de uma atmosfera cooperativa e viver momentos de alegria e aprendizado pensando em um mundo mais sustentável e justo. A atividade foi ofertada ao público, no sábado (6) e aconteceu de forma muito especial e a  presença de vários participantes do Projeto LER que, nesta atividade, contou com a monitoria da Professora Sandra Cavalcante.

Mazza Pena lendo as orientações propostas pelo Jogo que nos conduziu a uma linda experiência . Foto Cláudio Casaccia

O PROJETO LER é uma iniciativa de professores do Departamento de Letras da PUC Minas, em parceria com o Centro de Estudos luso-afro-brasileiros, Cátedra do Instituto Camões, em Belo Horizonte, e o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR - Brasil). Nasceu da necessidade de criar contextos interculturais de aprendizagem e de interação linguística, em língua portuguesa, com pessoas de diferentes países que chegam à Região Metropolitana de Belo Horizonte na condição de migrantes e refugiados. As atividades linguístico-culturais realizadas caracterizam-se, portanto, como práticas contextualizadas e colaborativas da leitura e da escrita de textos de natureza diversa, em língua portuguesa. 

Participantes de diferentes nacionalidades formaram os grupos que buscavam a vitória coletiva. Foto Cláudio Casaccia
Sandra Cavalcante, motivadora de experiências. Foto Bruna Leles
Neste sentido, o Jogo Carta de Terra se apresentou como um elemento com total adequação à proposta do LER e, atendendo a um dos objetivos do projeto, o português foi adotado como língua comum a ser falada pelos participantes, oriundos de países como Guiné Bissau, Haiti e Venezuela. 

O JOGO ONDE TODOS GANHAM OU PERDEMOS JUNTOS


A oficina trouxe a oportunidade de vivenciar a abordagem das diferentes dimensões da Carta da Terra, importante documento gestado durante a Rio 92 que inaugura um fundamento ético quando nos lembra que fazemos parte de uma só família humana. Conduzimos a jogabilidade pelas várias possibilidades de abordagem desse documento, que se permite utilizar como catalisador para alcançar o diálogo entre diferentes culturas e credos, com relação à ética global e o rumo que a globalização está tomando. 

Jogamos simultaneamente em em dois tabuleiros e ao alcançarmos nosso objetivo da vitória coletiva, os jogadores puderam realizar uma atividade final onde expressaram em 5 línguas, traduzindo em palavras de ordem, o quarto princípio da Carta da Terra que trata da "Democracia, não violência e paz".  

Foi uma linda experiência!
Reunimos-nos, ao final da oficina, para uma foto que registrou nossa linda conexão.

2 comentários:

  1. Sensacional o jogo Carta da Terra, aliás o mesmo possui um perfil gráfico para identificar o movimento ambientalista, lamento apenas não ter acesso ao jogo e a sua divulgação. Parabéns, colegas!

    ResponderExcluir
  2. Lindo evento! Tomara que tudo isso se propague e tenhamos uma onda crescente de consciencia ecologica pelo país, precisamos urgentemente

    Abraços

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...