Estive presente à edição de maio do Projeto Terça Ambiental, promovido
pela AMDA Minas Gerais. O tema de exposição e debate "Como
está a educação ambiental em Minas Gerais?" foi conduzido pela especialista em gestão ambiental com foco em educação ambiental,
Marta Silveira.
O objetivo deste encontro foi discutir se a Educação Ambiental é realmente implementada nas escolas e como isso acontece. E se tornou um momento muito especial para reflexões e ampliação do debate em torno de questões importantes e polêmicas ligadas ao tema focal. O evento aconteceu no auditório do CREA-MG e contou com a presença de diversos profissionais do setores público e privado e estudantes de cursos da área ambiental.
O objetivo deste encontro foi discutir se a Educação Ambiental é realmente implementada nas escolas e como isso acontece. E se tornou um momento muito especial para reflexões e ampliação do debate em torno de questões importantes e polêmicas ligadas ao tema focal. O evento aconteceu no auditório do CREA-MG e contou com a presença de diversos profissionais do setores público e privado e estudantes de cursos da área ambiental.
A Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) determina que a Educação Ambiental (EA) deve ser desenvolvida "como prática integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal". Contudo, a lei pontua que essa incorporação deve ocorrer de modo interdisciplinar, ou seja, não existe uma disciplina específica para que os conceitos sejam trabalhados em sala de aula.
O fato de a legislação classificar a educação ambiental como
uma matéria interdisciplinar é um dificultador. Com tanto conteúdo para aplicar
em pouco tempo, é difícil encontrar professores dispostos a dedicar ainda mais
tempo na busca por materiais adequados para abordar quaisquer temas que
integram a EA. A falha esbarra ainda na postura das instituições de ensino, que
não investem na capacitação dos professores, nem na pesquisa de materiais
didáticos que abordem a temática ambiental.
Na maioria das vezes, a abordagem é fruto de demandas
emergenciais, como a crise hídrica que atingiu diversas regiões do país em
2014. A sensibilidade dos professores em reconhecer a urgência e importância da
educação ambiental é crucial para o desenvolvimento de atividades.
Desde 2015 tramita no Senado Federal o Projeto de Lei do
Senado (PLS) n° 221, que estabelece a educação ambiental como matéria
obrigatória no currículo escolar. O autor da proposta, senador Cássio Cunha
Lima (PSDB-PB), considera a atual situação da EA insuficiente. Desde o ano
passado o projeto está na Comissão de Educação, Cultura e Esporte e no início de
março deste ano o projeto foi redistribuído e aguarda emissão de relatório.
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O evento foi bastante produtivo quanto à abordagem do tema e possibilidade de debate. E se tornou um importante espaço para tratarmos dos muitos desafios da prática da Educação Ambiental, em um tempo em que ainda necessitamos que os vários setores ampliem sua visão quanto à sua importância.
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O evento foi bastante produtivo quanto à abordagem do tema e possibilidade de debate. E se tornou um importante espaço para tratarmos dos muitos desafios da prática da Educação Ambiental, em um tempo em que ainda necessitamos que os vários setores ampliem sua visão quanto à sua importância.
Boa tarde, cara Reciclona!
ResponderExcluirSuper legal. Quanto mais informação maior a conscientização.
Ei moça!
Sei que há tempos não posto nada mas hoje tem arteirice nova lá no meu blogue. Passe por lá pra conferir. Ficarei muitíssimo feliz com tua visita e comentário, sempre tão gentis.
Grande abraço pra você!