12 de dezembro de 2019

Finalizando as atividades de 2019, concluímos com muito sucesso o atendendimento ao Programa de Educação Ambiental da Nexa Recursos Minerais -Três Marias.

Mabel Barbosa, coordenadora do Grupo de Resíduos , monitores do Projeto Jovens Cientistas e Mazza Pena diante da sede do Centro de Desenvolvimento da Nexa, em Três Marias.

Atender a um Programa de Educação Ambiental de forma contínua é sempre uma oportunidade muito positiva para a consolidação de resultados. Este foi o caso das atividades realizadas durante o segundo semestre deste ano, atendendo ao Projeto Jovens Cientistas, promovido pela Nexa Recursos Minerais - Unidade Três Marias.

Visita à Coomarp Pampulha.
Iniciamos esta parceria no mês de junho, no dia do Meio Ambiente, com atividades que incluíram visitas técnicas à Cooperativa de Resíduos Coomarp Pampulha para conhecimento dos processos de triagem, enfartamento, destinação e comercialização de resíduos da coleta seletiva urbana. Na sequência desta atividade, visitamos o Campus do Cefet MG para a  participação do grupo de monitores em oficina e palestra, dentro da programação I Semana do Meio Ambiente promovida pela Liga Sustentar.

As atividades contratadas tiveram continuidade no mês de agosto, com ações realizadas no Centro de Desenvolvimento da Nexa, em Três Marias (MG). Atendemos o grupo de monitores ligados aos estudos sobre Resíduos, em um treinamento com duração de três dias.
Como primeira atividade, ministramos uma palestra sobre Consumo Consciente. O conteúdo abordado incluiu aspectos históricos sobre a formação da sociedade de consumo e a prática da obsolescência programada como fator motivador do consumo e gerador do alarmante volume  de resíduos depositados no meio ambiente. Estes e outros temas tratados motivaram reflexões e despertaram o senso crítico, reforçando a postura eco-cidadã dos jovens cientistas.

Jovens monitores durante a palestra sobre Consumo Consciente.

Jogo da Carta da Terra - uma ferramenta didática utilizada
para o aprendizado sobre a sustentabilidade planetária.
O Jogo da Carta da Terra também fez parte deste treinamento e foi utilizado como ferramenta didática para abordagem da importância da sustentabilidade planetária. Através da jogabilidade baseada no cooperação, o importante documento homônimo foi apresentado aos monitores como uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. A ludicidade agiu como elemento catalizador e ampliou o debate iniciado através da palestra.

Oficina de Resignificação de Resíduos:trabalho intenso e ótimos resultados.
A terceira atividade foi de capacitação para ações socioambientais. Os monitores participaram de um treinamento para realização de oficinas de resignificação de resíduos onde aprenderam sobre planejamento didático, uso de ferramentas e materiais, confecção de brinquedos a partir do reuso de recicláveis, além da preparação para agirem como instrutores em oficinas para diferentes públicos.

A atividade seguinte teve como objetivo colocar em prática todo o conhecimento adquirido durante o treinamento e ocorreu na "Casa de Acolhida Bom Pastor".
Os Jovens monitores planejaram e ministraram uma oficina de resignificação de resíduos para confecção de brinquedos, tendo como público 40 crianças atendidas pela entidade.

Na Casa de Acolhimento Bom Pastor: oficinas tutoriais eodas de conversa.
Foi uma tarde de troca de experiências enriquecedoras, já que a educação ambiental também é praticada pela instituição anfitriã, através do Projeto "Do Lixo ao Luxo".
A atividade ocorreu sob supervisão do Núcleo Maria Reciclona e coordenação de Mabel Barbosa, superando todas as expectativas quanto ao desempenho dos monitores, avaliação dos responsáveis e receptividade por parte das crianças.

Retornamos a sede da Nexa em Três Marias no mês de novembro para participarmos do I Congresso Jovens Cientistas para acompanhar a apresentação dos painéis sobre as atividades realizadas pelos grupos (Projeto Reciclagem, Trilha do Serrado e Monitoramento Participativo) , além da cerimônia de entrega dos certificados aos Jovens Cientistas. As apresentações foram planejadas e realizadas com a participação de vários dos monitores que demonstraram competência na tradução do aprendizado adquirido ao longo do projeto, surpreendendo o público com a excelente oratória e o nível de informações apresentadas.

Na ocasião,  também fui convidada para atuar como painelista no evento GT3 de Descomissionamento de Resíduos abordando o tema "Cidades Lixo Zero - Os Desafios para alcançar metas sustentáveis" tendo na plateia colaboradores da Nexa unidade Três Marias e de outras localidades no Brasil e no Peru, além de profissionais representantes de várias empresas fornecedoras no segmento de descomissionamento de resíduos.
Foram dois dias com muitas atividades e que trouxeram abordagens através de profissionais de áreas distintas e sob perspectivas diferentes, favorecendo a troca e a ampliação dos conhecimentos individuais.


Concluímos assim,  as atividades contratadas pela Nexa Recursos Minerais Três Marias para 2019, mantendo a certeza de que as avaliações positivas alcançadas foram decorrentes da manutenção do empenho, qualidade e seriedade do trabalho que realizamos.
Que 2020 nos traga novos desafios.

CELEBRANDO O SUCESSO
No momento que terminávamos a redação deste post recebemos uma excelente notícia: O Projeto Jovens Cientistas da Nexa Recursos Minerais Três Marias acabara de receber, em cerimônia realizada na em São Paulo, O Troféu de Melhor Projeto entre todas as unidades do grupo (Categoria Confiável), validando ainda mais o sucesso do trabalho desenvolvido por todos os profissionais envolvidos no Programa de Educação Ambiental.
O Maria Reciclona Núcleo de ações para a Sustentabilidade agradece a oportunidade de ter sido uma das empresas escolhidas para estar junto na execução deste Projeto premiado pela qualidade.


Evelize Nishiyamamoto e Mabel Barbosa, representantes da Nexa Unidade Três Marias e coordenadoras do Projeto Jovens Cientistas, na cerimônia de premiação  e celebrando com alegria o troféu de Melhor Projeto.

2 comentários:

  1. Que bom e parabéns por tantos envolvimentos sempre com essas belas causas! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Olá, feliz por passar aqui...
    desejo que o Natal aconteça todos os dias em sua vida!
    Grande abraço, saúde e paz!

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...