5 de dezembro de 2019

Atendendo ao Programa de Educação Ambiental das Usinas Fotovoltaicas Guimarânia I e II, Maria Reciclona ministra palestras para a comunidade escolar local.

Vista aérea do Parque Solar - Usinas Fotovoltaicas Guimarânia I e II
Entre as várias atividades realizadas no segundo semestre de 2019, o Núcleo Maria Reciclona atendeu, por duas vezes, o Programa de Educação Ambiental das Usinas Fotovoltaicas Guimarânia I e II, instaladas no Triângulo Mineiro. Palestras abordando os temas: "Fauna e Flora - a importância do conhecimento e da preservação" e "A importância da questão energética para o desenvolvimento sustentável" foram ministradas nos meses de setembro e novembro, respectivamente.

 Palestra Fauna e Flora na Escola Municipal Monsenhor Sebastião Fernandes obteve excelente avaliação por parte dos participantes. Foto: Rafael Welter

As atividades objetivaram atender ao corpo docente das escolas Monsenhor Sebastião Fernandes e Vicente Mandu, no município de Guimarânia, levando informações teóricas e rico material didático aplicável à abordagem multidisciplinar em sala de aula.

As palestras aconteceram alternadamente nas duas escolas, contando com a presença e participação ativa de mais de 30 professores em cada evento, além de amplo apoio e presença das Diretoras Maria Augusta Rosa Nunes, Marlúcia de Oliveira e da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Patrícia Bernardes Alves.

 Palestra Fauna e Flora na Escola Estadual Vicente Mandu contou mais uma vez com a expressiva presença  dos professores.  Foto: Rafael Welter
Todo o conteúdo das atividades foi desenvolvido pelo Núcleo Maria Reciclona. Apostilas ilustradas e com o conteúdo abordado nas palestras foram entregues às professoras,  além de um DVD contendo materiais de apoio incluindo planejamentos, vídeos, manuais para estudo direcionado aos professores e cartilhas temáticas para atividades em aula, jogos e exercícios em formato para impressão, entre outros. Cada escola recebeu um DVD para atender às consultas e uso pelos professores.  Este material tem como propósito facilitar e ampliar as possibilidades de abordagem da Sustentabilidade como tema transversal e as temáticas específicas de forma interdisciplinar, conforme propõe os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Alunos das duas escolas tiveram a oportunidade de conhecer as Usinas Fotovoltaicas Guimarânia I e II Fotos: Mazza Pena
Além das palestras ainda tivemos a oportunidade de acompanhar as visitas guiadas ao parque solar, quando alunos, professoras e dirigentes escolares foram convidados a conhecer de perto as instalações das Usinas Fotovoltaicas Guimarânia I e II. No local, os visitantes foram recepcionados pelos técnicos e engenheiros responsáveis que disponibilizaram informações sobre a instalação e funcionamento das Usinas, processo de geração e distribuição da energia fotovoltaica, entre outras  dúvidas e curiosidades apresentadas pelos alunos e professores.

As palestras foram ministradas pela educadora ambiental e gestora do Núcleo Maria Reciclona, Mazza Pena. A coordenação e logística das atividades foram realizadas por Rafael Welter, Engenheiro Ambiental da  Limiar Ambiental, empresa contratante desta atividade.

Alunos e professoras percorreram a grande extensão da Usina Fotovoltaica, em segurança, dentro do ônibus escolar, recebendo as  informações do engenheiro responsável. À direita, Mazza Pena, palestrante e Patrícia Alves, Secretária Municipal de Educação e Cultura.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...