18 de março de 2016

PAPIETAGEM + RECICLAGEM


Papietagem é uma técnica artesanal em que se utiliza papel rasgado e cola para dar forma a uma escultura ou objeto. Também conhecida como papier collé (papel colado) esta é uma técnica muito antiga, bastante utilizada em artes cênicas. 
Através dela é possível construir diferentes objetos: desde pequenos personagens como marionetes, máscaras para caracterização de atores ou outros adereços e até mesmo cenários grandiosos.
Atribui-se a criação desta técnica ao pintor cubista George Braque que tomou como base o método de Collagem desenvolvido por Pablo Picasso, artista que inventou a técnica e a utilizou em sua pintura nos primeiros anos do sec XX.
Esta técnica é uma ramificação do Papier mache. A diferença reside no fato de que o papel mache é feito com massa de papel e cola e a papietagem com sobreposição de tiras de papel coladas.

















Como primeira experimentação destas técnicas utilizei uma embalagem reciclável de iogurte como base e sobrepondo diversas camadas de papel com cola baranca, criei uma superfície rígida, que resultou neste gatinho, que no final do processo foi pintado com cores bem vivas para celebrar a alegria da conclusão de mais um desafio.


3 comentários:

  1. Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, pois por uma acção do google meu perfil sumiu e estava a seguir o seu blog sem foto e agora tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
    António Jesus Batalha.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, colega Mazza!
    Que belo trabalhinho, adorei o tema escolhido. ;)
    Quero te desejar um "Feliz Dia do Artesão" e dizer que admiro muito sua arte, seu dom.
    Aproveito pra te convidar a ver minha mais nova reciclagem lá em "GAM Dolls (2)".
    Passe por lá pra espiar. Ficarei feliz com sua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Tenha um lindo final de semana.
    Abração! :)

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...