15 de março de 2016

"Sustentabilidade aplicada na criação de jogos de tabuleiro": mais um workskop realizado com êxito.



Com grande satisfação acabo de receber mais um certificado referente a um trabalho realizado. Entre vários projetos concluidos no segundo semestre de 2015, um deles foi elaborar e ministrar o workshop "Sustentabilidade aplicada na criação de jogos de tabuleiro". O trabalho foi oferecido a professores da Rede Pública de Ensino, numa iniciativa da CSN e NAMISA, em parceria com a Fundação CSN e Secretaria Municipal de Educação do município de Congonhas, em Minas Gerais.

O trabalho realizado pelo Maria Reciclona - Núcleo de ações e ideias para sustentabilidade buscou oferecer subsídio aos professores que atuariam como orientadores das equipes participantes  no concurso Ecojogos.
O concurso desenvolvido pela CSN e Secretaria Municipal de Educação, com  participação de alunos do 6º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, teve como objetivo promover a educação e conscientização ambiental, bem como incentivar os cuidados com o meio ambiente, abordando os assuntos: “Consumo consciente”, “Cuidados com a água” e “Descarte adequado dos resíduos favorecendo a coleta seletiva”.

O workshop teve duração de 3 horas,  e aconteceu no dia 17 de setembro,  na "Casa do Professor", em Congonhas. Durante sua realização pude desenvolver a temática contemplando históricos de jogos clássicos, destacando suas diferentes características formatos de tabuleiros, regras, peças, objetivos e estratégias. Também jogos voltados ao tema sustentabilidade, já disponíveis no mercado, foram apresentados e analisados.
"Preservando o futuro" jogo classificado em terceiro lugar.

As regras contidas no edital do concurso foram destacadas e avaliadas sob a perspectiva do que os materiais recicláveis poderiam oferecer no processo criativo. Em um segundo momento, diferentes materiais aplicáveis à construção dos jogos foram apresentados aos participantes. Várias ideias para construção de peças, roletas, cartas, dados, livro de regras e embalagens foram demonstradas. 
Jogo classificado em segundo lugar.

O que pudemos perceber é que muito do conteúdo apresentado serviu como inspiração para os participantes. E foi excelente o resultado apresentado nos jogos concorrentes. 
Ao todo, participaram do concurso mais de 800 alunos, divididos em grupos de três ou quatro participantes, totalizando 212 inscrições. 
O concurso teve início em agosto e a premiação da primeira fase, com escolha de um vencedor por escola, foi realizada no dia 27 de outubro.
Na premiação final, realizada no CET – Centro de Educação Tecnológica, os 10 jogos selecionados, sendo um de cada escola, disputaram entre si, sendo escolhidos três vencedores (1º, 2º e 3º lugares).
Ao lado, o jogo clasificado em 1º lugar e logo abaixo a equipe campeã, representando a Escola Municipal Rosália Andrade da Glória.
Alunas: Anna Beatriz Pires, Anna Letícia Silva, Vanessa da Cunha, Caroline do Carmo Silva. Professor orientador: Khalmel Gabriel Lima de Oliveira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...