22 de março de 2016

ÁGUA. DIREITO HUMANO E RESPONSABILIDADE DE TODOS.

Em 22 de março celebra-se o "Dia Mundial da Água". Atualmente, no mundo, mais de 700 milhões de pessoas ainda não têm acesso a uma água limpa e segura, para terem uma vida saudável. O Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos de 2016 (WWDR 2016) estima que por volta de 2 bilhões de pessoas necessitem de acesso a um melhor saneamento. Os riscos são altos pois a água é fundamental para a vida e essencial para o desenvolvimento mais inclusivo e sustentável. 
É por isso que a água está no centro da nova Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

A preservação das águas é essencial para a manutenção do equilíbrio ecológico e de espécies, para a manutenção da agricultura, para a indústria, para o transporte e para a produção de energia, assim como é um motor para o crescimento econômico. Ela gera e mantém empregos em todo o mundo, (segundo a Organização das Nações Unidas, 78% dos empregos no mundo dependem de recursos hídrico),  mas a obtenção dos objetivos de desenvolvimento não será apenas uma questão de recursos hídricos adequados como matéria-prima. A qualidade da água e do saneamento continua sendo essencial para se oferecer formas dignas de vida. 
Dos 2,3 milhões de mortes relacionadas ao trabalho que ocorrem todos os anos, 17% podem ser relacionados a doenças transmissíveis e à água imprópria para o consumo. É por isso que a preservação dos mananciais de água potável e o saneamento devem se tornar prioridades. A superação do desafio de se criar e manter trabalhos dignos frente à mudança climática e à escassez de água exigirá investimentos muito maiores em ciência, tecnologia e inovação. As evidências mostram que o investimento em infraestrutura e em serviços hídricos pode resultar em elevados retornos tanto para o desenvolvimento econômico, como para a criação de empregos. É importante que esses investimentos sejam planejados com todos os setores interessados, incluindo o agrícola, o energético e o industrial, para que sejam assegurados os melhores resultados para todos.

São enormes os desafios que nós enfrentamos, derivados da mudança climática, da escassez de água e do deslocamento de trabalhadores com baixa qualificação . O quadro atual exige, portanto, ações em todos os campos – por parte de governos, da sociedade civil e da iniciativa privada.

Como cidadãos devemos pensar globalmente e agir localmente, de forma a nos tornarmos agentes transformadores. Podemos fazer a nossa parte, adotando posturas mais conscientes e sustentáveis no nosso dia a dia, contribuindo em projetos de educação ambiental, atuando em ações de enfrentamento e nos unindo a outros para tornar os resultados mais expressivos.
A hora é agora!

Conheça de perto e ajude em projetos que atuam na preservação de nascentes, bacias hidrográficas, e áreas de importância na preservação dos recursos hidrológicos.


Visite:
http://www.aguasdogandarela.org/
http://www.manuelzao.ufmg.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...