26 de dezembro de 2023

Semeando educação ambiental: com um Mancala confeccionado com materiais recicláveis concluímos com êxito mais uma série de oficinas.


Instrutora, alunos e professora muito felizes exibindo o resultado da 3ª atividade. 

Com a terceira atividade programada na Escola Municipal Santa Quitéria, em Congonhas - MG concluímos uma série de oficinas que atenderam o Programa de Educação Ambiental da CSN Mineração, ao longo de 2023. Desta vez confeccionamos o jogo Mancala, um dos mais antigos que se tem notícia na humanidade e que nesta versão, com reutilização de materiais recicláveis, destacou-se também pela característica sustentável.

Abordando a importância da preservação dos solos e recursos hidricos 

O JOGO MANCALA pertence à família de passatempos relacionados ao ato de semear, simulando o processo de germinação e colheita. 

A partir deste fato, iniciamos a atividade com uma abordagem sobre a importância de se combater a poluição e evitar a contaminação de solos cultiváveis, do lençol freático e dos cursos dágua, já que são  recursos  essencias para a prática e desenvolvimento da agricultura, atividade indispensável para alimentação, nutrição e sobrevivência humana.

Mancala - Um jogo relacionado ao ato de semear - Foto: NET
Esse jogo surgiu na África, possivelmente na rota entre Etiópia e Egito, há milhares de anos, sendo praticado até mesmo pelos antigos faraós egípcios. O termo "Mancala" deriva da palavra árabe "naqaala", que significa "mover".

Com suas origens profundas e significado cultural, este jogo oferece um recurso valioso para enriquecer a educação, permitindo que os alunos explorem não apenas as suas regras, mas também a rica herança cultural africana. Através de sua jogabilidade e simbolismo, o Mancala pode contribuir para um aprendizado mais amplo sobre história, estratégia e diversidade cultural.

FORMATO E MATERIAIS: O jogo possui diferentes versões e regras em várias regiões do mundo. O jogo original era praticado no chão com cavidades feitas manualmente na terra. Mais tarde, os tabuleiros foram feitos de materiais como madeira, pedra, marfim e até ouro. Os tabuleiros podem ser compostos por duas fileiras de cavidades e dois compartimentos nas extremidades, chamados "kalah". Peças como sementes, grãos ou pedras são utilizadas para a movimentação.

Hora de reunir e colar as partes 

Desta vez nós reutlizamos embalagens de ovos, papelão e rolos de papel para confeccção do tabuleiro e sementes de feijão ou milho como peças. Com uma montagem bastante simples, as partes previamente recortadas nas medidas necessárias foram coladas pelos alunos que concluiram o processo com facilidade e tiveram tempo para se dedicar ao aprendizado das regras que também foram incorporadas em formato impresso no verso do tabuleiro.



o verso do tabuleiro, afixamos as instruções impressas do jogo 

Além de ser uma oportunidade de aprendizado sobre a cultura africana, o jogo pode abordar a inteligência, a estratégia, a matemática e a história, promovendo a valorização da cultura africana, dentre outras possibilidades pedagógicas.
Mancala confeccionado com sucesso.

Assim concluímos mais um projeto de educação ambiental realizado com muito carinho e dedicação, contando com excelente avaliação dos participantes e também do contratante. Esperamos que no próximo ano possamos ter novos desafios e muitas outras oportunidades como esta.

Fotos e Supervisão da atividade pela Fundação CSN: Ívanor Pinheiro

2 comentários:

  1. Que projeto maravilhoso! Você sempre fazendo a diferença na vida das pessoas. Orgulho de você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queroda Patrícia. Saber de sua presença por aqui é uma alegria e receber sua avaliação tão positiva é uma grande honra para mim. Eu lhe agradeço por tudo. Receba meu abraço e votos de um feliz ano novo.

      Excluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...