3 de janeiro de 2021

Como ampliei meu curriculo na pandemia sem gastar dinheiro.


Há exatamente 1 ano mostrei aqui como estava planejando meu caderno de estudos para 2020. Na ocasião, nem imaginava que enfrentaríamos uma pandemia e um longo período de isolamento social. O fato é que a vida neste tempo nos exigiu a capacidade de repensar conceitos e criar novos modelos de ação.

A educação foi sem dúvida uma das áreas em que as mudanças se tornaram extremamente evidentes. A modalidade EAD se fortaleceu e diversas plataformas de ensino online passaram a disponibilizar uma infinidade novos conteúdos. Assim, os planos de me dedicar ainda mais à minha formação na área ambiental se fortaleceram com inúmeras oportunidades. E eu aproveitei cada uma delas.

Índice do meu planner  de
estudos 2020 ao fim da jornada.

Pesquisando frequentemente por cursos, palestras, webinares, congressos, ebooks e o que mais pudesse contribuir para a ampliação de conhecimentos e qualidade do meu currículo, consegui a certificação em mais de 20 cursos e eventos acadêmicos. 

E todos, absolutamente todos, ofertados de forma gratuita e quase que a totalidade com emissão de certificado. Isto só comprovou a minha teoria de que quando realmente desejamos nos dedicar ao aprendizado, existem muitos acessos e oportunidades para alcançarmos o objetivo.

Algumas dicas para encontrar cursos gratuitos

- Crie alertas no Google com palavras chaves como "cursos gratuitos na área ...", "eventos online de...", entre outras frases que possam trazer para sua caixa de email, informações atualizadas sobre o que você quer encontrar.  

- Faça também uma busca na internet por plataformas e instituições que oferecem cursos online, como por exemplo FGV, Fundação Bradesco, Uaitec, Sesc, Senac, Sesi, SENAR, entre outras e faça seu cadastro. Assim pode verificar o catálogo de cursos disponíveis e ainda ficar atualizado sobre datas de inscrições. 

- Outra forma é se cadastrar em plataformas de divulgação de eventos online como Sympla, Even3, etc. Diariamente novos eventos são disponibilizados e muitos com acesso gratuito.

- Procure no Youtube por eventos (simpósios, palestras, congressos, webinar, etc) com o conteúdo de seu interesse, que foram transmitidos online e que permanecem disponíveis. Veja a instituição que a promoveu e busque no site desta informações sobre outros eventos. Se inscreva  também no canal e acione as notificações. Você terá uma chance de receber informação sobre um outro evento de seu interesse.

Essas são só algumas, mas existem outras formas que você irá descobrir, na medida que evoluir suas buscas. Sei que irá se surpreender com a quantidade de cursos e eventos oferecidos de forma gratuita.

E como uma forma de incentivo, compartilho com você a satisfação de ter tido muito sucesso em meus planos de estudo no ano que findou.  Meu desejo é que 2021 seja igualmente produtivo no campo da formação e do conhecimento, e que todos nós possamos alcançar os objetivos pessoais com saúde e paz. 






 

Caso deseje alguma informação sobre algum dos cursos acima, deixe registrado nos comentários que eu lhe retornarei

3 comentários:

  1. Parabéns você conseguiu um ótimo feito!
    E eu confesso que me inscrevi em muitos cursos e não consegui fazer mais da metade, em minha defesa preciso dizer que a vida real tratou de aplicar varias rasteiras que para manter a sanidade em tempos de pandemia foi preciso fazer projetos manuais e evitar qualquer envolvimento intelectual duradouro, pois pensar me aterrorizava, demorei 4 meses para conseguir voltar a ler e mesmo assim só li 10 livros aleatórios no ano todo, livros com conteudo mesmo não consegui ler nenhum, foi preciso fazer o minimo para me manter com um tico de lucidez...rsrs
    Mas com base em seu post vou tentar fazer igual nesse ano de 2021, agora minha vida real está aparentemente mais calma, afinal o importante é não desistir. Ah! as pessoas queridas que tenho a minha volta sempre me marcam em cursos e eventos que acreditam ser de meu interesse e assim vou tentando fazer valer o tempo disponível, pois curso feito junto aproxima e fortalece a amizade, mesmo que a gente não possa estar junto presencialmente.
    Adorei suas dicas vou seguir.
    Tenha um otimo 2021, muita harmonia e luz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, passei para lhe parabenizar pelos conhecimentos adquiridos e lhe agradecer pelos ensinamentos que são colocados à disposição no seu maravilhoso Site. Que DEUS abençoe sempre você e sua equipe.
    Olha tomei a liberdade de levar lá para o meu Blog como sempre faço quando venho de visitar aqui, não poderia deixar de compartilhar esses belos ensinamentos e carinho que tens com o próximo, obrigado. Olha lá no meu Blog, caso não concorde pode me avisar que retirarei a postagem. Acesse o Blog: https://voandonaarte.blogspot.com/.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bom dia!
    Feliz Anos Novo!
    Muitos parabéns pelas conquistas!

    No ano que terminou, fiz muita pesquisa. Não fiz nenhum curso mas assisti a aulas práticas e recebi alguns e-books do meu interesse. Para este ano já tenho aulas programadas e workshops.

    Bons estudos! Bom trabalho! Fique bem!
    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...