26 de janeiro de 2020

Um dia especial para destacarmos a prática da Educação Ambiental e seus desafios.


Hoje celebramos o DIA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, data instituída em 1975 pelas Nações Unidas com o propósito de aumentar a conscientização sobre a necessidade de proteger o meio ambiente.   

Existem várias definições para o termo Educação ambiental e podemos encontra-las em obras de diferentes autores, códigos ou documentos que se apresentam sob diferentes perspectivas. 
A definição apontada pela UNESCO apresenta a Educação Ambiental como "um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir, individualmente ou coletivamente, na busca de soluções para os problemas ambientais, presentes e futuros” (UNESCO, 1987). 

Essa definição, proposta na metade do caminho entre a origem da educação Ambiental e o seu desenvolvimento atual, expressa as aspirações fundamentais, centradas não apenas no desenvolvimento de capacidades para fazer algo, mas também na compreensão necessária para saber o que fazer no desejo de fazê-lo, na intenção de realizá-lo, na criatividade que permite desenvolve-lo e na consciência do que é feito. Relevante também é lembrar que a Educação Ambiental deve ser um processo de formação dinâmico, permanente e participativo, no qual as pessoas envolvidas passem a ser agentes transformadores.

A grande diversidade dos problemas ambientais atuais é marcada por sua complexidade e intensidade, envolvendo aspectos políticos, sociais e econômicos de ampla relevância. 
Uns dos principais desafios das políticas públicas de Educação Ambiental aponta para a necessidade da construção de uma proposta político pedagógica de Educação para a sustentabilidade, capaz de fomentar pessoas e coletividades responsáveis pela melhoria em sua qualidade de vida, dos seus pares e das futuras gerações.

Do ponto de vista do educador, o desafio se encontra na necessidade de alcançar o embasamento teórico e metodológico que lhe permita uma prática didática onde a Educação Ambiental não seja simplesmente uma disciplina ou um tema de aula. Ou seja, que se torne proposta para sensibilização para um mundo sustentável e um caminho para a compreensão do conceito de futuras gerações. Conceito este onde não se identifica o indivíduo nem o grupo que será atingido com determinadas ações, mas se concebe todas aquelas pessoas que um dia (futuro) usufruirão do patrimônio terrestre. 

O grande desafio está em substituir a Educação Ambiental reducionista (modelo que se limita às abordagens ligadas diretamente aos aspectos físicos, naturais ou construídos e busca mudanças individuais de comportamento, ensinando somente a cuidar do meio ambiente) por uma Educação Ambiental Crítica (onde se adota uma abordagem que busca soluções para os problemas ambientais, tendo como objetivo principal uma visão integral do meio ambiente) a fim de promover o entendimento da realidade e a emancipação dos sujeitos através da busca individual e construção coletiva.  O que equivale dizer que o desejável é uma educação que incentive novas atitudes e novos impulsos que contribuam para o favorecimento da cultura da sustentabilidade e a formação de cidadãos com consciência local e cidadania planetária. 

Por: Mazza Pena - Educadora Ambiental

8 comentários:

  1. Cada vez mais parece que deve ser dada mais importância à essa educação, a começar por governantes que não a respeitam e minimizam sua necessidade.. bjs praianos,chica

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  2. Querida Chica. Que bom vê-la por aqui novamente. Você tocou em um ponto importantíssimo: a educação pode ser considerada eficiente, quando pautada no exemplo. Assim sendo, o poder público e a sociedade como um todo devem considerar como urgente o necessário investimento na educação ambiental em suas diversas dimensões. Um abraço e volte sempre.

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  3. Penso que Educação Ambiental deveria ser disciplina obrigatória além de ser trabalhada de forma fragmentada por todas as disciplinas tbém

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  4. Olá, agradeço pela sua visita e comentário. Penso que a interdisciplinaridade, aplicada com seriedade e de forma integral, também pode alcançar resultados extraordinários. Desta forma, as questões ambientais serão abordadas e vivenciadas sob diferentes espectros, promovendo impactos e reverberando em diferentes dimensões.

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  5. Texto muito bacana! Concordo quando fala que a Educação Ambiental não deve apenas ser disciplina de sala de aula, e procuro mesmo que através de pequenas ações contribuir para a mudança.
    Grande abraço, saúde e paz!

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  6. Um texto muito interessante e esclarecedor.
    Cada vez mais a "Educação Ambiental" é fundamental, tanto para crianças, qto para jovens e adultos.
    Nas escolas portuguesas, se fala desse assunto, mas não é disciplina do currículo, mas futuramente será.

    Grande abraço.

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  7. Olá, Maria!
    Primeiramente, adorei o seu site! Aqui encontramos vários assuntos interessantes e ideias inovadoras usando a reciclagem.
    Sou voltada ao meio ambiente, e acredito na importância da educação ambiental como forma de construir seres mais conscientes em relação ao meio onde vivem.

    Um abraço,

    Vânia Takahashi



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  8. Precisamos avançar tanto nesse quesito, e mesmo assim com trabalhos como o seu eu vejo o quanto já trilhamos, afinal somos a geração que era sustentavel por falata de opção, e hoje vivemos (alguns de nós) consumindo de forma inconsequente, como se o que colocassemos no lixo desaparecesse no ar.
    Precisamos desconstruir adultos e educar crianças ao mesmo tempo, é quase uma tarefa insana se pensarmos bem.
    Muita Luz e paz!
    Abraços

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