4 de dezembro de 2018

Palestras com temáticas de educação ambiental direcionadas à capacitação de professores em Minas Gerais.

Ladeada por alguns dos participantes da palestra realizada em Pirapora, Minas Gerais.

Uma das atividades mais gratificantes que vivencio, dentre as muitas que realizo como educadora ambiental, é a direcionada para professores das redes públicas de ensino. Nas várias palestras que já ministrei, sempre regresso com a sensação de ter deixado, por onde passei, um sopro de entusiasmo e um pouco de conhecimento que, quero crer, fará diferença na vida de muitas crianças e adultos.

Ao lado do Sub Secretário de Educação de Pirapora,
Rodrigo Barbosa,  quando este promovia minha apresentação
e  a abertura da palestra realizada em abril deste ano.
No mês de abril, regressei a Pirapora, município no norte de Minas, para realizar a quinta atividade direcionada aos professores da rede municipal de ensino. Desta vez, também participaram alguns agentes da Guarda Municipal, que se preparavam para atuar junto à comunidade em ações de educação ambiental. 

O tema proposto para concluir a minha participação no PEA do Complexo Solar Pirapora foi voltado para a importante temática dos resíduos orgânicos: "Reaproveitamento integral de alimentos e compostagem". O assunto foi tratado em um workshop onde, além do conteúdo teórico com informações e material direcionado à prática didática em sala de aula, também ofereci conteúdo prático incluindo como construir e cuidar de um minhocário doméstico.

Mais uma vez, a satisfação de rever os professores e saber de ações realizadas a partir de temas tratados anteriormente, renovou minhas energias e me fez  prosseguir e desejar ir cada vez mais distante.

O curso realizado na sede do UAITEC em Pirapora contou com a presença de diversos professores e agentes da Guarda Municipal.

Avaliações dos participantes classificaram a atividade em vários quesitos como excelente.

EM GUIMARÂNIA - MG 

No último dia 26 de novembro, estive em Guimarânia, na região do Triângulo Mineiro. Desta vez atendendo ao programa de educação ambiental das Usinas Fotovoltaicas Guimarânia I e II , instaladas naquela localidade. Fui recebida por 42 professores, em um fim de tarde cheio de luz e expectativas. E não foi diferente a alegria de compartilhar conhecimentos.

Professoras e dirigentes escolares da cidade de Guimarânia, MG.

O tema do workshop, com duração de duas horas, foi "Educando para um Consumo Sustentável". Além da palestra teórica quando tratamos da formação da sociedade de consumo, obsolescência programada e perceptiva,  a importância da reflexão e do  despertar da consciência sustentável, entre outros temas, também promovi uma mini exposição com objetos criados com material reciclável, aplicáveis à educação infantil.

Durante a exposição do conteúdo teórico
A exposição despertou muito interesse e trouxe a possibilidade de repassarmos todo o tema tratado na parte teórica. Foi realmente muito prazeroso concluir a atividade recebendo um feedback bastante positivo por parte dos professores, diretoras e também da  Secretária Municipal de Educação e Cultura, Patrícia Abadia Bernardes Alves, que nos honrou com sua presença.

Sigo, me preparando e ampliando os conhecimentos através de cursos, seminários e outras atividades sobre sustentabilidade e educação, para estar cada vez mais preparada para os novos desafios do ano que virá. E que sejam muitas as oportunidades!




Material didático produzido para as palestras e worshops contendo conteúdo de apoio e sugestões para a prática em sala de aula



Um comentário:

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...