Os desafios da sustentabilidade em novos negócios e as tendências de um novo perfil consumidor foram encarados de frente por 16 empresas experimentais desenvolvidas pelos alunos do Cebrac BH, que se apresentaram durante a FNE - Feira Nacional de Empreendedorismo realizada no último sábado, em Belo Horizonte.
Durante a feira, os novos empreendedores tiveram a oportunidade de colocar em prática todo o conhecimento apreendido em sala de aula. O resultado apresentado ao público foi a síntese de meses de trabalho, sob orientação e supervisão dos professores.
Além da escolha do setor e segmento do negócio, os alunos ainda encararam outras e importantes etapas. Entre elas, a criação do plano de negócios, a busca por diferenciais e novas estratégias de mercado, estudo da concorrência, da viabilidade econômica e legislações específicas, além de uma etapa muito importante nos negócios atuais: a escolha das ações sustentáveis aplicáveis à produção, logística, comercialização e consumo dos diferentes serviços e produtos.
A aposta das empresas do segmento da moda e vestuário, presentes na feira, recaiu também sobre a sustentabilidade da matéria prima. Foi o caso da "Impervius" que trouxe uma linha de mochilas para diferentes públicos ou a "Eco Geek" que lançou uma linha de camisetas com estampas exclusivas, ambos os produtos produzidos com tecido de fibra pet, resultante da reciclagem de milhares de embalagens deste material. A "Interprise Sandals" trouxe chinelos fabricados com carpete de fibra produzida com reutilização da fibra de coco e vendeu todo o conforto e beleza que este material sustentável pode oferecer.
O segmento de serviços apresentados na FNE buscou atender diferentes demandas, detectando as necessidades do estilo de vida atual. Aplicativos como "Go Shopping" favorece a necessidade da prática do consumo consciente. Além da busca por ofertas, criação de listas personalizadas, cálculo do consumo ele ainda enfatiza a logística reversa, buscando por rotas de reciclagem para o descarte consciente das embalagens dos produtos consumidos.
Seguindo esta tendência, a "Happy Festas" investiu na produção de eventos sustentáveis, incluindo todos os itens da organização. Para tanto, aposta na criatividade e adota a supraciclagem na produção dos itens decorativos.
Atuando no segmento de cuidados físicos e pessoais se apresentou a empresa "In Power", academia totalmente adaptada para atender também pessoas com necessidades especiais de mobilidade, percepção visual ou outras demandas. Acreditando na inclusão como um dos princípios do desenvolvimento sustentável empresa aposta em um segmento carente de espaços adaptados para as praticas esportivas Assim como a "Up Grade" que voltada para o ramos dos cuidados estéticos também busca adotar fornecedores com selo verde, além do descarte consciente de embalagens de produtos utilizados e reuso de água nos processos cotidianos.
Para interligar investidores e novos empreendedores, a empresa "Next Startup" criou uma plataforma que administra cada etapa destes processos e ainda propõe soluções e práticas sócio ambientais aos novos negócios, projetando-os para as novas tendências globais sustentáveis.
Ao lado dos alunos Jonathan e Matheus, empreendedores da empresa Next, vice campeã desta edição e à qual o Núcleo Maria Reciclona representou como parceira no segmento sustentável.
Foi um dia especial dentro do calendário acadêmico do Cebrac BH, empresa parceira do Maria Reciclona - Núcleo de ações para sustentabilidade, e onde temos podido atuar e contribuir para a prática pedagógica que inclui a sustentabilidade e o empreendedorismo social como pilares educacionais.
Eu, representando o bem sucedido projeto Ecocebrac e comemorando o sucesso da FNE 2017, ao lado de Mauri Crema , Gestor do Cebrac Belo Horizonte. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS