6 de fevereiro de 2017

Comemorando 3 anos como agente ambiental.


Hoje, 6 de fevereiro, comemoramos o Dia do Agente de Defesa Ambiental, homenageando aqueles que trabalham pela proteção do nosso meio ambiente e pelo desenvolvimento sustentável.
O Agente de Defesa Ambiental é responsável por fiscalizar, resolver e propor atividades e obras para a conservação e prevenção do meio ambiente, através de vistorias, estudos técnicos de locais, análise de processos e avaliação de impactos, visando o cumprimento da legislação ambiental. Esse profissional promove a educação, orientando o público sobre os cuidados existentes para garantir a preservação do meio ambiente, e o seu controle de qualidade. Além disso, é sua função garantir o correto funcionamento do sistema de vigilância, monitoramento e coibição de infratores, e combater os danos causados, pelo homem, à natureza.

Não há graduação específica para que o indivíduo possa atuar como Agente de Defesa Ambiental. Isto é, ele pode trabalhar se tiver concluído o ensino médio, ou se possuir formação superior completa em áreas como, Biologia, Engenharia Ambiental, Ecologia, entre outras. Existem também cursos de qualificação como de prevenção e incêndios, ou ainda o de agente ambiental que cursei.

O BH Itinerante é um curso de extensão em educação ambiental, promovido pelo Centro de Extensão em Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte. 
Durante todo o curso, os alunos tem a cidade como espaço de ensino e aprendizagem, participando de aulas, palestras, estudos e pesquisas que lhes proporcionam vivências educativas, convivência construtiva e reflexões que contribuam para sua formação como Agentes Ambientais. No conteúdo programático são abordados os temas: Agenda 21, aspectos naturais, ambiente urbano, redes socioambientais e políticas públicas. 
Inciei meu curso no dia 26 de fevereiro de 2014 . Na aula inaugural, da 28ª edição do BH Itinerante que aconteceu no Museu Abílio Barreto, fui convidada pelo repórter da TV Conecta BH a dar um depoimento sobre minha expectativa em relação ao curso. 
No vídeo abaixo você poderá me ver e toda a minha expectativa. Expectativa esta que foi  em muito superada, ao longo dos  meses que pude compartilhar experiências com excelentes profissionais e grandes colegas.



Durante todo o curso conheci várias pessoas que me conduziram a novos conhecimentos e me fortaleceram a certeza de que este era um caminho maravilhoso para seguir.

Colegas e instrutores da 28ª Edição do BH Itinerante.
Hoje, comemoro este dia com grande orgulho e imensa alegria de ter tido a oportunidade de me integrar a um grupo de pessoas que se preocupam e se ocupam com as questões do meio ambiente.

A natureza é um grande patrimônio da humanidade, do qual depende a nossa sobrevivência. Nos moldes de produção e consumo atuais, o meio ambiente do planeta está sendo rapidamente degradado. Diversas espécies encontram-se extintas e alterações climáticas vêm destruindo cidades, aumentando o nível do mar e inutilizando áreas que uma vez foram agricultáveis. Para reverter o processo e evitar a extinção da própria raça humana precisamos tomar ações de prevenção e manutenção do meio ambiente enquanto ainda há tempo, permitindo que as futuras gerações possam viver em harmonia.
O dia dedicado ao Agente de Defesa Ambiental é um momento de refletirmos sobre a necessidade urgente de sermos protagonistas nas questões ambientais e, consequentemente, potencialmente agentes ambientais.

Agradecendo aos coordenadores, instrutores e colaboradores do BH Itinerante, 
esta postagem participa da blogagem coletiva:
 

11 comentários:

  1. PARABÉNS PELOS 3 ANOS.vALEU MUITO,NÃO? e TENS MESMO A AGRADECER TERES ALCANÇADO ISSO! BJS,CHICA

    ResponderExcluir
  2. Maria parabéns por tudo!
    Um abraço
    até breve

    ResponderExcluir
  3. Maria, parabéns!
    Que venham muitos e muitos anos nessa bela e importante profissão!
    Bjs e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. É muito especial essa "missão" para o nosso planeta!
    Que cresçam, aumentem os agentes, o respeito por eles, o alcance de ensinamentos tão necessários.
    Parabéns a você nestes 3 anos de caminhada!

    ResponderExcluir
  5. Olá Maria! Linda a sua postagem e belíssimo o seu trabalho. Na verdade é tudo isso que dá sentido à vida porque cada situação e cada pessoa possuem algo para nos ensinar. Realmente o nosso planeta precisa de pessoas assim que ouve os gritos da Natureza pedindo socorro.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Maria, Parabéns pelos 3 anos! Que você continue ainda por muito tempo nessa profissão e com essa missão! O planeta agradece!
    Um Beijo!
    www.acasadaritablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Que bom ter pessoas como você no mundo. Multiplica, Senhor!
    Bjk...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Maria! Espero que continue nessa jornada, feliz com a escolha que fez. Agradeço pela visita. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Muito bacana esse trabalho! Esta convida a me visitar https://comantoniomorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A Defesa do Ambiente deveria ser feita por todos nós. Mas isso não acontece. Por isso felizmente que existem pessoas assim como você que honram esse dever, que deveria ser de todos, e que continuam nesta tarefa diária. Parabéns e continue.
    Por aqui também vamos fazendo o que podemos para essa luta.
    Boa semana :)

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, querida Maria!
    Colocando os comentários em dia...
    Vc, como sempre, um exempo de participação na preservação do meio ambiente... Parabéns!
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...