9 de janeiro de 2017

Meu encantamento pela pintura Bauernmalerei.


Há pouco tempo, ando pesquisando sobre uma técnica de pintura que sempre me encantou: a Bauernmalerei, um estilo de artesanato rústico alemão, cujas origens remontam ao século XVII.
Criada na Alemanha, pelos agricultores que pretendiam dar cor e vida aos seus móveis velhos,esta técnica imitava o mobiliário dos Senhores Feudais.

Fonte: internet
Fonte: internet
No Brasil, ela chegou através dos imigrantes, que encontraram nela, uma forma alegre e de baixo custo para decorar suas casas, em oposição à marchetaria utilizada pela nobreza. 
Na pintura Bauernmalerei, que retrata, em sua essência, flores (rosas, tulipas, miosótis, flores-do-campo, margaridas e peônias), além de animais e arabescos, há certas características a serem respeitadas e rituais e técnicas a serem seguidos. 

O autêntico Bauernmalerei é caracterizado especialmente pelas pinceladas livres e espessas, pinceladas estas, que devem ser únicas. Não se deve refazer um traço. 
A mescla de tons deve ser feita no próprio pincel, que é carregado com todas as cores necessárias para a pincelada desejada. 
As cores verde, azul, ocre, bordô, marrom e branco são predominantemente utilizadas e também caracterizam este estilo.

Pode-se aplicar a pintura em diferentes superfícies, sejam móveis ou outros objetos. E eu, como boa reciclona que sou, venho procurando treinar minhas pinceladas por sobre materiais destinados à reciclagem, conferindo a estes um novo significado.

Longe de dizer-me pintora desta técnica, permaneço como curiosa, já que não encontrei por aqui, alguém que domine esta técnica e possa me dar aulas presenciais.
Sendo assim, recorri a vídeoaulas ministradas via web, por artistas que estudam e praticam esta técnica há bastante tempo e podem compartilhar seu conhecimento com maestria.
Deixo neste post, atavés destas garrafas, o primeiro registro dos meus ensaios como curiosa desta linda técnica de pintura e minha gratidão aos artistas que compartilham seus conhecimentos, através da internet. 

10 comentários:

  1. I Love blue,linda reciclagem amiga.Beijo.Valéria.

    ResponderExcluir
  2. Adorei,acho lindo esse tipo de pintura e não sabia o nome.Parabéns está um show.

    ResponderExcluir
  3. Amo a pintura Bauernmalerei!Cheguei até a pintar umas caixinhas, mas a pessoa que dava aula, parou de trabalhar e eu não sei porque acabei deixando de lado. E visitando seu blog me deparo com tamanha belezura, deu até vontade de pintar novamente. Parabéns pelo seu trabalho, lindo,lindo, bjs Nice

    ResponderExcluir
  4. Todos estão super lindo meus parabéns continue assim que vc vai longe 😙

    ResponderExcluir
  5. Eu gostaria muito de a prender essa técnica de pintar na garrafa eu achei maravilhoso

    ResponderExcluir
  6. Amo esta pintura em garrafas. muito bonita , mas não sei qual é, se pode fazer em casa (tinta caseira), de que maneira se deve pintar as garrafas.Parabens😘🙌

    ResponderExcluir
  7. Lícia Maria Bastos Silva 29/08/2021
    Amo demais essa pintura nas garrafas, não sei a maneira que devo pinta-las. Só sei o nome da tinta porque vem escrito.Sera que pode fazer caseira? gostaria de obter resposta. Parabéns 😘🙌
    ,

    ResponderExcluir
  8. Lícia Maria Bastos Silva 29/08/2021
    Amo demais essa pintura nas garrafas, não sei a maneira que devo pinta-las. Só sei o nome da
    tinta porque vem escrito.Sera que pode fazer caseira? gostaria de obter resposta. Parabéns 😘🙌
    ,

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...