13 de janeiro de 2017

MEU UNIVERSO CONSPIRANDO PELO VERDE.



Sempre estou buscando dar passos em direção a novos conhecimentos trazidos pela experimentação de diferentes técnicas ou práticas, e ainda pela frequência a novos ambientes de pesquisa ou de convivência. Alguns me dizem que sou perseverante, mas, na maioria das vezes, sou mesmo é teimosa (e dizem que desde bem pequenina). E seja como for, sigo sempre firme no propósito da valorização dos dias, através da realização dos meus mini planos.
Não sou de traçar mega projetos a longo prazo. Sou mais do tipo que adota pequenos e frequentes desafios cotidianos, que possam ser realizados com alguma dose de esforço e dedicação. Incluindo aqui, criar, recriar, desfazer, refazer, pesquisar, pedir ajuda sempre que necessário, mudar de rumo e retornar com uma ideia nova para a realização de cada proposição.
Desta forma, somados, meus pequenos planos sempre me levam a alçar voos maiores, a situações e lugares maravilhosos e impensados. Acredito que a determinação e a prática são mesmo ótimos caminhos para se chegar aonde quer que desejamos. Comigo sempre foi assim. 

Inciei o ano com bons propósitos. Plantei meus ensejos e criei minha agenda personalizada, onde reservei alguns espaços para atividades que gostaria ver se realizando de forma mais sistemática. 
Desta vez, criei um novo espaço denominado "Verde que te quero verde". Qual o propósito? Registrar minhas atividades voltadas para plantios de árvores e hortaliças, estudos de botânica, meu projeto para a criação de um pequeno herbário... entre outras "atividades verdes".
E a verdade, é que o meu pequeno universo ( o que crio e recrio, faço e desfaço cotidianamente, com determinação) sempre conspira a meu favor!!!

Nesta semana, ao retornar após um compromisso, encontrei um tesouro me esperando sobre a mesa. Uma grande caixa contendo novas doações de materiais descartados de um laboratório de botânica para serem reaproveitados em projetos de resignificação, aqui no atelier. Objetos que, certamente, serão utilizados em breve.

Mas quanto à conspiração? Junto com a caixa, um embrulho à parte trazia lindos presentes e um gentil cartão assinado pela Dra. Maria das Graças Lins Brandão que é Coordenadora do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas da Universidade Federal de Minas Gerais - CEPLAMT - UFMG, que dizia:

"Feliz 2017! Venha nos visitar no museu de História Natural. Você vai gostar. 
Um abraçoMaria das Graças"

Pensa em uma pessoa feliz e agradecida? Esta sou eu! Perecebi que todo aquele material preencheria de conhecimentos e inspiração aquele espaço "Verde que te quero verde". Um novo ensejo já tomando forma e ganhando nobres contribuições.
E por isto, não poderia deixar de compartilhar com vocês o belíssimo e útil material impresso e digital que me  foi presenteado por ela. 



Inicio pela obra "Plantas úteis de Minas Gerais e Goiás na obra dos naturalistas" de autoria da Professora Maria das Graças Lins Brandão que, delicadamente, registrou uma dedicatória a mim, no exemplar enviado.
O livro inclui o estudo relativo a 90 espécies nativas de Minas Gerais e Goiás, utilizadas para diversos fins, citadas em obras de 8 naturalistas ingleses e franceses que passaram pelo país durante o século XIX. O  trabalho teve como objetivo estudar este acervo que se encontrava depositado no Museu Nacional de História Natural da França, em Paris, e no Kew Royal Botanic Gardens, em Londres. Ou seja, repatriar, recuperar e divulgar informações importantíssimas sobre a flora brasileira.
A apresentação das espécies é feita em ordem alfabética, e tem como referencial o nome popular da planta. O nome científico, a família a que pertence e outros nomes populares, quando ocorrem. Trechos de textos extraídos das obras citadas enriquecem o trabalho, bem como as fotografias da espécie em campo, nos herbários ou estampas em ilustrações antigas.

Outro detalhe inédito e bastante produtivo são os comentários, retirados por exemplo, da caderneta de campo do naturalista que analisou a espécie, entre outros. Estas informações são importantes porque são primárias. ou seja, foram recolhidas em uma época em que a vegetação nativa era conservada e a fitoterapia praticada, quase que exclusivamente, a partir do uso de espécies da biodiversidade brasileira.
Já iniciei a leitura. E um dos grandes impactos que a obra me trouxe, foi através das palavras escritas pelo naturalista Auguste de Saint Hilaire, sobre suas observações em viagem pelas províncias do Rio de Janeiro e Minas Gerais no início do séc XIX. Já àquela época, apresentando grande preocupação, ele registra sua assombrada visão com a prática imprevidente do habitante das áreas visitadas por ele, em 1830.

"Desse modo, os agricultores terminam na província das Minas Gerais e que começaram os homens que iam à cata de ouro, a funesta destruição das matas. A falta de lenha já se faz sentir em algumas vilas que foram provavelmente construídas no seio de florestas, e as minas de ferro, de riquíssimo teor em metal, não podem ser exploradas por falta de combustível. Diariamente árvores preciosas caem sem utilidade sob o machado do lavrador imprevidente. É impossível que, no meio de tantos e tão repetidos incêndios, não tenha desaparecido uma série de espécies úteis à artes e à medicina, e, dentro de alguns anos, a Flora que nesse momento acabo de publicar, não será mais, para certas regiões, senão um monumento histórico."  Auguste de Sainte Hilaire -  1830.

Além deste valioso material também me chegaram:

* O livro " Plantas Medicinais e Fitoterápicos (Aspectos gerias e métodos de validação) também de autoria da Dra. Maria das Graças Lins Brandão.
* DVD Plantas Medicinais e Fitoterápicos  - Banco de dados e amostras de plantas aromáticas, medicinais e tóxicas - Museu de História Natural e Jardim Botânico UFMG - 2008.
* Catálogos do Projeto Biotecnologia de Plantas Medicinais na Escola - Parte I (2013) e II (2015).


*  DVDs "Ensinando sobre plantas Medicinais na Escola" - Maria das Graças Lins Brandão, Gustavo Pereira Cosenza e Verena Bartkowiak de Oliveira.
* O Documentário: Plantas medicinais um saber ameaçado (Projeto Plantas Medicinais da Estrada Real) - Coordenação Geral: Maria das Graças Lins Brandão e Roberto Luís Melo Monte.
* DVD - História das Plantas Úteis e Medicinais do Brasil - Theodor Peckolt e Gustav Peckolt.
* Além de um divertido quebra cabeças que integra a série de produtos sobre plantas medicinais nativas do Brasil desenvolvido pela equipe do CEPLAMT/UFMG, com o objetivo de divulgar o trabalho realizado pelos naturalistas que descreveram a flora brasileira no passado.
Na imagem a ser montada teremos:  Quina da Serra Remijita ferruginea (A. St-Hil) DC. *Febrifuga.


Agradecendo
 Aos naturalistas que, através de estudos e viagens realizadas nos seculos passados, por terras brasileiras, deixaram um grande legado para o registro e preservação do conhecimento sobre nossa flora, e ainda aos pesquisadores que hoje resgatam, preservam e evoluem estes estudos (em especial à Dra. Maria das Graças Brandão), 
este post participa da blogagem coletiva:

21 comentários:

  1. Bom dia! Adorei esse cantinho na tua agenda dedicado à natureza e ao verde.Logo o universo conspirou e vieram os presentes...Coisa boa! Há de ser grata mesmo! bjs praianos, tuuuuuudo de bom,chicA

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa Mazza! Tem muito tempo que não visito os espaços do Museu de História Natural da UFMG, embora more bem perto que até posso ir a pé rsrsrs. Sem dúvida esse material é riquíssimo!!!

    ResponderExcluir
  3. Que alegria contagiante! E verdejante!
    Muito estudo pela frente, experimentações, dedicação. E como é bom fazer o que amamos e que gera tantos frutos para as pessoas.
    Beijo e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Que presente maravilhoso. É incrível como demoramos a ter nossa história relatada por autores nativos, para poder conhecer como era precisamos recorrer aos autores "gringos". Despertou-me curiosidade esse material da Dra. Maria das Graças, vou buscar, adoro esse tema. Obrigada por partilhar.

    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Muito bom receber presentes insperados pra gente mas que o universo traz...
    Adoro pensar nessas coisas como presentes da vida, nada é ao acaso e que seu projeto tome forma e verdifique bastante... :-)
    Andréia
    A Casa da Sherazade

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde, querida Mazza!
    Fico feliz com sua felicidade e gratidão. Vou lhe pedir licença para divulgar um blog amigo que vive de verdade o ambientalismo na sua essência e creio que irá gostar muito (inclusive a conheço pessoalmente e ao esposo que campactuam com os sues anseios...).
    http://floradaserra.blogspot.com.br/
    Tenha uma semana verde de paz!
    Bjm fraterno de gratidão

    ResponderExcluir
  7. OI Mazza, estou aqui novamente. que bom ter esse encontro semanal com você.
    Muito legal o seu costume de traçar pequenos projetos e insistir (ou teimar) até conquistá-los. Gostei da agenda e parabéns pelo presente. è para ser muito grata mesmo.
    Uma ótima semana pra você.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  8. Oi Maria que maravilhosa oportunidade.
    Claro e como não ser grata por essas oportunidades.
    Beijocas
    Sônia
    www.lugaresdicasecuriosidades.com - aproveito para convidá-la a seguir meu cantinho que é feito com muito carinho.

    ResponderExcluir
  9. Eita que é um sinal, srrsrsrsr ! Seu espaço verde na agenda pelo jeito terá que ser aumentado, é muita informação pra colocar em prática !!

    Bjus 1000 querida e um ano muito verde pra ti ( e pra nós também )

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria, bn!
    Passei por aqui p/agradecer a sua visitinha carinhosa e me apaixonei pelo seu cantinho. Fiz um belo passeio e claro que fiquei te seguindo p/acompanhar as novidades. Parabéns pelos presentinhos e pelo post delicioso!
    Espero que seja o início de uma boa amizade!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  11. Linda iniciativa Maria!
    Dedicar um pouco do seu tempo a nossa linda natureza.
    E que honra receber um material tão precioso, com certeza vc merece isso e muito mais querida!
    Bjoo no coração...

    https://devaneiosdocotidianoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Mazza, que maravilha, quando temos boas idéias e vontade o universo conspira a nosso favor, quantos presentes bacanas e úteis a sua pesquisa, que vc tenha muito sucesso e compartilhe conosco esse aprendizado maravilhoso, eu tb sou adepta da cura pelas plantas e utilizo muitas coisas que aprendi com minha mãe e com a vó de minha filha que era mineirinha e sabia muito da cultura popular, curou muita gente com seu saber adquirido pela experiência e vida. Adorei o post.

    Bjuivos no seu coração.

    Loba.

    ResponderExcluir
  13. E Maria, acho que vc vai precisar mais que uma agenda, rs
    Teimosia nada amorinha, isso é persistência, determinação e fé nos seus ideais e eu fiquei muito feliz que logo no começo do ano vc tenha recebido tão grandioso incentivo. Bjão.

    ResponderExcluir
  14. Mazza,

    A ideia de colocar o projeto "Verde que te quero verde" na agenda personaliza foi muito bem elaborado. Com esse maravilhoso presente vai ser ainda mais fácil coloca-los em prática.
    Você é incansável na sua luta pra preservar o que temos de bom. Isso não vai ser em vão. O seu trabalho está fazendo parte de uma mudança nesse mundo tão maltratado.
    Sua gratidão é verde. Parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    É muito importante voltamos nossos olhos e cuidados com a natureza.
    Seus presentes são muito legais e o uso de plantas medicinais era muito comum nos tempos antigos. Meus bisavós só utilizavam medicamentos naturais, que eles mesmos plantavam ou buscavam no mato.
    Adoro isso e sempre que viajo, tudo o que eu posso conhecer de belezas naturais, eu dou preferência. Este ano, durante uma viagem à Índia eu conheci um Conservatório de Plantas em Sikkim, um estado do nordeste do país. Lá eles estudam e procuram preservar a biodiversidade da região.
    Se você se interessar, já publiquei post e vídeo sobre este Conservatório.
    Beijinhos,
    Ana
    www.viagensebeleza.com

    ResponderExcluir
  16. Maria,
    Ser verde! Bom saber que tem ainda gente empenhada nesse propósito de cuidar e estudar as plantas. Lindo o presente!
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  17. Qta coisa boa e útil vc ganhou. Não teria o reconhecimento se não fosse uma pessoa interessada e emprenhada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Mazza,
    Pra quem ama o que faz parece que tudo conspira, já percebeu?
    Imagino sua alegria...
    beijossss

    ResponderExcluir
  19. Maria, muito bom reciclar, reutilizar e ensinar os outros que isso é uma arte, mas que pode ser um hábito. Excelente!

    ResponderExcluir
  20. O universo conspira mesmo a favor, né? Basta saber muito bem o que se quer e não ficar de braços cruzados.
    Bjk e abençoado fim de semana.

    ResponderExcluir
  21. Olá Maria! Primeira mente venho agradecer a visita no nosso blog.E ver como é linda a natureza sempre agradecida pelos que a defende e a ama, obrigada por compartilhar suas bênçãos. Desejamos muita Paz e Bem na sua caminha, bjs. Nice e Ale

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...