21 de novembro de 2016

FINIT 2016: Jogo da EcoMudança participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Núcleo Maria Reciclona é um dos parceiros do projeto.



A estreia oficial do projeto  Jogo da EcoMudança ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/ FINIT 2016, que aconteceu de 9 a 13 de novembro, no Expominas (Belo Horizonte). Tendo como tema “Ciência Alimentando o Brasil”, o evento foi realizado paralelamente à Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia. A FINIT reúne o que há de mais avançado em termos de tecnologia, inovação e empreendedorismo na América Latina . 

O jogo da EcoMudança é uma ferramenta inovadora que estimula atitudes que preservem o meio ambiente e promovam a sustentabilidade e bem estar de todos e do planeta. Para conquistar principalmente os jovens, ele une tecnologia, desafios, diversão e interatividade ao vivo. 
Criado pela jornalista Lili Ito e a educadora Simone Catalan, o EcoMudança foi levado ao evento atendendo a um convite da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).  Durante a semana, centenas de pessoas passaram pelo estande do jogo, conhecendo toda a dinâmica e participando das fases ativas disponibilizadas. 

Entre os parceiros do projeto, o Núcleo Maria Reciclona esteve presente, ilustrando uma das fases do jogo, com uma mini exposição de objetos criados a partir da reutilização de resíduos.
Stand do Jogo da Ecomudança durante a FINIT 2016. Lili Ito e Simone Catalan: criadoras do projeto EcoMudança.



DINÂMICA 
Ao jogar, os grupos participantes iniciam acessando ao portal Pegada do Lixo para saber quanto produzem de  resíduos. A partir daí, os times são convidados a passar por fases do jogo que os estimulem a gerar menos resíduo, fazendo escolhas sustentáveis já que, na etapa seguinte, os jogadores simulam  uma compra para testar o consumo consciente. Nas demais fases, aprendem e testam seus conhecimentos sobre reflorestamento, coleta seletiva, reciclagem, compostagem, tempo de decomposição e reaproveitamento dos resíduos. Em cada uma, senhas e pistas são conquistadas e conduzem os jogadores às próximas fases.



PARCERIAS
O EcoMudança tem parcerias estratégicas importantes com pessoas e instituições que valorizam a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Além do Maria Reciclona, outros participaram do estande do jogo na SNCT, entre eles: Verde Comunitário – projeto de extensão do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Portal Interativo Pegada de Lixo, Educação e Sustentabilidade FilosoFiar .
Os apoiadores do jogo são: Instituto EcoBolsa Brasil, Estúdio Multidisciplinar Oca Criativa, Tamborilar, Publicitário Lucas Megale, Arquiteta Raquel Pereira e a estudante de pedagogia, Nylla Arcanjo.
Os promotores do Jogo da Ecomudança pretendem leva-lo a outros espaços como escolas  eventos e empresas. Os contatos podem ser realizadas através da página do EcoMudança.

Um comentário:

  1. A participação do Núcleo Maria Reciclona foi fundamental para o sucesso do Jogo da EcoMudança na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia/FINIT. Agradecemos todo o apoio, carinho e conhecimento compartilhado. Que venham outros desafios. Bjs, querida Mazza.

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...