9 de julho de 2016

Alimentos orgânicos no meu jardim: o prazer de colher com as próprias mãos.

A maravilhosa sensação de colher algo com as próprias mãos e saborear um alimento orgânico, tem sido para mim um delicioso prazer para além da degustação. Recentemente, esta alegria tem vindo diretamente do meu jardim, onde um tomateiro vem me agraciando com lindos frutos.
Isto foi obra da própria natureza, que ao fazer nascer um tomateiro de forma espontânea, em um pequeno espaço de terra que disponho, aguçou meu desejo de ampliar esta ideia.


Já comecei elaborando muitas formas para compor outros espaços, onde ervas e leguminosas possam me proporcionar lindas e saborosas saladas, como esta que preparei com meus tomates orgânicos.


Em um futuro bem próximo, espero poder compor uma horta suspensa e também implementar um minhocário para a produção de húmus.
Logo abaixo compartilho com vocês uma ótima cartiha para download gratuito. Ela que nos ensina sobre produção de alimentos e plantas medicinais em locais que não possuem espaços físicos amplos, utilizando a criatividade.


O manual é composto por três partes que envolvem a preparação da horta, o cultivo das hortaliças e, finalmente, o modo de preparar os vegetais a partir de algumas receitas. Nela também encontramos dicas de compostagem, controle de praga, rega, etc.

Esta é uma publicação elaborada para o projeto Moradia urbana em parceria com o Instituto Pólis e visa melhorar a alimentação, beneficiando o ambiente como um todo e favorecendo a relação da comunidade com o bairro e o seu entorno por meio do cultivo ecológico de alimentos e ervas medicinais em hortas, jardins, canteiros suspensos e outras possibilidades a depender da realidade local. 
A cartilha está disponível para download na página do Instituto Pólis. Para conhecer mais sobre o Projeto Hortas Urbanas, acesse o site.

Desejo a todos um bom plantio e uma ótima colheita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...