23 de março de 2015

TURISMO ECOLÓGICO E A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS EM GONÇALVES- MG.


Gonçalves, MG.
Turismo ecológico é um tema bastante abrangente e interessante, pois não só visa preservar o meio ambiente, mas também promover uma aproximação do homem com a natureza na forma de diversão, lazer e aprendizagem. Uma das minhas diversões preferidas sempre foi participar de caminhadas em locais que me possibilitam a apreciação da natureza, tanto da fauna quanto da flora. Recentemente, recebi uma super dica de um conhecido que me indicou um excelente roteiro e um portal onde posso saber mais sobre diferentes e belos locais em Minas Gerais. Em especial, ele me contou sobre a simpática cidade de Gonçalves, no Sul do Estado e o “Festival de Inverno Orgânico” que acontece em julho. O roteiro já está assinalado em minha agenda e, em próxima oportunidade, pretendo conhecer mais suas paisagens e o destacado processo de produção de alimentos orgânicos da região. Um tema que para mim é também assunto de muito interesse.


Alimentos orgânicos em Gonçalves

Gonçalves, MG.
Gonçalves é também conhecida como a Pérola da Mantiqueira. Os visitantes e moradoras a chamam assim devido às belas paisagens, como cachoeiras e mirantes, e também pela gastronomia diversificada. Hoje em dia, é referência, inclusive, no cultivo e uso de alimentos orgânicos, já que além de respeitar o meio ambiente, eles garantem uma melhor qualidade de vida para os produtores e consumidores.

Muitas pessoas comentam sobre este tipo de alimentação, mas não sabem realmente os benefícios que proporcionam. Os alimentos orgânicos nada mais são aqueles que não utilizam agrotóxicos em sua matéria prima, nem mesmo aditivos químicos, o que, consequentemente, não prejudica solo, sementes, insetos, mato e água, e proporcionam ainda refeições mais saudáveis e naturais a todos.

Feira de alimentos orgânicos em Gonçalves, MG.
Foi a grande procura dos próprios moradores que fez com que surgisse em 2003, a empresa “Orgânicos da Mantiqueira”, com o principal objetivo de distribuir produtos orgânicos e biodinâmicos. Com o tempo, cresceu a percepção de que a importância não é somente com a distribuição, mas também com a relação entre produtores e consumidores, baseada na organização da agricultura familiar e dedicada a produzir e incentivar o consumo correto dos alimentos.

Os negócios se expandiram e os ‘Orgânicos da Mantiqueira’ hoje fazem entregas de cestas a domicílio e firmam parcerias com importantes supermercados e restaurantes. A sede da principal produção fica no Sítio São Sebastião, Rua Fausto Resende de Sousa, 183, no bairro de Lambari. Todos os sábados, das 8h às 13, acontecem feiras, onde a cidade toda encontra os alimentos orgânicos mais fresquinhos, da produção direto para o consumidor. 

Também são eles os responsáveis pelo “Festival de Inverno Orgânico”, que acontece todos os anos durante o mês de julho, quando as temperaturas começam a baixar. O que mais atrai é a gastronomia, mas o festival proporciona uma programação com palestras, visitas a propriedades rurais, apresentações musicais, oficinas, exposições e caminhadas. Desde 2005, o evento é um sucesso e faz com que a maioria dos restaurantes locais participe, criando pratos especiais e bem mais saudáveis. 

A postura de utilizar esse tipo de alimento nos cardápios continua no restante do ano, até mesmo nos cafés da manhã das pousadas, mas nem sempre os turistas imaginam as delícias que podem ser oferecidas. Vale a pena conferir uma das identidades do local, quebrar os preconceitos e perceber que é possível ter qualidade de vida, boas refeições com um sabor diferenciado e, de sobra, saber que está ajudando, e muito, o meio ambiente.
Para maiores informações sobre a região, acesse http://www.roteirodeturismo.com.br/hoteis-e-pousadas/minas-gerais/goncalves/ e reserve um lugar numa das pousadas em Gonçalves.


6 comentários:

  1. BOA TARDE, COLEGA RECICLONA!
    QUE NOTÍCIAS MAIS BACANAS!
    O POVO TEM SE IMPORTADO CADA VEZ MAIS COM A SAÚDE E OPTANDO POR ALIMENTOS MAIS SAUDÁVEIS. SÓ É UMA PENA QUE OS PREÇOS SEJAM AINDA TÃO ELEVADOS E MUITAS PESSOAS NÃO POSSAM TER ACESSO... :(
    EI, MOÇA!
    VENHA ESPIAR QUE GRACINHA MINHA MAIS NOVA POSTAGEM, ESTÁ "PURA FOFURA", CONFIRA!
    FICAREI FELIZ COM TUA VISITINHA E COMENTÁRIO.
    TENHA UMA LINDA NOVA SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  2. se estan poniendo de moda estos alimentos pero la verdad es que nuestra tierra es rica en ellos tenemos muchos cultivos organicos cada vez mas y espero que pronto sea la tonica general en nuestro planeta, tenemos suerte de vivir en paises como los nuestros don de se dan estos cultivos, y me alegra que te retires a estos sitios tan bonitos, yo tengo una casita en medio del campo en plena naturaleza y me encanta ir por alli de vez en cuando a ese retiro que me hace tanto bien al espiritu, la semana que viene me voy aLisboa unos dias a la playita para descansar, bessssssssssss y nos vemos

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Muito interessante você dizer sobre esse lugar. Dá vontade de conhecer, de interagir com as pessoas,de comprar os produtos delas, enfim, é possível acreditar que tem pessoas que estão pensando num planeta melhor.
    Bom fim de semana.
    Bjus
    Estael

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog
    Fé no Filho de Deus, receba-o em seu coração como seu Senhor e Salvador.
    1 Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus, e todo aquele que ama o Pai ama também o que dele foi gerado.
    2 Assim sabemos que amamos os filhos de Deus: amando a Deus e obedecendo aos seus mandamentos.
    3 Porque nisto consiste o amor a Deus: em obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados.
    4 O que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.

    ResponderExcluir

  5. Obrigado amigo (a). Estou fazendo uma visita ao teu Blog. Meus parabéns pelos teus trabalhos e sucessos. Abraço de Manoel Limoeiro. Recife PE.
    'Feliz “dia das mães”.

    http://grupounidoderodafogo.blogspot.com.br/

    Recife, 10 de maio de 2015.

    ResponderExcluir
  6. OI Mazza, já fui algumas vezes para o Sul de Minas, mas não conhecia Gonçalves. Adorei o seu post e a dica.
    beijos
    Chris
    A Semana 66

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...