18 de abril de 2022

Curso em Belo Vale marca o retorno do Maria Reciclona às atividades presenciais. A ação atende ao Programa de Educação Ambiental da CSN.

Alunas do 1º Módulo do Mini Curso de Ecoartesanato Maria Reciclona - Projeto "Pensar Eco é Lógico" da CSN.

Ontem (17/04), o Governo do Brasil anunciou o fim da emergência sanitária por Covid-19 no país. E após 2 anos de pandemia, mantendo todas as medidas preventivas e já imunizada com as 3 doses da vacina, na última quinta feira (14) retomei as atividades presenciais de educação ambiental. O retorno aconteceu em uma oficina ministrada em Córrego dos Pintos, comunidade rural do município mineiro de Belo Vale, atendendo ao Projeto "Pensar Eco é Lógico" do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional.

Alunas dedicadas e atentas ao processo de resignificação dos vidros 
Ministraremos durante o mês de abril e maio, um Mini Curso de Ecoartesanato com reutilização de materiais recicláveis. A atividade terá  4 módulos e duração total de 16 horas, abrigadas um espaço cedido pela própria comunidade. 

A atividade acontece via contratação da Fundação CSN, entidade responsável pelas ações sociais do Grupo CSN e atende ao propósito da Fundação de conectar a sociedade aos projetos que transformam vidas e comunidades. A ação tem como um dos objetivos proporcionar conhecimento e capacitação que favoreçam a educação ambiental agregada à geração de renda.  
Em nossa primeira aula registramos um grande engajamento com todas as 15 vagas disponibilizadas preenchidas. 


VIDRO: material reciclável escolhido para criação de objetos utilitários e/ou decorativos no Módulo I.

Em nosso dia-a-dia é muito comum o consumo de alimentos acondicionados em embalagens de vidro consideradas "descartáveis" ou "não retornáveis". Como consequência, a grande quantidade de vidros descartados incorretamente, levam para o negativo nossa conta com o meio ambiente. E esta é uma preocupação que devemos sempre considerar e compensar.

O vidro está entre os diferentes materiais que podem ser retirados do meio ambiente e submetidos ao processo de reciclagem. Mas mesmo tendo em sua composição elementos naturais, como a sílica (presente na areia das praias), ainda assim é o que mais leva tempo para ser reabsorvido em condições ambientais. Isto ocorre porque a composição do vidro faz com que ele seja extremamente resistente às alterações climáticas.

Mulheres e adolescentes residentes em Córrego do Pinto compõe o público atendido pela atividade.

Estudos e institutos analisam as condições de decomposições de resíduos no meio ambiente e estimam que a decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos, dependendo das condições às quais o material é sujeito. Mesmo com grande variação, o tempo mínimo de desgaste total é de 4 mil anos – muito mais tempo que itens fabricados com alumínio ou plástico. Pensando nisso, é uma boa ideia  reaproveitarmos embalagens vazias de vidros, transformando-as em objetos utilitários ou decorativos. 

No primeiro módulo o material reciclável escolhido foi o vidro. Reutilizamos embalagens de conservas para a criação de porta saches perfumados que também foram confeccionados durante a aula. Acima vemos o belo resultado dos trabalhos realizado pelas alunas .

Mãe e filha exibem orgulhosas seus trabalhos
Nesse módulo do curso, as alunas aprenderam a técnica de pintura e decoupagem e como transformar os vidros em lindas embalagens para acondicionar saches perfumados para gavetas e armários. A criação dos saches também fez parte da aula e as alunas se encantaram com o resultado individual e coletivo de uma tarde de muito aprendizado. 

Ao final da atividade além da ampliação da consciência ambiental, cada aluna levou consigo o objeto criado que é uma linda opção para presentear e uma excelente sugestão de fonte de renda. 

A instrutora Mazza Pena ladeada por alunas que exibem
os lindos trabalhos confeccionados durante o Módulo I. 

Crédito Fotos: Ívanor Pinheiro - Fundação CSN

2 comentários:

  1. Que bom te ver novamente na ativa assim. Fazia tempo não te lia! beijos, boa sorte sempre! chica

    ResponderExcluir
  2. Maria Reciclona querida! Que maravilha seu trabalho! Transformar o mundo pra muito melhor, criando essas lindezas! Que venham muitas iniciativas assim!!! Beijão com carinho e admiração!!!

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...