3 de maio de 2022

Seguimos com as atividades que atendem ao PEA da CSN: segundo módulo do Curso de Ecoartesanato em Belo Vale (MG) foi realizado com sucesso.

A satisfação de realizar com sucesso um desafio, traduzida no sorriso de cada aluna.

Realizamos no dia 26 de abril, o segundo módulo do Mini Curso de Ecoartesanato com reutilização de materiais recicláveis, atividade que o Maria Reciclona está realizando em Córrego dos Pintos, comunidade rural do município mineiro de Belo Vale. A atividade atende ao Projeto "Pensar Eco é Lógico" do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional e é direcionado às mulheres e adolescentes da localidade.

Na segunda oficina, o material reciclável escolhido foi Cds e Dvs, além de retalhos de tecidos. A peça confeccionada foi um lindo escapulário decorativo para portas. Mais uma vez contamos com muitas inscritas que interagiram de forma participativa em todas as etapas da aula.

Parte teórica: participantes atentas ao conteúdo da apostila, durante leitura realizada por uma das alunas.

Na parte introdutória da aula abordamos teoricamente a importância de se reciclar os CDs e DVDs disponíveis.  Abordamos como a criação desse formato de mídia digital representou um grande avanço tecnológico, mas também como trouxe, a reboque, problemas para a natureza. 
Cabe lembrar que CDs e DVDs são compostos de metais e plástico, portanto, recicláveis, mas o custo X benefício desse processo, falta de legislação e educação estão enchendo os aterros sanitários com essas mídias que com o tempo passaram a ser muito descartadas e substituídas por pendrives e armazenamentos “nas nuvens” (tecnologia que permite usuários e empresas armazenar, manter e acessar dados em servidores de alta disponibilidade via internet). 

Ìvanor Pinheiro, Coordenador do Projeto e representante da 
Fundação CSN fazendo a abertura do segundo módulo.
Não bastasse o tempo que o CD leva para se degradar na natureza — mais de 400 anos, ele ainda precisa ser desmagnetizado
Como é composto por policarbonato (um tipo de plástico), alumínio, prata ou ouro, é necessário fazer a reciclagem de cada componente de forma isolada. Para piorar, o policarbonato não é fácil de ser reciclado e são necessárias máquinas especiais para a tarefa
Apesar da reciclabilidade do material, estima-se que menos de 30% das mídias de pacotes de software são recicladas. Isto significa que milhões de caixas de software vão direto para os aterros todo ano. 

Concentração e capricho fazem parte do processo...

Refletindo sobre tudo isso e ainda o quanto a indústria da moda é responsável pela geração de toneladas de resíduos, utilizamos os dois materiais recicláveis na criação de lindas peças decorativas. A atividade também atende ao propósito de promover a instrução para geração de renda.

O resultado da produção realizada em 4 horas de aula foi mais uma vez surpreendente e muito satisfatória quanto à beleza das peças. Sem dúvida, refletiram o empenho das alunas durante a atividade.


Algumas das participantes expondo com orgulho seus lindos escapulários.

Seguimos com as atividades e, nesta semana, retornaremos à localidade para mais um módulo que preparamos com muito carinho.

Crédito Fotos: Ívanor Pinheiro - Fundação CSN / Mazza Pena- Maria Reciclona 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...