Durante o período da pandemia, as aulas remotas trouxeram para dentro de casa muitas tarefas escolares a serem compartilhadas com a família. E não foi diferente com nossa pequena estudante que, do alto de seus 7 anos, já tem aulas de TEC. Nessa matéria, ela faz experimentos voltadas para a compreensão dos princípios básicos da física e da química, incluindo mecânica, eletricidade e robótica. Em uma das tarefas da escola, ela deveria construir um objeto que tivesse referência com a tecnologia, mas utilizando materiais reciclados. E é claro que a Maria Reciclona foi a eleita para auxilia-la nessa missão. A nossa pequena cientista escolheu construir um robô que ganhou o nome de ALOK7 em homenagem ao seu artista favorito. O robô se tornou um DJ.
EXECUÇÃO: Recolhemos todos os materiais disponíveis para serem usados na estrutura do robô e traçamos um plano de execução.
Para unir a peças optei por utilizarmos apenas encaixes criados a partir de cortes e furos e para fixar, utilizamos roscas de bico de garrafa pet, parafusos e lacres de plástico. Essa decisão decorreu do fato de que desejávamos alguma mobilidade nos membros e ainda que seria mais difícil usarmos cola para aderir diferentes tipos de plástico, além de considerar o peso da estrutura.
MATERIAIS
Para a estrutura do corpo reutilizamos uma embalagem plástica de 3 litros. Para os braços, mangueiras flexíveis e as mãos são dois pregadores de roupa, Para os pés usamos suportes com rodinhas utilizados em máquinas de lavar roupa e todos os demais detalhes são tampas e peças plásticas que estavam disponíveis para irem para a reciclagem.
Para a cabeça usamos um pote de café solúvel aproveitando o seu interior para acondicionar um cordão de luzinhas à pilha. As luzes iluminaram os olhos, as laterais da cabeça e a antena, resultando em um efeito bem interessante e que agradou em cheio a estudante, a professora e todos os colegas da sala.
Após todas as peças serem recortadas, fixadas e encaixadas, partimos para a pintura. E esse é o momento em que eu utilizo um produto que ganhou meu coração. A TINTA em aerossol SUPER COLOR da TEKBOND na cor metálica Cromado. Eu simplesmente amo o resultado que essa tinta proporciona . O efeito cromado era exatamente o que desejava para esse Robô e elevou nosso projeto a outro nível, você concorda? (Confira aqui os diferentes tipos e a cartela de cores da linha Super Color)
O efeito criado pelas luzes ficou bem interessante . |
Felicidades! que buen reciclado
ResponderExcluirGracias minha amiga querida. É uma grande felicidade receber sua visita, ler seu comentário saber que gostou desse último projeto apresentado. Receba meu abraço desde o Brasil.
ExcluirPuxa, que belo trabalho!Adorei o ALOK7!
ResponderExcluirSó podia ter dado certo por aí! Parabéns, perfeito! Adorei! beijos às duas! chica
Oi Chica, querida. Que bom saber que você gostou. Por aqui o esforço é sempre grande mas, ao final, vencemos os desafios ((rsrsrs). Agradeço pela visita e pelo seu comentário, sempre tão gentil. Um abraço.
ExcluirQue lindo!
ResponderExcluirQue sucesso!
Arrasaram, parabéns.
Olá, Maria!
ResponderExcluirDe facto, ficou muito interessante! Ao ver a primeira foto, ninguém diria que foi feito com material reciclado, a tinta deu um toque especial!
Parabéns a si e à sua menina por tão bem sucedido projeto!
Beijinhos
Liliana
Ideias Recicladas e... não só!