7 de junho de 2023

Cardan Engenharia e Construções celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente com diversas atividades em parceria com o Núcleo Maria Reciclona.

Funcionários da Cardan Engenharia reunidos em ação de educação ambiental promovida no pátio da empresa em Vargem Grande (Nova Lima). Foto: equipe Meio Ambiente Cardan Eng.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis. E neste ano, a data foi celebrada pela CARDAN ENGENHARIA E CONSTRUÇÕES com várias atividades de educação ambiental promovidas pelo MARIA RECICLONA, no pátio da empresa instalado em Vargem Grande (Município de Nova Lima). Entre as atividades foram incluídas exposição de Ecoartesanato, mini palestras e oficina de reaproveitamento de óleo vegetal para confecção de velas artesanais.

Ecoexposição - Foto: equipe Meio Ambiente Cardan Eng.

2023 marca o 50º aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente. Nas últimas cinco décadas, a data cresceu e se tornou uma das maiores plataformas globais para a sensibilização ambiental. Dezenas de milhões de pessoas participam juntamente com governos, empresas, cidades e organizações comunitárias. O tema principal do Dia Mundial do Meio Ambiente em 2023 destaca as soluções para a poluição plástica, uma questão alarmante pelo impacto causado em diversos meios bióticos. Abordagens sobre este tema entre outras questões relacionadas à poluição ambiental, coleta seletiva, reciclagem e consumo consciente estiveram na pauta pedagógica das ações promovidas pelo Núcleo Maria Reciclona, junto aos funiconários da Cardan Engenharia.
Ariana F. Braga, Técnica em Meio Ambiente da Cardan e responsável pela coordenação do evento ao lado de Mazza Pena, gestora do Maria Reciclona.

Durante toda a tarde, funcionários de diferentes setores participaram das artividades. A ecoexposição contou com monitoria que apresentou aos visitantes diferentes objetos utilitários e de decoração confeccionados com reaproveitamento de matería prima reciclável: metal, vidro, papel e plástico. Os visitantes demonstraram grande interesse pelas várias tecnicas utilizadas na confeccção das dezenas de peças expostas.

A programação também incluiu ma oficina de velas confeccionadas com reutilização de óleo vegetal. A atividade iniciou com a parte teórica trazendo muitas informações e reflexões importantes que incluíram a necessidade de preservar os recursos hídricos e ambientes terrestres de qualquer forma de poluição, incluindo o descarte de óleos e seus derivados. 

Participação de vários funcionários na Oficina de Velas artesanais com reutilização de óleo vegetal. Foto: equipe Meio Ambiente Cardan 

Uma apostila ilustrada contendo todo o conteúdo abordado na oficina foi entregue a cada um dos participantes, que acompanharam atentamente toda a exposição teórica e participaram entusiasmados da aula prática, auxiliando na confeccção e decorando as lindas velas aromáticas resultantes do processo.


Ao fim da oficina resultados positivos: novos conhecimentos adquiridos e lindas velas aromáticas confeccionadas e decoradas pelos participantes. Foto: equipe Meio Ambiente Cardan



Ao fim da tarde, a equipe do trabalho de campo retornou ao pátio e participou de um DSS - Diálogo Semanal de Segurança que é uma das ferramentas utilizadas na área de gestão ambiental. Ela consiste em pequenos encontros com o objetivo de tratar de temas importantes correlacionados à segurança e também ao meio ambiente.
O momento foi ilustrado com a exposição que favoreceu tratamos sobre o tema principal do Dia do Meio Ambiente 2023, além de lembrarmos sobre a importância dos 5 Rs, da coleta seletiva, incluindo reflexões sobre práticas sustentáveis e consumo consciente.
DSS realizado com sucesso e grande interesse por parte da equipe de trabalho. Além de um diálogo sobre temas ambientais de grande importância eles também participaram de uma visita monitorada à ecoexposição.
Finalizamos as atividades com avaliações muito positivas por parte da equipe contratante e também dos muitos participantes que individualmente declararam espontaneamente sua satisfação.

Colaboradores manifestando satisfação com as
 atividades realizadas. Foto: Meio Ambiente Cardan
Agradecemos à Cardam Engenharia e Construção pela confiança depositada em nosso trabalho, à equipe de coordenação e logística pelo apoio e excelente desempenho de suas atividades e aos funcionários pelo entusiasmo demonstrado em suas participações nas atividades.

Vejam no vídeo a seguir, momentos desse Dia Mundial do Meio Ambiente. 

Gravação e edição realizadas pelo Auxiliar de Segurança e colaborador do evento, Rodrigo Paiva.

Um comentário:

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...