15 de maio de 2022

Criação de velas aromáticas com reutilização de óleo vegetal foi a atividade prática do 3º módulo do Curso de Eco artesanato realizado em Belo Vale.

Confecção de velas artesanais: uma ótima forma de reutilizar óleos vegetais
 
Quem lida diariamente com grande quantidade de óleo de cozinha muitas vezes tem dificuldades para descartá-lo. Estudos apontam que um litro de óleo pode poluir cerca de 10 mil litros de água, mas algumas estimativas dizem que a mesmo volume pode poluir até um milhão de litros de água (esta quantidade de água é aproximadamente o que uma pessoa consome em 14 anos). Mas como agir corretamente, diante dessa situação?   Este foi um dos principais pontos de abordagem e reflexão do Módulo III do Mini Curso de Eco artesanato que o Maria Reciclona está realizando no município mineiro de Belo Vale. A ação atende ao Projeto "Pensar Eco é Lógico" do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional.

Membros da Comunidade do Córrego dos Pintos participando de mais um módulo do Curso de Eco artesanato. Foto: Fundação CSN

A atividade aconteceu na tarde do dia 4 de maio, na comunidade  do Córrego dos Pintos e contou com a participação de mulheres e adolescentes residentes na localidade. Como uma das soluções para reuso dos óleos vegetais, residuais das práticas culinárias, apresentamos a opção de transformar o óleo vegetal usado, em velas aromatizadas e de longa duração

O conteúdo teórico contido na apostila do curso sendo apresentado pela analista de educação ambiental da Fundação CSN, Liliane do Carmo Azevedo. Foto: Equipe Fundação CSN

Como sempre, nossa atividade iniciou com a parte teórica que está descrita na apostila elaborada especialmente para o curso, trazendo muitas informações e reflexões importantes que incluíram a necessidade de preservar os recursos hídricos de qualquer forma de poluição, incluindo o descarte de óleos e seus derivados.

A água é o bem mais precioso que temos, porém está se tornando um recurso finito para o mundo. Por isso pensar em todas as formas de preservar este recurso natural é uma das nossas missões. Toda forma de evitar o desperdício e a poluição dos recursos hídricos deve ser considerada e adotada em nosso dia-a-dia. Nesse sentido, o descarte correto de óleos vegetais (soja, milho, girassol , etc.) é uma das muitas ações que devemos adotar. 
O óleo de cozinha jogado diretamente na pia pode prejudicar o meio ambiente.
Uma linda vela confeccionada com reuso de óleo vegetal
em suporte criado com lata de alumínio
 

NA REDE COLETORA DE ESGOTO: por ser menos denso que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre a mesma, o que provoca a retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem quando colocados nas redes coletoras de esgoto. Se o produto for para as redes de esgoto encarece o tratamento dos resíduos em até 45%.

QUANDO LANÇADO NO SOLO, no caso do óleo que vai para os lixões ou aquele que vem junto com a água dos rios e se acumula em suas margens, este impermeabiliza o solo, impedindo que a água se infiltre, o que contribui para que ocorram as enchentes.

NOS ARROIOS E RIOS: a película formada pelo óleo de cozinha dificulta a troca de gases entre a água e a atmosfera, causando a morte de peixes e outros seres vivos que necessitam de oxigênio.

NA ATMOSFERA: a decomposição do óleo de cozinha emite gás metano na atmosfera. O Metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa que contribui para o aquecimento da Terra, pois o óleo de cozinha que muitas vezes vai para o ralo da pia acaba chegando aos oceanos pelas redes de esgoto. Em contato com a água do mar, esse resíduo líquido passa por reações químicas que resultam em emissão de metano. Assim, no mar, acaba ocorrendo a decomposição e a geração do metano, através de uma reação anaeróbica (sem ar) de bactérias.

A solução para este problema é a reciclagem do óleo vegetal. E existem várias maneiras de reaproveitar esse produto sem dar prejuízos ao meio ambiente. O óleo pode ser transformado em vários produtos industrializados tais como: ração animal, fertilizantes, graxa, biodiesel, sabão, detergente, etc. E de forma artesanal, podemos transforma-lo em lindas velas para iluminação e decoração de ambientes, como fizemos durante nossa última aula. Vejam abaixo alguns momentos desse processo:

Momentos de aprendizado na aula prática - Fotos: Equipe Fundação CSN

O resultado final foi excelente e as alunas amaram o processo de aprendizado e as velas confeccionadas por elas.

Nesta semana, teremos mais um módulo do curso e outros materiais recicláveis serão a base do aprendizado sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Aguardem.

Com sucesso e satisfação concluímos mais uma aula cheia de aprendizados e muito engajamento por parte de todas as participantes. Foto: Equipe Fundação CSN
.

Um comentário:

  1. UAU, que projeto incrível! Adorei as velas aromáticas e achei os recipientes feitos de latinha muito lindinhos. <3

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...