15 de outubro de 2020

Celebrando o Dia do Educador Ambiental com todos aqueles que se unem a mim nesta missão.

 15 de Outubro Dia do Educador Ambiental 



A Política Nacional de Educação Ambiental (Lei Federal 9.795/1999) já alcançou a maioridade e desde sua promulgação se define como o conjunto de meios pelos quais o indivíduo e a coletividade constroem competências, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores sociais voltados à preservação e à sustentabilidade. Como norma estabelece que esses princípios são componentes essenciais e permanentes do ensino no País e que todos têm direito aos conhecimentos relativos ao tema.

A PNEA deixa muito claro o dever do Estado de prover tal processo educativo no sistema público, bem como nas políticas do ensino, incluindo as escolas particulares. Mas, a questão é tão relevante que deve merecer atenção e aderência de toda a sociedade, como exercício da responsabilidade cidadã  nos meios formais e informais.
Assim sendo, avaliando a extensão desta premissa, acabamos por compreender que todos somos potenciais educadores ambientais. Porém, para efeito de celebração sazonal, nada mais lógico de que o Dia do Educador Ambiental seja comemorado no mesmo Dia do Professor, 15 de outubro. Ou seja, todo mestre é um formador de consciências ecológicas, cada vez mais relevantes e necessárias.

Nesta data tão simbólica, eu celebro minha condição de educadora ambiental e abraço a todos que se unem a mim nesta missão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...