25 de setembro de 2019

Núcleo Maria Reciclona atendendo ao "Programa Jovens Cientistas", da Nexa Resource.

Na visita técnica à Comarp Pampulha, recepcionados pela cooperada, Cleide Vieira

A execução de atividades de educação ambiental que atendem, de forma personalizada, às demandas de instituições atuantes em diferentes segmentos, tem sido um grande diferencial dos serviços prestados pelo Maria Reciclona - Núcleo de ações para a sustentabilidade.
Entre os serviços realizados neste segundo semestre, destacamos aqui as várias atividades atendo ao Programa de Educação Ambiental (PEA) da Nexa Recursos Minerais - Três Marias. 
Especificamente, atuamos junto ao Projeto "Jovens Cientistas", grupo formado por filhos de funcionários e de empresas parceiras,  com idade entre 12 e 16 anos. Uma iniciativa que, há 13 anos, visa incentivar boas práticas em relação ao meio ambiente.

Esteira de triagem de resíduos, na Comarp.
Iniciamos nossas atividades com os jovens monitores no Dia do Meio Ambiente (5 de junho), realizando uma visita técnica à Comarp Pampulha - Cooperativa de trabalhadores com materiais Recicláveis. Dentro do projeto, esse grupo atua especificamente na abordagem e pesquisa sobre resíduos. 

Durante a atividade, pudemos realizar abordagens sobre coleta seletiva urbana na capital,  volume e recebimento dos resíduos recicláveis no galpão, triagem  manual nas esteiras, enfardamento e comercialização dos diferentes tipos de materiais, além da forma cooperada de trabalho desenvolvida pelos trabalhadores da Comarp.

Dessa forma, a vivência naquele espaço permitiu ampliar a percepção acerca da cadeia de reciclagem e suas várias perspectivas no âmbito ambiental, econômico e social. 


Em visita à Comarp Pampulha, recepcionados pela cooperada Cleide Veira e demais trabalhadores.
Dentro do espaço "Veste e Reverte", bazar em funcionamento dentro da cooperativa e onde são  comercializadas peças de vestuário e acessórios de segunda mão customizados,  a temática consumo consciente foi abordada. Também ali, o impacto ambiental ocasionado pela grande volume de resíduos produzidos pela indústria da moda pode ser avaliado.

Bastante e positivamente impactados, o grupo seguiu para uma atividade acadêmica no Campus do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.  Naquele dia, agendamos uma participação dos monitores nas atividades da I Semana do Meio Ambiente do CEFET MG, evento coordenado pelo Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária daquela instituição.

Monitores do Programa Jovens Cientistas.
O grupo, acompanhado de sua coordenadora Mabel Barbosa, participou da oficina de reutilização de resíduos, da palestra "Meio Ambiente e Cidades: a ocorrência de inundações", além de realizar um tour pelas dependências da instituição incluindo biblioteca, espaços de aula e convivência, além de laboratórios.
Os jovens monitores, que ainda não iniciaram formação de nível superior,  puderam saciar curiosidades e ampliar suas informações sobre diferentes opções de cursos e carreiras profissionais, entrevistando professores, acadêmicos e monitores da instituição visitada.

Monitores do Programa Jovens Cientistas em visita ao CEFET , acompanhados pelo Maria Reciclona 

Desta forma, iniciamos nossas atividades com o Projeto Jovens Cientistas Nexa Três Marias, levando sensibilização e conhecimento a este grupo em formação ecocidadã. Nosso trabalho foi ampliado com outras encontros e novas atividades que igualmente foram enriquecedoras e extremamente produtivas.

3 comentários:

  1. Que delicia, vocês espalhando conhecimento e semeando conscientização.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Que delicia ver vocês espalhando conhecimento e semeando conscientização.
    Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tô aqui lendo e pensando como "tia velha": "nossa como ela cresceu"..... saber que partilhamos de mesma ideia sobre os rumos do planeta e ver que você está fazendo a diferença na sociedade me dá muito orgulho.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...