18 de fevereiro de 2018

A CARTA DA TERRA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO.

Projeto Ecocebrac BH adota a visão integradora e holística  da Carta da Terra como matriz pedagógica e utiliza jogo de tabuleiro para ações multidisciplinares.


Jogo Carta da Terra foi adotado como elemento para as ações interdisciplinares

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global baseada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que, nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações." ¹

Esta é a grande proposta da CARTA DA TERRA, documento gestado durante a Rio 92 por organizações Não Governamentais e Governos e que, apoiado por diferentes instâncias, ganhou proporções maiores e seguiu como desafio de se tornar um documento com visão integradora e holística, ratificado no ano de 2000.
A Carta da Terra, segundo Leonardo Boff², considera a pobreza, a degradação ambiental, a injustiça social, os conflitos étnicos, a paz, a democracia, a ética e a crise espiritual como problemas interdependentes que demandam soluções includentes. Ela representa um grito de urgência face as ameaças que pesam, sobre a biosfera e o projeto planetário humano. Significa também um libelo em favor da esperança de um futuro comum da Terra e Humanidade.” 

A CARTA DA TERRA COMO MATRIZ PEDAGÓGICA

A equipe de educadores e convidados durante a exposição do cocriador do jogo.
Pensar todos estas questões e as formas didáticas de discuti-las de forma ampla e aplicada  às três etapas do projeto EcoCebrac 2018, foi o desafio pedagógico lançado na última sexta-feira (16) no Cebrac unidade BH, para a qual prestamos consultoria.

Cláudio Casaccia atuando como tutor .
Na ocasião, nos reunimos com a gestora Carolina Crema, a coordenadora pedagógica Rosângela Lacerda e os 7 educadores da unidade para a realização do wokshop "Jogo Carta da Terra" promovido pelo arquiteto e cocriador do jogo, Cláudio Casaccia que conduziu, com extrema competência, a atividade. 

O jogo que estimula os participantes a compartilharem suas experiências pessoais, a protagonizar ações socioambientais, desfrutar de uma atmosfera cooperativa e viver momentos de alegria e aprendizado, será o norteador de todas as ações do Ecocebrac neste ano, na unidade Belo Horizonte. 

O workshop iniciou com uma apresentação pormenorizada dos amplos objetivos que se podem ser alcançados através da ludicidade implícita no jogo. Na sequência, uma rodada com mediação de Casacci, proporcionou aos participantes conhecer melhor as regras e a dinâmica do jogo, além do conteúdo do importante documento "Carta da Terra". 
Também foram discutidas as estratégias de como utilizar a atividade em sala de aula, entre outros espaços, e ainda como os instrutores podem agir como multiplicadores dos conhecimentos compartilhados e vivências propostas por este belíssimo jogo de tabuleiro.


Desafio lançado para uma equipe super motivada e pronta para fazer valer sua missão em 2018.

Através do Maria Reciclona - Núcleo de ações para a sustentabilidade esta atividade pode ser contratada e levada para outros ambientes educacionais e corporativos.

¹ fonte MMA
²Leonardo Boff Teólogo e Presidente de Honra do CDDH DOCUMENTOS DA CARTA DA TERRA

6 comentários:

  1. Sem dúvida um belo instrumento para aulas e aprendizados importantes! Linda semana! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cláudio pelo excelente jogo e para essa equipe que, com certeza está ganhando muito ao incorporar esse jogo ao seu trabalho, e ao divulgá-lo a outros ambientes.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cláudio, pelo belo e especial jogo, e a essa grupo d3 pessoas, por abraçarem a idéia e poderem ser disseminadores da ideia brilhante que esse jogo propõe a outros ambientes.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Que interessante!
    Muito bacana verem pessoas preocupadas com o planeta!
    Bjus
    Estael

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, colega Reciclona!
    Que jogo interessante e reflexivo. Gostei muito.
    Ei, moça! Tô meio sumida, né? Mas o motivo é bacana, você vai ver. ;)
    Tem postagem nova em "GAM Dolls (2)" também. Passe por lá para conferir.
    Ficarei feliz com sua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Te espero por lá, tá?
    Uma linda nova semana pra você. Abração! :)

    ResponderExcluir
  6. me parece estupendo este juego pedagojico estamos dejando el planeta destruido y debemos solidarizarnos los unos con los otros para un proyecto de futuro,una idea magnifica para enseñar desde jovenes a respetarnos y a respetar lo que nos rodea, me encanta que sigas intentando que cambiemos con tus propuestas, encantada de saludarte, besssssssss

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...