13 de maio de 2017

Como construi minha composteira/minhocário caseira.


Nesta semana conclui um projeto muito desejado por mim. Construí minha composteira/minhocário.

Ter uma composteira doméstica é um ótimo jeito de de mudar a relação com o lixo que geramos e, assim, reduzir a quantidade de lixo orgânico que destinaríamos para os aterros sanitários, provocando contaminação do solo e dos lençóis freáticos e a emissão de gases poluentes na atmosfera.
A composteira doméstica decompõe os alimentos por meio da ação de micro-organismos e, com a ajuda de minhocas, transformam os restos de frutas, legumes e verduras em um rico adubo, tanto líquido, como sólido. A compostagem com minhocas é também conhecida como vermicompostagem.
Para começar meu projeto, contei com a colaboração generosa de Dona Olga, minha amiga de mutirões de plantio. Foi ela quem me doou alguns exemplares de minhocas californianas, as mais indicadas para compostagem.

Para que você acompanhe o processo e possa se animar também a construir uma composteira econômica e funcional, preparei um passo a passo ilustrado. 

Para este projeto você irá precisar de:
- 3 baldes plásticos com tampa e a capacidade de 15 litros .
- Furadeira e uma broca 3 mm
- Estilete
- Minhocas

Utilizei 3 baldes vazios de margarina, comprados em uma padaria por um precinho bem módico.

Comecei lavando bem com água morna e sabão o interior dos baldes para retirar os resíduos gordurosos da margarina, que são prejudiciais a todo o processo de compostagem.

Na sequência, com auxílio de uma furadeira, procedi furos com broca de 3mm:

- nos fundos de 2 baldes,
- nas laterais superiores dos três baldes, para que o oxigênio penetre na caixa,
- em uma das tampas (a que ficará no topo da composteira).

Você também deverá retirar, com auxilio de um estilete,  o centro das outras duas tampas para que as minhocas possam subir e descer livremente pela composteira. 

Deixe apenas a borda das tampas para que o balde superior fique suspenso,

Você pode optar por instalar uma torneirinha no ultimo balde para escoamento do chorume que se depositará ali, ao longo do processo de compostagem. Mas eu não vi grande necessidade da torneira, já que posso ir retirando o chorume aos poucos com um  copinho. Lembro ainda que o chorume é um excelente adubo natural e como me foi ensinado pela querida Dona Olga, deve ser dissolvido em água na proporção de 1 poção para 9 de água, antes de aplicado na rega dos vasos.
Para concluir o projeto de montagem, tratei de promover uma limpeza externa nos baldes. Com auxílio de uma esponja de aço, água , sabão e força nos muques, retirei toda tinta de impressão que cobria os baldes. 
Eles ficaram branquinhos e prontos para receber uma decoração floral, e me lembrar que em breve o que se formará alí, será um belo insumo para fazer florescer tantos vasos.
Veja como ficou lindinha minha composteira/ minhocário.



Já iniciei o processo de compostagem. Para tanto separei cascas de frutas e legumes, folhas secas e as minhocas que foram depositadas no primeiro balde.


Sigo com o processo, levando em conta algumas pequenas regras que aprendi com a Dona Olga e com o auxílio de um manual que disponibilizo para você também. É só clicar na imagem abaixo.


Eu estou amando este meu novo projeto. Espero que tenham gostado também. 

Agradecendo pelos milagres que a natureza nos proporciona através de sua capacidade transformadora e à querida Dona Olga, 
este post participa da blogagem coletiva #52 semanas de gratidão.

12 comentários:

  1. Puxa, sempre competente e bem ativa! Gosto de ver! Feliz domingpo das mães! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Parabens e Sucesso
    O Meio Ambiente agradece.

    ResponderExcluir
  3. Ai meu Deus... posso confessar?
    Tenho medo de minhoca.
    Não ria, é sério. Medo. Muito. Eu sei, é irracional. Mas eu tenho rsrsrsrs
    Mas sua composteira é incrível, muito engenhosa!
    beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine ! farei a minha sem minhocas mesmo

      Excluir
  4. Maria Reciclona... amei o projeto, parabéns! Vou compartilhar com minha mãe que adora plantas... acho que ela vai se interessar muito... abraços...

    ResponderExcluir
  5. Amei sua linda composteira, a minha que não foi feita com toda essa tecnologia, se decompôs, na realidade eu apenas tinha criado aqui uma "caixa de descarte" onde eu jogo as cascas e revolvo a terra. Mas em breve quero fazer uma dessas, já salvei essa pagina nos meus favoritos para pesquisa futura.
    Gratidão por partilhar
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, colega Reciclona!
    Que demais, menina! Terá um composto e tanto pra por na horta. Adorei a decoração das latas também. :)
    Ei, moça!
    Sei que há tempos não apareço por aqui mas em minha mais nova postagem, estou explicando o motivo.
    Dê uma passadinha lá em "GAM Dolls (2)" e confira!
    Ficarei feliz com sua visitinha e comentário, sempre tão gentis.
    Tenha uma linda terça.
    Abração pra você! :)

    ResponderExcluir
  7. Achei seu blog pq estou pesquisando para montar a minha composteira. A sua ficou linda! Este fds começo a minha... vc sabe me dizer onde consigo minhocas em Belo Horizonte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erica. Envie um email para mariareciclona@gmail.com que lhe passarei o contato de uma minhocultora.

      Excluir
  8. Inicei com esses mesmos baldes, me tire umas dúvidas: Qunto tempo levará para decompor o primeiro balde? Posso abastecer o balde uma vez por semana ou todos os dias? Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Olá. Em baldes de 15 lts, em média, a decomposição em condições ideais pode levar até 90 dias. Mas considere que o tempo pode variar, considerando que o tipo de composto e a quantidade de minhocas irão interferir. Desejo sucesso no seu projeto.

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...