19 de março de 2017

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM AS BENÇÃOS DE SAINT PATRICK.


17 de março é data dedicada a São Patrício. E nesta sexta, os alunos do Curso de Inglês do Cebrac BH, onde ministro oficinas no projeto Ecocebrac, participaram de uma atividade muito especial. 


Nos períodos da manhã e tarde, muitos alunos se reuniram para conhecer um pouco mais sobre o "Saint Patrick`s Day", uma celebração típica dos países de língua inglesa.
Foi uma oportunidade para praticar a supraciclagem, enquanto conheciam mais sobre a cultura da língua à qual estão dedicando seus estudos.


Durante a atividade, reaproveitamos vários materiais recicláveis (rolos de papel, embalagens cartonadas, papeis de revista, entre outros) para confeccionar lindos álbuns contendo páginas e tags com um resumo em inglês da história de Saint Patrick.

Os alunos demonstraram grande criatividade e o  resultado ficou incrível.



Ontem, sábado, foi dia de festa na escola. Momento de expor os álbuns e realizar uma feira de produtos comestíveis produzidos pelos próprios alunos, com destinação da verba arrecada para o projeto de empreendedorismo social Ecocebrac. 

Uma atitude que. certamente. ganharia a bençãos de Saint Patrick.



Quem foi Patrício? 
Pouco se sabe da vida de Patrício, apesar de ser notório seu nascimento na Inglaterra Romana no século V, em uma rica família romano-bretã. Seu pai e avô foram diáconos na Igreja. Aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda como um escravo. Acredita-se que ele ficou em cativeiro em algum lugar na costa oeste da Irlanda, possivelmente no Condado de Mayo, mas o local exato é desconhecido. De acordo com sua confissão, Deus disse-lhe, em sonhos, para fugir de seu cativeiro para o litoral, onde ele iria embarcar em um navio e retornar a Bretanha. Ao voltar a Bretanha entrou para o mosteiro de Ésir, em Auxerre na Gália (atual França), sob orientação do santo bispo Germano.

Em 432, alegou ter recebido um chamado para regressar a Irlanda, porém como bispo, para a evangelização dos irlandeses. Depois de quase trinta anos de evangelização, ele faleceu no dia 17 de março de 461, e, de acordo com a tradição, foi enterrado em Downpatrick. Patrício perdurou como o santo principal do cristianismo irlandês e é bastante estimado pela Igreja Católica irlandesa e de todo o mundo.

Porque o trevo se tornou um símbolo de São Patrício ?
Dizem que São Patrício usou o trevo para explicar a Santíssima Trindade aos pagãos celtas, com isso, o uso de trevos de três folhas e similares estão intimamente ligados aos festejos. Na rebelião irlandesa de 1798, na esperança de propagar seus ideais políticos, soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março na esperança de chamar a atenção pública à rebelião. A expressão irlandesa "the wearing of the green" (Vestindo o verde), significa usar um trevo ou então outra peça de roupa que seja verde em referência aos soldados rebeldes.
Com o passar dos anos a cor verde e sua ligação com o dia de São Patrício aumentou. 


Agradecendo pelas bençãos de São Patrício e por todo empenho dos alunos nesta linda atividade, este post participa da blogagem coletiva #52 semanas de gratidão.

9 comentários:

  1. Uma bela comemoração essa e que as bênçãos cheguem ´pra todos...bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a todos os envolvidos. É a Educaçao Ambiental vivenciada e praticada em todas as formas e momentos do dia-a-dia. Fatima Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os envolvidos. É a Educaçao Ambiental vivenciada e praticada em todas as formas e momentos do dia-a-dia. Fatima Sampaio

    ResponderExcluir
  4. Projeto muito interessante esse!
    Gostei de saber um pouco sobre São Patricio.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. que bien os lo pasasteis! y que bonitos los álbumes.
    una entrada muy linda
    Bsos

    ResponderExcluir
  6. Que lindo o trabalho feito pelos alunos. Não conhecia a história. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Maria!
    Lindo o trabalho dos alunos!
    Esse tarde reciclagem é show!
    Bjooo linda. ..

    https://devaneiosdocotidianoo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Maria:
    Alunos estudando inglês com significado.
    bj

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, querida maria!
    São Patrício interceda por todos os que lutam por um mundo verde...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...