19 de fevereiro de 2017

DIVINA INSPIRAÇÃO PARA RECICLAGEM DE UMA CALOTA.


O Divino faz parte da cultura e tradições do estado de Minas Gerais, onde a Festa do Divino é realizada em diversas cidades, em diferentes datas, após os quarenta dias a contar do Domingo de Páscoa, período em que se comemora Pentecostes – a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos.

Este fato histórico religioso é narrado ao longo dos séculos e documentado na obra “Atos dos Apóstolos”, que faz referência ao encontro dos apóstolos com Maria no Cenáculo, ainda temerosos da perseguição política romana. Os apóstolos presenciam um clarão e percebem a descida de línguas de fogo sobre cada um em sinal de alerta. A partir deste momento, sentem vitalidade, coragem, inteligência e raciocínio lógico para saírem pelo mundo, entendendo e falando várias línguas e pregando a filosofia ensinada por Jesus Cristo.


As Festas do Divino realizadas no Brasil são oriundas de Portugal, onde foram iniciadas pela Rainha Santa Isabel, esposa do Rei-poeta D. Diniz, no início do século V. Tem-se notícia de que para angariar recursos visando a construção de uma capela em homenagem ao Divino, em Alenquer, Portugal, essa rainha teria organizado uma feira junto com a comunidade. Não é de se admirar a imediata aceitação da festa por outras aldeias até que ela viesse a ser legalizada pelo “Código Afonsino”, em Portugal. Assim, o Divino Espírito Santo tornou-se um dos protetores da Coroa Portuguesa.

No Brasil, os portugueses nobres continuaram a devoção ao Divino Espírito Santo. Havia, inclusive, uma lei que obrigava as Câmaras Municipais a ajudarem no financiamento da festa, apoiando a Irmandade, que era composta de homens brancos e ricos. Até hoje, os Irmãos do Divino elegem o representante do Imperador, que terá de manter a tradição.
Os festejos têm seu lado religioso erudito - novena, missas, ladainhas e procissões em louvor ao Divino Espírito Santo. A icnografia do Divino é representada por uma custódia dourada, normalmente esculpida em madeira revestida em folha de ouro, e no lugar da hóstia consagrada há uma pomba branca esculpida. A decoração da peça é rica e variada, dependendo da criatividade do artista. 

No interior de Minas Gerais é comum encontrar a imagem da pomba branca nas portas e nas janelas das casas. Ela é também uma fonte de inspiração para muitos artistas que utilizam as mais variadas técnicas para recriar o resplendor onde se destaca a pomba branca que representa o Divino Espírito Santo.

Nesta minha versão, utilizei uma calota de automóvel como base representativa do resplendor e a decorei com flores pintadas com a técnica Baurnmalerei (que se assemelha à pintura barroca mineira). Mais uma peça onde aplico esta linda técnica que venho buscando aprender de forma autodidata. 

Agradecendo por toda luz divina que a cada dia me impulsiona a novas inspirações, 
 este post participa da blogagem coletiva

17 comentários:

  1. Puxa, que maravilhoso reaproveitamento! Ficou DIVIVA!! Adorei,belíssima inspiração! Valeu muito! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, querida Maria!
    Está tão linda que me deu vontade de ter uma bem assim pra próxima festa! Que maravilha!
    Tão bom ter capricho ao reciclar!
    Vc é nota dez... tenho amigas artesãs e recicladoras e são super criativas... fico admirada... Que o Espírito lhe inspire!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  3. Que preciosidade, Maria! Amei a sua criatividade como um todo! Você é abençoada por Deus, minha linda! Parabéns!!!!
    Bjs e uma linda semana cheinha de artes por aí.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Que lindo! Nunca imaginei uma calota ser transformada dessa maneira! Com certeza sua inspiração é divina!
    Um beijo
    www.acasadaritablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. OI Mazza, ficou um verdadeiro resplendor. Lindo. Muito legal usar a reciclagem e reaproveitar os materiais descartados para fazer arte.

    Eu também estu na BC esta semana com o post Uma verdadeira festa
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pela visita.
    Adorei seu blog,ideias ótimas de reciclagem.Parabéns,estou te seguindo.
    Beijos,tenha uma semana rica de bençãos!

    ResponderExcluir
  7. Maria:
    Ficou belissímo o trabalho.
    Que Deus continue te abençoando com novas ideias.
    bj

    ResponderExcluir
  8. Lindo o seu trabalho, celebrando a magia de Pentecostes!

    beijosssss

    ResponderExcluir
  9. Olá Maria!
    Mais um trabalho lindo. É gratificante criar e produzir. Digo que além de ser uma excelente terapia, utilizamos materiais que com outros olhos poderiam ser lixo. Está divino o seu trabalho. Muito bem feito e o acabamento nota mil.
    Parabens!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi Maria!
    Sempre com textos brilhantes!
    Ficou muito lindo seu trabalho.
    Obrigada linda por suas lindas palavras lá no blog!
    Bjoooo no coração. ..

    ResponderExcluir
  11. Mazza,

    Simplesmente Divino!rs
    Ficou muito lindo. Gente, de onde você tira tantas ideias pra reciclar.
    Admiro demais o seu talente e trabalho.
    O Divino mais lindo que já vi. A pintura ficou perfeita.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Olá Maria! Menina que trabalho mais lindo, amo esta técnica! Seu texto é maravilhoso e rico, obrigada por dividir conosco seus dons! Que o Espírito Santo esteja sempre contigo. Paz e Bem! Nice

    ResponderExcluir
  13. Que lindo o seu trabalho! E quantas informações importantes e interessantes sobre a nossa cultura religiosa e artística. Vc já pensou em ensinar essa técnica para nós? Pessoalmente? Uma oficina? bjs

    ResponderExcluir
  14. Ficou muito linda a calota. Divina inspiração de verdade! Amei!

    ResponderExcluir
  15. Maria que lindo! Lindo! Lindo!
    Inspiração divina e um dom maravilhoso de fazer arte...
    Parabéns!
    Andréia

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...