19 de agosto de 2014

Mais oficinas de educação ambiental e reciclagem: confecção de velas com reaproveitamento de óleo vegetal.

Blog Maria Reciclona

Recentemente, ministrei várias oficinas de educação ambiental, onde informações sobre o descarte correto e técnicas para o reaproveitamento de óleo vegetal foram abordadas.
Este é um tema que deve ser considerado com muita seriedade, uma vez que é necessário nunca esquecer que apenas um litro de óleo, quando descartado diretamente na pia da cozinha ou sobre o solo, será responsável pela contaminação de 1 milhão de litros de água potável. 

Uma dessas oficinas que ofertei, junto ao meu grupo de trabalho, fez parte do meu TCC do curso de formação de Agente Ambiental, que realizei pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de BH. A oficina foi oferecida à comunidade do bairro Boa Vista. Realizada em 3 horas, a atividade incluiu palestra que abordou diversos aspectos  sobre o consumo, armazenamento e descarte correto e reciclagem industrial do óleo.  


Como parte da programação, os participantes também aprenderam como confeccionar velas reutilizando o óleo vegetal armazenado.

Maria Reciclona

Tivemos também a distribuição de material impresso informativo, kit para a confecção das velas, sorteio de aventais confeccionados com reaproveitamento de banners promocionais e entrega de certificado de participação. 


Outras oficinas seguiram compondo a agenda do Maria Reciclona - Núcleo de ações para a sustentabilidade. Algumas  foram ofertadas dentro do projeto ECOCEBRAC , onde sou instrutora.

Blog Maria Reciclona

Durante as oficinas EcoCebrac, os alunos da instituição também aprenderam muito sobre a temática e colocaram a mão na massa. Eles confeccionaram várias velas, reaproveitando o óleo coletado por eles. O resultado do trabalho foi  transferido diretamente para o Ecobazar. Assim, além da importância ecológica , esta ação ganhou também uma grande importância social, pois toda a verba arrecadada no ecobazar é destinada à compra de cadeiras de rodas que são doadas a instituições que acolhem pessoas com necessidades especiais. 

Maria Reciclona

Os alunos capricharam e utilizaram muitas latas de alumínio para confcção dos suportes, o que conferiu um aspecto colorido e ainda mais sustentável ao produto.


Blog Maria Reciclona

Assim seguimos com nossa agenda de oficinas.
Um abraço a todos.

15 comentários:

  1. Lindas, adorei o trabalho sem contar no enorme bem que ele faz, parabéns :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa adorei esta idéia...vou tentar achar explicações sobre como fazer essas velas ..pois ano q vem irei dar aulas de recicláveis em escola da rede publica e adorei esta técnica.

    ResponderExcluir
  3. Amei, e como faz pra aprender? Existem apostilas disto?

    ResponderExcluir
  4. Maria, está buenísimo!!!! te felicito.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela excelente iniciativa!!!
    beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha de reciclagem,parabéns amo muito tudo isso!!!Bjsss

    ResponderExcluir
  7. Parabens pela licao de cidadania e consciencia ambiental ! Lindos e ecologicamente corretos os trabalhos ! Bjs ! Desculpe pela ortografia sem acentos, e que meu computador ta desconfigurado e eu nao sei arrumar ...

    ResponderExcluir
  8. me ha encantado y me parece como siempre un buen sistema para reciclar, el mio es para jabon y nunca tiro nada ahora me gustaria hacer velas y aprovechar, magnifica idea, felicidades por estos cursos, besssssssssss

    ResponderExcluir
  9. Que máximo! Queria morar em BH, eu fazer com certeza. Na minha cidade não tem nem coleta de óleo. Parabéns!
    Passe lá no blog e confira a entrevista com Sandra Guadagnin, que faz um trabalho maravilhoso restaurando e transformando móveis de época.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Amo seus trabalhos Maria.Feliz dia amiga.Valéria.

    ResponderExcluir
  11. Que show, parabéns!! Como disse Paulo Freire, a educação não transforma o mundo, a educação transforma as pessoas e as pessoas transformam o mundo. Através da educação ambiental, conseguimos causar mudanças positivas nas pessoas, que passam a viver e trabalhar para um mundo sustentável.
    Ah, respondi seu comentário no meu blog! ;)
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Maravilhoso trabalho !
    a técnica de fazer velas, aliado ao sentido de reciclar o que seria descartado e que iria poluir a
    natureza, me encanta !
    parabéns por mais essa iniciativa!
    um grande abraço
    Zizi


    ResponderExcluir
  13. Que ideia bacana!! Parabéns por mais essa iniciativa!! ^^
    beijinhos!!

    ResponderExcluir
  14. Olá... Quanta bacana acontecendo por aqui! Amei os álbuns do post anterior e me apaixonei pelas velas, como faço para ter a receita da vela feita com óleo vegetal? Beijos

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...