18 de junho de 2014

Maria Reciclona e Ecocebrac juntos na FNE - Feira Nacional de Empreendedorismo 2014.


Mais uma vez tive a honra de ser convidada e participar da FNE - Feira Nacional de Empreendedorismo promovida anualmente pelo CEBRAC Belo Horizonte.
Mais do que preparar para as habilidades técnicas do aluno, o CEBRAC trabalha as competências pessoais e o impulso para negócios. Os alunos do curso Assistente Administrativo são preparados e orientados para serem empreendedores e a feira é uma oportunidade para que  possam colocar em prática as habilidades empreendedoras e o perfil proativo trabalhado durante as aulas.

Na FNE, os alunos apresentam ao público, o resultado da construção e gerenciamento de um projeto-empresa. Ao participarem do planejamento, da organização e da execução das tarefas e atividades, eles experimentam as principais ferramentas adotadas no contexto empresarial, além de desenvolver e trabalhar de forma prática o empreendedorismo, a sustentabilidade e a eco cidadania - pilares educacionais da instituição.



A feira ocorreu no sábado, 24 de maio e contou com a presença de várias empresas experimentais e muitos parceiros. Juntos ocupamos a Praça Afonso Arinos, na região central de BH, com muita informação, ações sociais e entretenimento. Foi um dia para celebrar a criatividade e competência dos alunos, orientadores e gestores da unidade BH. 



Durante o evento, o Núcleo Maria Reciclona ocupou um dos stands com uma mostra de ecoprodutos e uma exposição de fotos das diversas ações promovidas pelo ECOCEBRAC, projeto desenvolvido pela instituição e do qual agimos em parceria. 
O público se mostrou muito interessado nas várias possibilidades e sugestões apresentadas para reaproveitamento de resíduos. A garotada, particularmente, se mostrou muito entusiasmada com os brinquedos e instrumentos musicais.






Além do empreendedorismo, as empresas experimentais levaram a sério o quesito SUSTENTABILIDADE. Em cada stand, foi possível observar um detalhe que o evidenciava.


Em vários stands vimos banners com mensagens que focavam a sustentabilidade, reutilização de caixotes em stand de eco hortas, pufs com revestimento de jornal em stand de agência de turismo, entre muitos outros detalhes.










Entre os vários parceiros, reencontramos o Orbis Club Califórnia que expôs um modelo de aquecedor solar confeccionado com material reciclável. Este projeto voluntário é levado pelo grupo a muitas comunidades carentes do Estado. Na foto ao lado, vemos Paulo Laborne, um dos responsáveis pelo projeto.




Também estiveram, entre os muitos parceiros, a ONG Valorizar que desenvolve um belo trabalho de empreendedorismo social na região Nordeste de BH. Na foto, voluntários da ONG que ofereceram gratuitamente aos visitantes, serviços de barbearia, limpeza de pele e cabeleireiro.




A equipe vencedora recebeu seu troféu das mãos do gestor, Mauri Crema. A empresa irá representar a unidade BH na competição nacional, promovida pela franqueadora, em Londrina-Paraná. A equipe levará seu projeto campeão (mini hortas para apartamentos e pequenos espaços) e competirá com empresas de todo o país.
Desejamos à equipe,  muito sucesso.

6 comentários:

  1. muy interesante la idea , me encanta que se produzcan estas ferias para concienciar y me alegra que la disfrutaras , nosotros en la distancia te lo agradecemos por enseñarnosla, besssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga,faz tempo que não passava por aqui,quanta coisa aconteceu.Acho o seu trabalho maravilhoso e gostoso também.Quando me aposentar que não falta muito,pretendo ter uma parte do meu dia focada na sustentabilidade,vou te procurar para entender melhor como funciona.Bem vou dar uma navegada por aqui agora,rsrs.Beijo.Valéria.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amiga pela participação. A feira teve ter sido maravilhosa, que bela iniciativa.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito. Parabéns pela coragem de caminhar cada vez mais longe!

    ResponderExcluir
  5. É tão bom ver pessoas como a a Mazza tão empenhadas em fazer o melhor pelo planeta e incentivar a geração mais jovem a encarar o "lixo" por uma nova perspectiva. São estes passos que fazem toda a diferença!
    Parabéns por todo o trabalho e empenho

    ResponderExcluir
  6. Ma querida, que evento maravilhoso! E que linda e iluminada estás na foto!!!
    Eu amo seu trabalho e te admiro demais! Mereces tudo que conquistas!!!
    Te desejo muito mais sucesso!!!
    Beijossssssssssss
    Vero

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...