8 de maio de 2014

Visitando o Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte.

Em visita orientada, pude recentemente conhecer o jardim botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, um espaço muito especial para quem é amante e apreciadora da flora, como eu.


A FZB-BH espaço foi criado em 1991 e herdou uma história de mais de 30 anos, uma vez que passou a administrar, além do Jardim Zoológico, existente desde 1959, o Jardim Botânico que, naquele ano, foi transferido do bairro Betânia para a região da Pampulha. A FZB-BH também é composta pelo Parque Ecológico da Pampulha que foi inaugurado em 2004.
Terceira maior área verde pública de BH, a FZB-BH recebe, anualmente, cerca de 1 milhão de pessoas. Sua missão é “contribuir para a conservação da natureza realizando ações de educação, pesquisa e lazer, que sensibilizem as pessoas para o respeito à vida”. Para isso, mantém projetos educativos, científicos e culturais, contribuindo para a preservação da fauna e da flora, e para a formação do cidadão. 

A tarde de visita foi ampla de surpresas. Em cada novo espaço, um encatamento. Experiência que recomendo a todos que moram em BH ou que aqui estejam como visitantes.


Referência nas áreas de botânica aplicada e de fitossanitarismo, o Jardim Botânico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte é um espaço dedicado à conservação e exposição de coleções de plantas. Suas prioridades são ações e estudos voltados para a conservação da flora regional, com destaque para as espécies raras, endêmicas e ameaçadas de extinção. 
A área de visitação do Jardim Botânico - construída entre 1997 e 2001 - é composta por estufas e jardins temáticos, pergolados, praças, lagos, fonte e anfiteatro, galpão de compostagem, minhocário, sementeira, e estufas de produção de mudas.
No primeiro espaço pude observar aspectos da história da Terra e o tempo geológico, observando elementos das diversas eras e aprendendo sobre a evolução dos grupos vegetais.


São mais de 3.500 espécies expostas em todo o complexo, com destaque para as belezas dos Jardins de Folhagens, de Suculentas, de Bromélias, de Plantas Tóxicas e Medicinais, de Palmeiras, de Flores e Cores e Lago de Plantas Aquáticas. As quatro estufas implantadas – de Evolução, de Mata Atlântica, de Caatinga e de Campo Rupestre – também abrigam espécies que merecem ser admiradas.
Apreciem através das imagens a seguir, um pouquinho do que poderão ver por lá.


  



Até a próxima. Espero que tenham gostado.

5 comentários:

  1. se nota que estas al otro lado del mar aqui especies que has puesto no son conocidas y y conozco el de Lisboa tambien muy bonito pero de clima mediterraneo, gracias por esta visita guiada, bes y feliz finde

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, COLEGA RECICLONA!
    QUE SHOW DE IMAGENS, MOÇA. ADOREI, UAI!
    QUERIA QUE TIVESSEM UMAS COISAS BACANAS ASSIM POR AQUI. MINHA CIDADE NÃO TEM OPÇÕES, INFELIZMENTE... :(
    DÊ UMA PASSADINHA EM "GAM DOLLS (2)". A POSTAGEM DE HOJE ESTÁ EMOTIVA E MUITO ESPECIAL.
    TENHA UMA LINDA SEXTA E UM ÓTIMO FINAL DE SEMANA.
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ.

    ResponderExcluir
  3. Amei...cada planta tem sua beleza,gosto muito de cactustambém.
    Bela postagem!

    Bom fim de semana,ah...obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  4. Lindo Jardim esse! Adorei este passeio.

    Tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que lugar lindo. Realmente encantador. Deu vontade de ir também... Adorei a Mariazinha dentro da casa, ela é uma simpatia.
    No blog Art & Casa está acontecendo o novo mosaico da Mostra Arte em Foco com o tema: Reciclagem, passa lá para participar. Estou te esperando!

    http://www.studioartecasa.com.br/2014/05/mostra-arte-em-foco-reciclagem.html

    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...