11 de fevereiro de 2014

Como fazer uma mesa de PEBOLIM reutilizando caixa de papelão.



O Pebolim é um jogo que possui regras oficiais e torneios em todo o mundo. Uma mesa profissional permite executar jogadas de precisão com controle de bola ideal. Mas no nosso caso, tudo isso foi adaptado para dimensões e materiais nada oficiais... rsrsrsrs.
Aqui, ele se tornou uma brincadeira divertida, com mesa construída reutilizando materiais bem simples. 
Se você gostou e quer fazer a sua própria mesa,veja como:  

Você irá precisar de:



1 caixa de papelão no formato retangular (usei uma que veio com frutas)
Pregadores de roupas (menores que a altura da caixa)
Ponteiras da embalagem de detergente ( dispense o bico use a parte azul e a branca interna)
Palitos de bambu para churrasco
Bicos das embalagens de isotônicos
Papel ou tinta para cobrir as laterais da caixa
EVA ou tinta verde para o gramado
1 bolinha de gude ou de borracha 
Fita adesiva 

Como fazer:

1- Cubra com papel colorido ou pinte as laterais da caixa de papelão com a cor de sua preferência. Para o gramado, use um retângulo de EVA, pinte ou cole papel verde. Faça a marcação de campo usando tinta ou corretivo branco.

2- Com auxilio de um estilete, recorte nos lados menores da caixa, os semi-círculos onde serão os gols.

3- Meça e marque, nos dois lados maiores da caixa, os locais onde fará os furos por onde passarão os palitos de churrasco.
Atenção: esses furos devem ficar um pouco acima do centro para dar espaço para os Jogadores (pregadores de roupa) se movimentem no movimento de "chutar" a bola.

4- Após furar a caixa, encaixe as ponteiras das embalagens de detergente colocando a parte colorida por dentro e a parte branca por fora da caixa (lembre-se de cortar as pontinhas das duas partes para que o palito possa passar por elas). As partes devem se encaixar por pressão.

5- Use a fita adesiva e cubra toda a extensão dos palitos de churrasco ( isso faz com que eles deslizem melhor pela canaleta feita com as ponteiras das embalagem  de detergente)

6- Passe as varetas de churrasco por dentro das canaletas e finalmente encaixe os bicos das embalagens de isotônicos (eles servirão como manetes).

7- Finalmente prenda os pregadores de roupa nas varetas os posicionando como jogadores de Pebolim. Você pode decorá-los com cores de uniformes dos times de sua preferência. 


As regras para este jogo variam. Clique aqui e veja as regras simples.
Se quiser conhecer uma mesa oficial, clique aqui.


Agora é só  colocar a bola em campo e começar a brincadeira.
Eu lhe desejo muitos gooools!!!!!!


11 comentários:

  1. Adorei a ideia. Vou levá-la para minha escola. Com certeza as crianças irão adorar.

    ResponderExcluir
  2. linda ideia! amei, hoje mesmo meu marido chegou com uma caixa igual a essa em casa e eu fiquei pensando nossa da pra fazer alguma coisa com ela, então deixei em cima do armário, ai vem vc com esse post magnifico! como pensamento atrai oque queremos "cabeidecrê" rs! o dudu vai adorar bjusssss!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. muy bonito me encanta hacia tanto tiempo que no veia uno, desde pequeña que jugabamos a los billare este es una preciosida y todo reciclado, perfecto para regalar, gracias por compartir estas ideas estupendas, besssssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Ficou bem giro Maria!!!
    No meu cantinho estamos em festa de aniversário, com sorteio e novidades!!! Convido-te a dar lá um saltinho! Gostava muito de contar contigo no meu novo blogue...depois verás porquê!!!
    Beijinhos
    Maria




    ResponderExcluir
  5. Que ideia legal, Mazza! A molecada vai adorar! Você sempre de parabéns com as suas criações! Beijo, querida! Eunice Maria. efacilserfelizartesanais.blobspot.com

    ResponderExcluir
  6. Nossa. quanta coisa maravilhosa podemos fazer e ainda ajudar o planeta!
    Parabéns!
    Com carinho

    Fan Page Femme Digital
    Blog- Femme Digital- Mãe, Esposa, Mulher!

    ResponderExcluir
  7. Ótima ideia vou fazer um projeto para crianças com material reciclável e vai ser diversão na certa.Obrigado e parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Amo pebolim sempre quis ter uma mesa mas estavam mto caras as q eu queria essa ideia de reciclar vai ficar bm mais barato
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...