28 de janeiro de 2014

RAZÕES E FORMAS PARA PLANTAR UMA ÁRVORE (MESMO SEM ESPAÇO PRÓPRIO).



Nem todos nós somos providos de espaço físico próprio, que permita o plantio de mudas que venham se transformar em grandes e frondosas árvores. Mas isso não é motivo para que não plantemos uma ou mais ao longo de nossa vida. Ao contrário, as razões para isso são inúmeras:

A principal é sem dúvida, a produção de oxigênio. Enquanto os humanos inspiram oxigênio e expiram gás carbônico, árvores em equilíbrio inspiram gás carbônico e expiram oxigênio. Em um ano, uma árvore inala em média 12 kg de CO2 e exala oxigênio suficiente para uma família de quatro pessoas viver por um ano. 

A presença de árvores no meio da plantação ou alternadas com a lavoura pode melhorar a fertilidade do solo e aumentar sua umidade, além de reduzir a erosão. 
Isso porque, além do gás carbônico, muitas árvores absorvem nitrogênio, um nutriente essencial da terra. Esse processo de fixação de nitrogênio melhora a fertilidade do solo, sobretudo através das folhas cheias de nutrientes que caem no chão e fertilizam a terra. Assim é possível reduzir a necessidade de fertilizantes nitrogenados artificiais feitos com produtos derivados de petróleo. 

A existência de árvores em uma região preserva o abastecimento de água. As raízes reforçam o solo e as folhas dispersam as gotas de chuva, de forma que, nas áreas florestadas, a chuva é espalhada de modo homogêneo e suave, sem cair torrencialmente. A água penetra no solo chegando até aquíferos subterrâneos que abastecem córregos e rios, em vez de fazer os cursos de água transbordarem, levando o solo enfraquecido. Regiões desmatadas podem perder até 90% da água da chuva.

Chuvas intensas e tempestades podem desencadear deslizamentos de terra, se o solo ficar saturado. Árvores previnem a erosão costeira e deslizamentos. Onde não há qualquer cobertura arbórea, aumenta o risco de as chuvas torrenciais levarem embora o solo, fazendas e edifícios. Em zonas costeiras, a irrupção de tempestades varre as áreas desmatadas muito mais rapidamente, com um resultado devastador. 

Da mesma forma, árvores previnem a desertificação. As árvores estabilizam o solo e, nas zonas áridas do mundo, podem evitar que o vento leve embora a camada superior do solo com seus nutrientes, garantindo, assim, que a área não se transforme em um deserto ou crie correntes de poeira. As árvores também freiam os ventos e agem como uma barreira contra o avanço das dunas de areia. 

Plantar e manter matas diversificadas ajuda a preservar a grande variedade de espécies que compõem os ecossistemas e ainda garante outros itens, como água, solo bom e medicamentos para o futuro. As árvores atraem não apenas os insetos que polinizam as lavouras, mas também os pássaros que comem os insetos, além de outros animais que formam um ecossistema florestal. As florestas são as áreas de biodiversidade mais importantes em terra firme, abrigando até 90% da flora e fauna terrestres conhecidas. Perder biodiversidade significa perder a variedade genética que fornece proteção extra contra as doenças e pragas que afligem muitas lavouras e animais. Árvores também são responsáveis pelo fornecimento de alimentos, matéria prima para inúmeras atividades econômicas e diversos medicamentos. A aspirina, originalmente, provinha da casca de um salgueiro. O quinino, usado para tratar a malária, vem da casca das árvores de quina (Cinchona). Produtos medicinais tirados de árvores ajudam a tratar doenças, e quem sabe quais curas futuras poderão vir das florestas que você ajudou a reflorestar ou do quintal de sua casa?

Então... PLANTEMOS!



Você também pode fazer isso participando de programas de replantio promovidos por diversas empresas, grupos ambientalistas e organizações não governamentais de forma simples e gratuita.
Participando desses programas e ajudando na divulgação, Maria Reciclona já plantou algumas e pretende continuar espalhando por ai mudas que auxiliem na redução de sua pegada ecológica e na promoção de ações que auxiliem na restauração de ecossistemas.

NA SERRA DO GANDARELA - MINAS GERAIS.


Esta foi plantada através do programa promovido pela Floricultura Ikebana.. A campanha “Plante uma árvore na Serra do Gandarela (MG)” é colaborativa e, com o compartilhamento dos links, em sites ou blogs, mudas são plantadas em nome de cada blogueiro.A empresa concebeu a causa em novembro de 2012 e os plantios com mudas nativas no Pé da Serra do Gandarela (Rio Acima_MG) estão sendo  realizados desde janeiro de 2013.

NA REGIÃO DE APUCARANA , NO PARANÁ.

Através do programa Gesto Verde outra árvore foi plantada. Colocando o selo “O meu blog é neutro em CO2″ em seu blog, você colabora com a restauração da biodiversidade brasileira e neutralize a emissão de carbono do seu blog. 
Para cada blog que coloca o selo, uma árvore é plantada em parceira com o Programa Plante Árvore do Instituto Brasileiro de Florestas (IBF). O objetivo do Guiato é restaurar áreas desmatadas através do plantio de mudas nativas na região de Apucarana, no Paraná. Além disso, a Gesto Verde faz parte de uma rede internacional de iniciativas baseadas no mesmo model, as quais já plantaram mais de 3 mil árvores na Europa.

Também com o programa Adesivo Verde  você pode ajudar a reflorestar esta região do Brasil. Através deste selo, eu também já dei minha contribuição com mais uma árvore plantada.

Assim, de muda em muda, vamos tentando alterar para melhor, a paisagem deste nosso planeta.
Como já foi dito: MUDA QUE TUDO MUDA! Mãos à obra, pessoal.








5 comentários:

  1. Oi Mazza, adorei o post! Aqui no sítio eu encontro uma certa dificuldade em plantas árvores ao redor de casa pois o terreno é aterro e muito ruim, mesmo assim não desisto, preparo a terra um tempão antes de plantar algo e finalmente estou conseguindo ver algumas árvores crescendo... até um pé de manga está nascendo!!!! Beijoca flor

    ResponderExcluir
  2. BELO TRABALHO ! VOU PLANTAR FINAL DE SEMANA .BJSS

    VOUTANDOASERMENINA.BLOGSPOT.COM.BR

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse teu post Reciclona, até senti o perfume dos pinheiros, é tão bom olhar a natureza e receber tanto dela. Sim, é uma boa iniciativa, vou estar mais atenta, e um dia destes planto a minha árvore. :))) Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Maravilhosa atitude, parabéns a todos da equipe. Um grande abraço.

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...