12 de outubro de 2013

COISAS DE INFÂNCIA: PAKU PAKU. SABE O QUE É ISSO?

Sim, não, talvez.
Naquele tempo, nós brincávamos de adivinhação, com uma dobradura que era capaz de prever o futuro e desvendar enigmas... 
A esse brinquedo chamávamos "Céu e Inferno", mas descobri que no Brasil ganhou outros nomes como "Mata Piolho", "Quatro Pirâmides" e "Garra do Dragão".


Originalmente o "Paku Paku" é um tradicional brinquedo de papel japonês, feito a partir de dobraduras como o barquinho, o aviãozinho e outros com os quais brincamos tanto em nossa infância.


Escrevíamos defeitos e qualidades, respostas negativas e positivas embaixo das dobras do papel e em cima pintávamos cada casa de uma cor.
Iniciávamos a brincadeira formulando uma pergunta à qual desejávamos uma resposta do PakuPaku. Após escolhermos um algarismo, fazíamos esse mesmo número de movimentos alternados com os dedos, para que assim uma das faces fosse selecionada. Na sequência, escolhíamos uma das casas coloridas e  líamos a palavra oculta sob a dobra. Estava então revelada a "resposta" à pergunta previamente formulada.

Veja o vídeo:


Lendo um texto no Origami Club descobri que traduzido do Japonês, "Paku Paku" é uma onomatopédia muito usada em histórias infantis japonesas para demonstrar o barulho do abrir e fechar da boca, durante a alimentação. E que entre as crianças japonesas existe a possibilidade de colocar duas expressões: alegria e tristeza e ainda, formar palavras usando dois ideogramas (como explicado no livro: Fun With Paper- Tradicional Origami II, 1984 Masuro Tsujimura a exemplo de inu (cachorro) e nekô (gato) o que remete ao jogo alternado dos dedos que lembra uma perseguição de cão e gato.

O "Paku Paku" pode ser simples mas pela sua longa história, e pela grande possibidade de brincadeiras, esta aqui como uma doce recordação da minha infância , comemorando o "Dia das Crianças".

PS: você pode estar se perguntando: "se originalmente este brinquedo é feito em papel, porque está aqui com tecido engomado"?
Porque desde criança eu sou teimosa... E aceitando um desafio proposto pelo Grupo de Reciclagem Made in Brasil para criarmos um objeto alusivo ao dia das crianças, utilizando retalhos de tecido, eu criei este PakuPaku . E não é que deu certo?
Faça o seu também:
Clique para ampliar

16 comentários:

  1. Muito legal......bom tempos.....:)
    ótimo feriado pra Ti!

    ResponderExcluir
  2. Engraçado, não conhecia por esses nomes e já nem me lembro por que nome o chamava mas brinquei bastante com isso na minha infância...
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
  3. Viva, aqui por Portugal as crianças chamam-lhe "Quantos Queres"!
    :)

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. BOA TARDE, COLEGA RECICLONA!
    MENINA... BRINQUEI TANTO DISSO, FIZ TANTOS... AINDA SEI MONTAR O BRINQUEDO MAS NEM FAZIA CONTA QUE O NOME ERA ESSE. VIVENDO E APRENDENDO! ;)
    DÊ UMA PASSADINHA EM "GAM DOLLS (2)" PARA CONFERIR MINHA NOVA POSTAGEM. ESTÁ SUPER LEGAL.
    TENHA UM LINDO RESTINHO DE "DIA DAS CRIANÇAS".
    ABRAÇÃO PRA VOCÊ! :)

    ResponderExcluir
  5. Nossa, relembrando aqui !!!

    Quantas vezes brinquei de Paku-Paku, não com esse nome, rssrs e nem tão chique né ??

    Adorei relembrar e o capricho com que vc fez !!
    Parabéns !!

    Bjus 1000 querida e um ótimo finde prá ti

    ResponderExcluir
  6. Olá Maria! Muito brinquei com este brinquedo quando criança e meus filhos também,só que era de papel.Feliz dia das crianças bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Mazza, eu brinquei muito com essa dobradura e as minhas filhas também adoram essa brincadeira, mas eu não sabia a origem do nome. Adorei ficar sabendomaqui.
    Beijos
    Chris
    Http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Quanto tempo que eu não via isso! Não sabia o nome, mas era muito legal de brincar. Acho que minhas filhas pequenas não conhecem. Vou mostrar a elas. Obrigada pela doce e linda lembrança da infância.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  9. uff cuantos recuerdos! te ha quedado muy bonito
    Bsos

    ResponderExcluir
  10. si un juego internacional para saber muchas cosas, me quiere no me quiere, cuanto tiempo gracias por recordarnoslo, feliz semana,bessss

    ResponderExcluir
  11. Quantas respostas já obtive com essa dobradura. Legal conhecer mais sobre a historia dela. O seu ficou lindo! Bjão

    ResponderExcluir
  12. Oi amada!!! Nossa, voltei feliz ao passado agora, amava brincar com isso, hoje faço pra minha filha rsrsrs Beijoquinha e linda semana pra vc!

    ResponderExcluir
  13. Na verdade eu não conhecia, mas já estou pensando aqui em aproveitar também para outros fins, não sei o que direito.
    Bacana!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Oi Mazza que legal, lembrei do brinquedo, mas não lembro o nome que usávamos aqui..rsrs
    Que capricho , legal fazer um vídeo meu filho viu e adorou!

    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  15. Adoreeeeei! Brinquei muito disso - e nem imaginava essa história da origem. Fazê-lo com tecido, então, amei!!! Abs.

    ResponderExcluir
  16. Aqui no Porto em Portugal chamávamos de “coca”, isto no fim dos anos 80 e início dos 90 quando eu andava na escola primária. Não conhecia o nome original, obrigada por partilhar a história deste brinquedo, adoro aprender sobre a origem das coisas ❤️😁

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...