17 de setembro de 2013

CHITA: CORES PRA QUE TE QUERO!!!!

É raro encontrar uma artesã que não nutre certa simpatia pela Chita, esse tecido de algodão tão popular, e que a cada dia vem ganhando mais e mais espaço em nossas artes. Mesmo aquelas que como eu, não é habilidosa com agulhas, ainda assim se curvam às suas várias utilidades e efeito decorativo.
Estive olhando por aqui e percebi o quanto ela, em suas coloridas versões, me tem sido muito útil...




Aqui, recobrindo uma embalagem de linhas, a Chita a transformou em uma simpática caixa de presente. 













Um mini retalho sobre uma tampa de garrafa de suco ganhou ares de utilidade: um agulheiro colorido.














Aplicada sobre uma lata de achocolatado, a estampa com hibiscos alegrou esse agora útil porta rolo de papel.
(Já mostrei como fazer aqui)










Auxiliando no reaproveitamento de diversas embalagens de papelão, a Chita foi bem funcional na decoração de conjuntos para a mesa de estudos.




Arriscando na customização de uma bolsa, apliquei o tecido com capricho. A antiga e sisuda bolsa marrom agora está mais colorida.












Aqui, ela foi parar na moldura deste  Divino reciclado.


E entre outros muitos objetos que posso visualizar por aqui, mostro esse meu organizador de carregadores e cabos que além de uma utilidade sem fim ainda decora um cantinho com toda a alegria dessa estampa que eu amo.









E AGORA , UM POUCO DE HISTÓRIA...

A Chita é um tecido de algodão com estampas de cores primárias e secundárias, geralmente florais, que cobrem totalmente a trama,  em tons vivos, grafite delineando os desenhos, e a predominância de uma cor.
As cores intensas servem, não só para embelezar o tecido, mas também para disfarçar suas irregularidades, como eventuais aberturas e imperfeições. Sua estamparia é feita sobre o tecido conhecido como morim. 
O nome chita vem do sânscrito chintz e surgiu na Índia medieval e conquistou europeus, antes de se popularizar no Brasil. 
A chita veio para o Brasil com os europeus a partir de 1800. O tecido originário da Índia passou por várias melhorias até chegar ao que temos hoje. Após um
longo processo burocrático, cultural e financeiro, a chita passou a ser produzida também no Brasil. A produção do tecido no país o barateou, e muito, tornando populares as peças confeccionadas com o material, transformando-o, assim, em um dos ícones da identidade nacional. Atualmente é mais usado em festas populares, como a festa junina, mas vem sendo valorizado também na decoração, principalmente como referência estética. De tempos em tempos, ganha espaço em passarelas, galerias de arte, vitrines e palcos, quando estilistas, artistas plásticos, designers e outros criadores redescobrem estas estampas e as incorporam a suas produções. 
E porque também eu não a usaria?

13 comentários:

  1. Lindos os trabalhos feitos com chita !. Tudo muito colorido e alegre.

    ResponderExcluir
  2. Realmente a chita alegra qualquer ambiente. E das maneiras que vc usou e mostrou, fica fácil pensar em como usar.
    Parabéns. Sempre vemos boas idéias aqui.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosos esses trabalhos com chita. Cada coisa mais linda que a outra. Amo reciclagem, por isso amo tudo que fazem. Bjos.

    ResponderExcluir
  4. amoooo chita. Tenho uma parede na sala coberta com ela. rsrsrs
    Adorei seu post.
    Beijooo da Ju

    ResponderExcluir
  5. hola! buenisimos trabajos! el bolso tan colorido queda divino! y gcias por la historia de ese género, la verdad que no lo conocía! besos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da história! É muito bom conhecer a origem dos materiais. As peças ficaram lindas com o colorido e alegria da chita. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Mazza, realmente a estampa dá um bonito visual aos trabalhos. Por aqui este tecido é muito utilizado nas roupas das Folias de Reis.
    Abraços, saúde, criatividade e paz interior.

    ResponderExcluir
  8. Lindas ideias com chita!!! Você sempre de parabéns com seus trabalhos! Você meu deu a ideia de aplicação da chita em bijus que fica lindo para o verão. Beijo grande, Eunice Maria.
    efacilserfelilz.artesanais@gmail.com
    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Mazza amo chita e uso aqui no meu ateliê para encapar caixas de sapato para organização em geral. mas confesso que logo vou usá-la na decor aqui de casa de alguns cantinhos. Adoro o colorido dela. Muito legal citar a história. Amei os trabalhos, estão lindos e no capricho como sempre.
    bjss
    Paty

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelas artes e pela iniciativa em contar a história da chita,eu a uso bastante em minhas reciclagens,sou fascinada pelas cores vibrantes e alegres que geralmente compõe as estampas!

    ResponderExcluir
  11. Ah amiga como é lindo este tecido chita eu tb amo trabalhar com ele parabéns vc é D+
    Bjs da Ro.

    ResponderExcluir
  12. CHITA E DEMAIS O SEU COLORIDO ME FASCINA E O NOSSO ARTESANATO FICAM BELISSIMO BJSSS

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...