22 de julho de 2013

PEGADA ECOLÓGICA. QUAL O TAMANHO DA SUA?


Afinal, o que é mesmo essa tal de pegada ecológica? Como é calculada e de que tamanho é a sua?

É simples: a "pegada ecológica" de uma pessoa corresponde ao tamanho das áreas produtivas da terra e de mar necessárias para gerar produtos de terra e de mar necessários para gerar produtos, bens e serviços que sustentem seu estilo de vida. Ou seja, os recursos naturais biológicos renováveis (grãos e vegetais, carne, peixes, madeira e fibras, energia renovável etc.), segmentados em agricultura, pastagens, florestas, pesca, área construída e energia e absorção de dióxido de carbono (CO2).
Definir a pegada ecológica significa traduzir, em hectares globais*, a extensão de território que uma pessoa utiliza, em média, para garantir seu sustento. 
Segundo esse critério, se a área do planeta fosse dividida, igualmente, pela população mundial, teríamos 2,1 hectares por pessoa. No entanto, hoje, o consumo individual, necessita de 2,7 hectares para a manutenção de nossos atuais padrões de consumo.*

Mas então como saber o tamanho de nossa pegada, o que temos feito para dar a ela o tamanho atual e o que fazer para reduzi-la? Comece contando até 3: 

1- Clique na imagem e calcule o tamanho de sua pegada: 



2- Reavalie e altere seus hábitos de consumo e  atitudes de convivência com o meio ambiente, de forma a reduzi-la.
Aqui tem um manual que pode lhe auxiliar em suas reflexões. Leia e divulgue.


3- E finalmente promova esta reflexão junto a seus filhos, parentes, vizinhos e amigos. Faça sugestões e lhes indique um caminho para que também possam se unir a você em uma caminhada mais sustentável e respeitosa para com todos.

Juntos podemos caminhar de forma mais sustentável e respeitosa. Tenho certeza que você concorda comigo.
Um abraço.


* Um hectare global significa um hectare de produtividade média mundial para terras e águas produtivas em um ano.


3 comentários:

  1. Olà Maria Reciclona,

    Acho que o mundo vai ganhar a muito adicionando o tamanho de minha pegada pois como calço 38, até que ela não será tão pequena...rs! Adorei acrescentar mais este conhecimento em minha mente reciclável.

    Um gde bj!

    Ana martins
    http://vidacacarecosereciclagens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amiga, fiz esse teste uma vez no wwwf e fiquei chocada com a minha pegada. Quando digo que preciso evoluir a minha consciência ecológica, estou sendo sincera. Não é fácil. Mas foi muito bom rever tudo isso de novo. Vou repensar uma consciência ecológica.
    Valeu amiga! Você ensina e inspira1
    Beijos,

    Bel

    ResponderExcluir
  3. OI Maria Reciclona
    Fiz o teste e pude constatar que vivemos de maneira sustentável,ajudando o planeta.Obrigado pelo teste.Fiquei muito satisfeita em saber que de alguma forma estamos contribuindo para que nosso planeta sobreviva.bjs

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...