5 de junho de 2013

5 DE JUNHO - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE



O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1972 , em virtude de um encontro promovido  em 5 de junho daquele ano, a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem vinha causando ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema. Neste dia então  foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas, com o propósito de promover essa conscientização.

A importância desta data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
Para este ano, de 2013, o tema levantado pela ONU é o desperdício de alimentos. 
Você sabia que todos os anos 1,3 bilhão de toneladas de alimentos vão para o lixo? O equivalente a um terço de toda a produção mundial. Isso daria para alimentar toda a população do mundo que ainda passa fome, segundo as estimativas, 870 milhões de pessoas. 
De acordo com o Unep, em todo o planeta, uma em cada sete pessoas vai para a cama com fome e, a cada ano, 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem por desnutrição. Isso é no mínimo, entristecedor...
E é por isso que devemos notar que, quando desperdiçamos alimentos, perdemos também todos os recursos utilizados na sua produção. Para se fazer um litro de leite, por exemplo, utilizamos mil litros de água. Para um quilo de hambúrguer, se vão 16 mil litros. Além disso, a produção de comida tem um grande impacto ambiental: ela ocupa 25% das terras do planeta e é responsável por 70% do consumo de água doce, 80% do desflorestamento e 30% das emissões dos gases de efeito estufa. 
Repense e responda: o que tem feito para evitar o desperdício?

MARIA RECICLONA.

10 comentários:

  1. Olá, adorei o blog!!! A bonequinha tá linda!!!
    Já estou te seguindo, vem me seguir tb, http://artesdaemanuella.blogspot.com.br/
    Bjs
    Manu

    ResponderExcluir
  2. ADOREI A POSTAGEM, COLEGA MAZZA!!!
    ESSA BONEQUINHA, TÁ UM ENCANTO.
    E VIVA O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE, VIVAAA!!!
    ABRAÇÃO CONTERRÂNEA! ;)

    ResponderExcluir
  3. O desperdício é o que causa um grande impacto ao meio ambiente. É preciso se reeducar para poder ensinar as crianças...

    ResponderExcluir
  4. Oi Mazza, parabens pela matéria. Temos q/ter conciencia disso e tentar melhorar e divulgar mais. O desperdicio é uma coisa absurda e infelizmente ainda tem muita gente q/não se preocupa c/isso. Mais tenho certeza q/um dia isso vai mudar.
    Um grande abraço,
    Rai

    ResponderExcluir
  5. Todas as questões ambientais são importantes, mas pensar que produzimos comida suficiente, q ela é mal distribuída, q tem gente comendo demais e que tem gente morrendo de fome, que tem comida sendo jogada fora, ah, isso é muito mais que entristecedor, é crime! Evitar o desperdício de recursos é palavra de ordem, é imperativo agora, mais do que nunca. E muitas pessoas sempre pensam q é apenas mais um modismo! Não é fácil mudar hábitos, não é fácil consumir menos qdo tudo grita pra gente abusar... desejo q as pessoas melhorem, pra deixar um mundo melhor...

    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann

    ResponderExcluir
  6. Olá, lindo o seu trabalho,adoro reciclagem, parabéns!!!Está rolando um sorteio no meu blog, gostaria muito que vc participasse.Bjão.
    http://cantinhodaprohelena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É realmente impactante quando lemos todas essas estatísticas. O que tenho feito é pouquíssimo, a reciclagem de produtos, a tentativa de utilizar ao máximo os produtos e prolongar a utilização desses materiais que poderiam ir para o lixo. Mas é preciso fazer mais, muito mais...
    Obrigada por seu exemplo minha amiga, sempre aprendo mais quando passo por aqui.
    Bjos, Mari.

    ResponderExcluir
  8. Uma boa reflexão !!
    Eu acho que eu estou tentando cuidar bem do nosso Planeta !!!
    bjcas

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pela iniciativa, o trabalho que você desempenha e de uma grande importância para a sociedade e principalmente para a natureza.
    adorei as ideias do seu blog, as vezes a gente tem material que poderia reciclar em casa e acaba jogando no lixo.

    venha fazer uma visita no meu blog tbm...um grande abraço!!
    www.dezinhaartesanaato.blogspot.com

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...