17 de abril de 2013

Primeiro trimestre: balanço positivo.

.
O primeriro trimestre de 2013 transcorreu em clima de muito trabalho.
Trago um resumo do que andou acontecendo por aqui, partilhando com vocês um pouquinho do que nos proporciona tanta alegria e satisfação.
De janeiro a março, o Maria Reciclona - Núcleo de ações e idéias para sustentabilidade ministrou nove OFICINAS PARA DIVULGAÇÃO DE CONCEITOS E PRÁTICAS DA SUSTENTABILIDADE.
Essas oficinas, patrocinadas pelo Cebrac Belo Horizonte, fizeram parte do projeto ECOCEBRAC 2013 e foram oferecidas gratuitamente a dezenas de jovens e adultos.









 Toda a produção, resultante desse trabalho das oficinas, foi destinada a um ECOBAZAR. Esse projeto incorporou os conceitos e práticas do empreendedorismo sustentável, agregando valor à matéria prima reciclada e teve toda a verba destinada à compra de 4 cadeiras de rodas que foram doadas a instituições como a Leuceminas e o PAI ( Programa de Acolhimento ao Idoso).


Além das oficinas, o trabalho de CONSULTORIA ao projeto Ecocebrac incluiu DESENVOLVIMENTO DE CAMPANHA E ESTRATÉGIAS para mobilização de alunos, professores, colaboradores, voluntários, membros da comunidade acadêmica, condomínios residenciais, além da DIVULGAÇÃO nos meios de comunicação. Diversas ações foram desenvolvidas em torno de prática solidária e eco social, buscando atender ao desafio da aquisição de cadeiras de rodas a partir da coleta e comercialização de resíduos recicláveis.

Entre as várias ações, incluímos o convite aceito para participar do TROTE SOLIDÁRIO ECOLÓGICO.
A ação ocorrida no dia 5 de março, foi realizada em conjunto com alunos da FAAP- Faculdade de dministração Pública Tancredo Neves (UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais) e REDEGOTS - Rede de Gestores das Organizações do Terceiro Setor e mobilizou
 alunos, professores e gestores do Cebrac BH, alunos e professores da FAAP e cidadãos que voluntariamente aderiram ao movimento. Num gesto simbólico, o quarteirão em torno da Faculdade foi “abraçado” pelos manifestantes, segurando um fio ao qual foram presas centenas de garrafas pet.
Tudo ocorreu como uma ação relâmpago, durante o intervalo das aulas noturnas.  A ação teve grande adesão e alcançou todos os seus objetivos. Além de promover a recepção dos calouros da Fapp/ CBH/UEMG, através de um trote criativo, diferenciado e em sinergia com os ideários da instituição - que possui a missão de contribuir para cidadãos críticos, de extrema capacidade de articulação em rede e com um firme propósito social em suas ações - 

o trote solidário buscou também promover o recolhimento de materiais recicláveis para a campanha Ecocebrac 2013,além  incentivar o exercício da cidadania, o senso de responsabilidade social e o compromisso com a responsabilidade social e o trabalho em equipe. E o resultado foi extremamente positivo.


Alex de Souza - medalhista na categoria Florete Masculino A

Como a campanha Ecocebrac esteve voltada para a aquisição de cadeiras de rodas, o compromisso com as questões pertinentes foi ampliado e buscou a conscientização e sensibilização quanto aos temas relativos à deficiência física. Para tanto, uma ação foi promovida durante a realização da 1ª Copa Brasil de Esgrima em Cadeira de Rodas. O evento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, entre os dias 8 e 10 de março, em Belo Horizonte, reuniu 32 atletas em duas modalidades. Comparecemos ao lado dos alunos, colaboradores e gestores do Cebrac BH e pudemos assim interagir com os atletas e divulgar a campanha Ecocebrac entre o público presente. Foi uma excelente oportunidade para ampliar conceitos e aprendizagem.
Entre os ateltas prsntes, Jovane Guissone  
medalhista de ouro nas 
 Paralimpíadas de Londres-2012

O balanço do primeiro trimestre inclui ainda muita produção no "entulier", outras ações realizadas e mais convites para desenvolvimento e participação em novos projetos. Tudo isso vem somar ainda mais ao saldo positivo deste balanço, e acrescentar muita alegria e satisfação ao nosso trabalho. 
Obrigada a todos os parceiros, amigos e colaboradores que acreditam e investem no Maria Reciclona.
Um abraço.


16 comentários:

  1. Olá, minha querida!
    Que trabalho maravilhoso, adorei!
    Parabéns e sucesso sempre.
    Bjs.
    Rita Bartolo

    ResponderExcluir
  2. una labor preciosa y luego de esta labor lo importante es la colaboracion y el trabajo que realizais, tienes mucho merito,besssssssss

    ResponderExcluir
  3. Olá Mazza,
    Parabéns pelo seu trabalho, eu gostaria de morar aí para poder participar das oficinas, e aprender ainda mais! rsrsr Amo seu trabalho!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bacana, Mazza! Parabéns por todos estes projetos e ações que tens participado, tendo você sempre a frente. Pessoas como vocês fazem um país melhor. Um grande abraço e que os próximos projetos façam tanto sucesso quanto estes que você mostrou aqui. Beijo e o meu carinho, Eunice Maria.
    http://efacilserfelizartesanais.blogspot.com.br/

    efacilserfelilz.artesanais@gmail.com

    https://www.facebook.com/pages/%C3%89f%C3%A1cilserfeliz-Artesanais/120002958100957

    ResponderExcluir
  5. Maravilha saber do seu trabalho e da forma como o faz. Estou querendo implantar algo parecido por aqui. Gostaria de mais informações.
    Parabéns pelo sucesso!
    bj

    ResponderExcluir
  6. QUE MARAVILHA, COLEGA RECICLONA!
    E OLHA QUE FOI APENAS O PRIMEIRO TRIMESTRE, HEIN?
    COM CERTEZA, MUITA COISA BACANA, AINDA HÁ DE VIR! :)
    DESEJO A VOCÊ UM LINDO FINAL DE SEMANA,MOÇA.
    ABRAÇÃO PROCÊ E BOA SORTE NA RIFA, UAI!!! ;)

    ResponderExcluir
  7. Mazza, que maravilha! Você faz toda a diferença no seu Estado. É fantástico o seu trabalho. É preciso divulgar para que nós, as outras pessoas, possamos tomar consciência da importância deste trabalho que desenvolves com maestria. Quisera eu ter cacife para saber desenvolver 1% de tudo isso. Parabéns e parabéns. Você merece minha admiração e respeito. Se pudesse participar dessas oficinas, com certeza, participaria. Mas vamos compartilhar o que é bom e o que ensina e transforma. Amo tudo o que encontro aqui. Sou agradecida por tudo o que nos ensina.
    Beijos
    Bel

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo êxito do primeiro trimestre ! Lindo este trabalho, amiga querida.
    Um afetuoso abraço

    ResponderExcluir
  9. é maravilhoso fazer um inventário do período e perceber que existem tantos ganhos.

    Parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oi Minha Amiga Querida
    Seus trabalhos são Maravilhosos
    Amei as Fotos

    Um Beijo ENORME da sua Amiga que te ADORA

    Andrea

    ResponderExcluir
  11. Nossa, guria, fico tão feliz de ver o sucesso de vcs, de ver q as nossas causas (sim, quero q sejam minhas tb) tomam corpo, ganham adeptos e crescem, se multiplicam! Parabéns! O sucesso desta empreitada é, certamente, resultado de muito trabalho "formiguinha"!

    Beijinhos e ótimo findi!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que bom amiga ver este sucesso todo! Que seja sempre assim e bem mais! Beijoca e linda semana pra você!
    Rê Furlan em "A vida no Sítio" - http://lifenositio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Fico tão orgulhosa de ser sua amiga, apesar de virtual. Mas, um dia nos encontraremos, não é? rs
    Admiro seu trabalho e sua persistência, sei o quanto é difícil alcançar sucesso com projetos assim. Bjks. Neli Alves - Iaiá Arteira

    ResponderExcluir
  14. Olá! Gostaria de fazer um curso para aprender a reutilizar os materiais recicláveis e fazer coisas lindas. Você conhece algum para me indicar?
    Obrigada!
    Fernanda

    ResponderExcluir
  15. oi Mazza
    super positivo
    quantas oficinas
    quantas reutilizações
    que massa
    e o trote solidário com reciclagem
    ah se todos fizessem isto
    super
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  16. Parabéns Mazza pelos projetos sempre sensacionais!
    É disto que o mundo precisa sempre.
    A gente fazendo a nossa parte.

    Um beijo

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...