31 de dezembro de 2012

2013-ANO INTERNACIONAL DA COOPERAÇÃO DA ÁGUA.


Para a ONU, a quantidade de água existente no planeta é mais do que suficiente para atender as necessidades de toda a população mundial, no entanto, 11% dos habitantes da Terra, cerca de 783 milhões de pessoas, não tem acesso à água potável e 37% vivem sem esgoto. Apesar de 70% da Terra ser constituída de água, apenas 2% estão disponíveis na superfície para ser utilizada pelo homem. Os números que representam o uso e desperdício da água são alarmantes e se as pessoas não mudarem seu comportamento com relação a esse recurso natural, o futuro da humanidade pode ser comprometido.
Poluição e desperdício aumentam a cada dia e comprometem a qualidade da água doce utilizável no planeta. Segundo a ONU, o ser humano necessita de apenas 50 litros de água por dia para utilizar em suas necessidades diárias como o banho, higiene pessoal e consumo mas os números atuais estão muito distante desse ideal. No Canadá por exemplo, cada habitante consome, em média, 600 litros de água por dia. No Brasil, 187. 
Para tentar mudar essa realidade cruel, a ONU decidiu que 2013 será o Ano internacional da Cooperação pela Água. O objetivo é divulgar mundialmente dados sobre a água, forma de utilizar, respeito pelo recurso, informações sobre desperdício e poluição e promover, de forma planetária, a sensibilização pela causa.
A Campanha mundial terá múltipla dimensão, incluindo aspectos culturais, educacionais, éticos, sociais, institucionais, econômicos, científicos e até religiosos. Segundo a ONU, a abordagem multidisciplinar será essencial para entender conceitos e promover a conscientização global de maneira holística.
Além disso, para ser bem sucedida e duradoura, a cooperação pela água precisa de um entendimento comum do que sejam as necessidades e os desafios em torno da água. Construir um consenso sobre as respostas adequadas a estas questões será o foco principal do Ano Internacional e do Dia Mundial da Água em 2013.
Então vamos celebrar a chegada do ano novo repensando nossos hábitos e decidindo por fazer de cada dia um esforço conjunto pela conservação e preservação da água, esse bem natural de importância vital para o Palneta e seus habitantes.

Fonte: ONU
Veja dicas para utilizar melhor a água e evitar o desperdício, ou seja fazer de 2013 um ano melhor!
1. Reutilize a água sempre que possível. Depois que usada para lavar roupa, ainda pode ser usada para lavar calçadas, por exemplo.
2. Lave as calçadas somente com água reutilizada. Use o balde, e não mangueira.
3. Quando for construir ou reformar a casa, opte por sistemas que ajudem a evitar desperdício, como a reutilização da água do banho para a descarga ou espaços para armazenamento da água da chuva. A água captada pode ser usada para a limpeza de carros e calçadas e para a irrigação de jardins. Opte também por vasos sanitários que tenham duas opções de descarga.
4. Lembre que você não usa apenas a água que consumida diretamente para beber, cozinhar ou limpar – todos os produtos que você usa foram produzidos com consumo de água. Tente pesquisar os números e opte por aqueles têm um impacto menos e consuma apenas quando necessário. Esse consumo de água se chama Pegada Hídrica.
5. Economize água no dia-a-dia. Mantenha a torneira e o chuveiro fechados enquanto escova os dentes e se ensaboa no banho. O mesmo vale para lavar a louça.
6. Verifique os vazamentos da sua casa, tanto em canos como em torneiras. Fazer consertos e manutenção regulares evita o desperdício de água.
7. Cuidado com o tempo que fica no banho.
8. Faça uma limpeza prévia das louças, retirando o máximo de resíduos sólidos antes do momento de lavar.
9. Utilize a máquina de lavar louças ou a de roupa apenas quando estiverem com a capacidade máxima. Quando não for possível, regule o nível de água que será usado.
10. Faça o controle da utilização de água pela conta mensal. Aumentos significativos e repentinos podem representar um vazamento. Além disso, é possível ver se medidas de racionamento estão surtindo efeito.
11. Se você mora em condomínios, note que a conta da água é muitas vezes dividida igualmente entre os moradores. Nesses casos, é mais difícil de controlar o uso individual do recurso. Por isso, uma opção é tentar fazer uma campanha de conscientização coletiva entre os moradores.
12. Não jogue lixo nas ruas. Ele pode acabar contaminando os rios da região.
13. Separe o óleo e entregue para a reciclagem. Pode parecer que não tem nada a ver com água, mas a verdade é que 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água. 


7 comentários:

  1. Boa noite, amiga. Que bom saber que 2013 é o ano internacional da cooperação da água. Realmente precisamos conscientizar as pessoas quanto à importância deste líquido precioso que está ficando cada vez mais escasso em nosso planeta.
    É comum vermos as pessoas desperdiçando água por aí. Acho um absurdo!!!
    Parabéns pelo post!!!!
    Vim te desejar um Feliz ano novo e que Deus te ilumine com muitas bênçãos.
    Beijos, querida.

    Isabel Ramalho

    ResponderExcluir
  2. Fiquei feliz com sua visita!!e adoro esse seu cantinho...
    e deixa eu te falar...sempre olhava essas colas para pvc...e sempre pegava na mão,mas ficava com receio...olha só vc!!matou minha curiosidade!!muuito obrigada!
    por issso adoro o blog...ele une e compartilha...!
    muito obrigada!!
    gd beijo...
    bom ano!!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Maria Reciclona!
    É verdade, ta aí um assunto que estava meio esquecido e agora em 2013 voltará a ser discutido. Eu odeio desperdício de água. E a maior parte das pessoas ainda são ignorantes e acham que não é verdade essa história de água potável do mundo está acabando.

    Beijos,

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por estar comigo. Sigo você. Sou recicladora, me preocupo com o reaproveitamento. Estarei sempre aqui para aprender. Ótimo 20131 Reciclar ideias entâo! Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia começar o ano com conscientização.
    Adoro lavar roupa. Uso tanquinho e centrífuga , justamente para economizar água e reaproveitar para lavar os quintais.
    Percebi uma diferença na conta!
    Vale muito a pena ler essas dicas e compartilhar!
    Adorei!
    Excelente semana pra ti!
    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde! Adoro reciclados estamos juntas me retribua com uma visitinha. elianaoriguela.blogspot.com obrigada um bom ano de 2013.

    ResponderExcluir
  7. Minha "reciclona" preferida: sempre aprendo no seu blog!!!!
    Admiro muito seu trabalho!
    Bjknha

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...