16 de maio de 2012

Maria Reciclona visita o Centro Mineiro de Referência em Resíduos


Esta semana, Maria Reciclona foi visitar e conhecer de perto o CMRR - Centro Mineiro de Referência em Resíduos, um local muito especial para quem procura referências e valoriza as ações de sustentabilidade e cidadania ambiental.
Localizado no Bairro Esplanada, em BH, o CMRR é um programa do Governo de Minas que tem como objetivo promover a participação ativa e consciente da população, envolvendo associações de catadores de materiais recicláveis, universidades, organizações sociais, empresas e gestores públicos.
Esculturas em metal no pátio de
entrada do CMRR
Escultura em metal reciclado
 instalada da rampa de entrada
 














O CMRR possui diversos setores que atuam oferecendo serviços e atividades variadas ao público:  a Escola de Gestão de Resíduos que objetiva qualificar estudantes da rede pública, profissionais das áreas de construção civil e serviços de saúde e demais áreas ligadas a gestão de resíduos.
A Cozinha Experimental que atua na orientação sobre consumo consciente e redução do desperdício, oferecendo informações e promovendo ações para a gestão dos resíduos orgânicos e o aproveitamento integral dos alimentos. Esse setor promove várias atividades como oficinas, eventos e cursos, destinados aos mais variados públicos. Projeto 3RsPCs Resíduos Eletroeletrônicos que  busca soluções ambientalmente adequadas para a gestão dos Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos. Nesse programa, os alunos aprendem a trabalhar com hardware, com as noções sobre o meio ambiente e os riscos que esses resíduos podem representar a natureza. A qualificação inclui ainda um módulo de empregabilidade e empreendedorismo. 
Nas Oficinas de Reciclagem, seguindo a proposta de educação, preservação e sustentabilidade ambiental, o CMRR oferece atividade com o foco na reutilização de materiais recicláveis. Nas oficinas, os alunos aprendem a fazer papel artesanal, artigos de decoração, artigos de utilidades (agenda, caixinha de presente, etc.), além de saírem prontos para terem uma nova postura mediante ao meio ambiente. Durante sua visita,  Maria Reciclona aproveitou para se inscrever e participar de uma dessas oficinas .


Olha aí o lindo vaso de tetrapack que ela fez. O acabamento foi possível, utilizando papeis artesanais confeccionados em outras oficinas ali oferecidas.
As atividades são gratuitas e o calendário das atividades pode ser conferido diretamente no site da instituição.
Em breve trarei fotos de trabalhos de arte surpreendentes que também podem ser vistos no CMRR.


10 comentários:

  1. Nossa q lindoo..

    Quero te ver na blogagem coletiva tá??
    http://lidiepaulo.blogspot.com.br/2012/05/blogagem-coletiva-receitinhas.html

    Ótima quarta-feira :D
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. UAU!! QUE BACANA VISITAR UM LUGAR DESSES, HEIN, COLEGA? AQUI NA MINHA CIDADE É TÃO PACATO. O POVO É MUITO ATRASADO CULTURALMENTE, NÃO DÃO MUITO VALOR AO NECESSÁRIO. PARABÉNS POR TANTAS COISAS ESPECIAIS!! ABRAÇÃO PROCÊ!!

    ResponderExcluir
  3. Trabalho lindo Mazza!
    Gostei da frase: Não prever é já lamentar!!, verdade né??? As fábricas fazem, as pessoas consomem e a maioria das vezes ninguém prevê o que pode acontecer nessa relação.
    Beijos
    Paula

    ResponderExcluir
  4. Q bacana, mocinha! Bom informar coisas bacanas assim, pras pessoas conhecerem!

    Beijokinhas,

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom saber de pessoas, instituições, ONGs, etc., que se preocupam com o meio ambiente e o futuro do planeta.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Muito criativo Maza, como todos os trabalhos q vc faz.
    Bj gr Salete.

    ResponderExcluir
  7. Lindo trabalho.
    Parabéns pela dedicação ao tema e divulgação dos trabalhos realizados.
    bjs
    bel

    ResponderExcluir
  8. que maravilha ver tanta gente envolvida mestes projeto.
    a nossa saúde e planeta saem ganhando.


    baci

    ResponderExcluir
  9. Muito bom trabalho , projeto maravilhoso, gosto muito de
    reciclagem e sempre que posso faço objetos reciclados
    eu aprendi fazer entre outros um puff reciclado de garrafas pet que faz sucesso por aqui , até postei em meu blog,quando
    tiver um tempinho dá uma olhada .parabéns

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...