22 de setembro de 2011

TROQUE SEU CARRO POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL!



Vamos celebrar o Dia Mundial Sem Carro?

Este é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.
Trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis e mais eficientes em relação à redução da poluição, promoção da saúde e interação com a cidade.
A  intenção é despertar a atenção da sociedade para maneiras de deslocamento mais eficientes que a do automóvel e evidenciar os malefícios causados pelo uso excessivo desse meio de transporte: poluição atmosférica e sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos, acidentes, entre outras.
Além disso, as viagens de carro degradam a relação dos indivíduos com o espaço público, transformando a rua em um indesejável obstáculo a ser superado no deslocamento de um ponto a outro. Elas também significam um uso desproporcional das ruas, já que a imensa maioria dos carros leva apenas uma pessoa - o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.

Desafio Intermodal
Nesta edição de 2011 do "Dia Mundial Sem Carro" em BH, aconteceu o Desafio Intermodal. O nome é complicado, mas a ideia é muito simples. Trata-se de uma atividade cujo objetivo principal é avaliar qual a maneira mais rápida, econômica e prática para se deslocar em um grande centro urbano. No trajeto escolhido o deslocamento foi realizado por voluntários em diferentes modais - modos de deslocamento individuais ou coletivos, motorizados ou não.
Para realizar este desafio, os participantes percorreram aproximadamente 12km, se deslocando de bicicleta, motocicleta, carro, ônibus, ônibus + metrô e a pé. Sairam da Pracinha do Coração Eucarístico às 18h30 do dia 20 de setembro e foram até a Praça da Liberdade, passando obrigatoriamente pela esquina da Afonso Pena com Bahia. 
Para saber mais detalhes veja aqui um relatório com detalhes do Desafio intermodal 2010.

Este foi o primeiro voluntário a chegar no Desafio Intermodal 2011 e fez o percurso usando uma bicicleta elétrica .


Confira a programação para hoje em BH e participe!
18h - Concentração de Ciclistas na Praça da Liberdade.
19h - Início da pedalada.
Para saber mais veja a programação completa no site da Mountain Bike BH .

São esperadas centenas de ciclistas neste dia. O percurso será de aproximadamente 15 Km.
E ai? Que tal participar com uma caminhada na hora de buscar as crianças na escola, indo à padaria, ou com algumas pedaladas naquela bicicleta que anda esquecida em sua casa?

Vamos lá. Hoje é uma ótima data para começar a agir .


Leia mais. Teste comprova: é possível ser mais rápido a pé do que de carro no Centro de BH.




7 comentários:

  1. Eu to passando por isso agora, to andando apé bati meu carro e encostado. o do meu marido eu não dirijo de geito nenhum agora imagina por que!!!
    Tenho trauma da ré ser ao lado da 1º.

    ResponderExcluir
  2. o problema é convencer as pessoas a sair da facilidade que o carro proporciona! Até porque quem dirige sempre tem uma desculpinha pra não deixar o carro em casa.
    Minha mãe é adepta desse movimento. Deixou o carro em casa e foi trabalhar de onibus, com saltão e tudo hueuhehueheuhuehuehe
    seria bom se todo mundo aderisse, assim poderíamos ver de verdade a diferença que seria morar em um ambiente sem tantos carros.
    beijooos

    ResponderExcluir
  3. Poxa! bem legal a iniciativa né??
    Pelo menos um dia no ano, é bom fazer valer a sustentabilidade!!

    Adoreiii!!!

    Vamos de bike!!


    bjs :*

    ResponderExcluir
  4. Hj não fui trabalhar de carro. Afixei um aviso no predio onde moro, convidando os 30 moradores a dividirem as caronas, caso não quisessem ir de bicicleta. E lá se foram pela manha enquanto eu e uma galera (jovens) kkk fomos de bicicleta, quase morro de cansaço, foi otimo, pra perceber o quanto estou enferrujada, acima do peso e vou me dedicar a pedalar agora, bjs

    ResponderExcluir
  5. É uma excelente iniciativa que devemos divulgar sempre,parabéns,
    Beijos e um lindo final de semana
    FELIZ PRIMAVERA!!!!
    Carla

    ResponderExcluir
  6. É uma questão cultural. No Japão e Holanda por exemplo desde cedo as crinças aprendem a importância de se andar de bicicleta, já no Brasil incentivam as crianças a gostarem de carros e derramam propagandas diárias e bonitas sobre os veículos na TV. Depois dizem que o transporte público está terrível e que as ciclovias não respeitadas e também vem o status onde muitos acreditam que carro é para se exibir, tanto que tem muita gente que não tem nem moradia própria, mas tem carro "zero" na garagem. Aqui em casa temos carro que só usamos nos finais de semana e eu sei dirigir mas não suporto... "detesto", conto é mesmo com o transporte público nos dias de semana. A campanha serve de alerta e pode haver mudanças futuras, mas a passos de tartaruga!...
    Bjks,
    Ana

    ResponderExcluir
  7. Todos os dias deixo o carro na garagem...kkkkkkkkk
    Sério,aqui em casa somente usamos o carro nos finais de semana ou em caso de necessidade.
    Bom final de semana. querida.
    Saudades!

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...