14 de novembro de 2023

Iniciando mais uma série de oficinas de educação ambiental atendendo ao projeto Pensar Eco é Lógico (CSN). Desta vez estamos em Congonhas - MG.

Apresentando os 5 Rs como ações positivas. foto: Equipe PEA CSN.

Em mais um atendimento ao Projeto "Pensar Eco é Lógico" do Programa de Educação Ambiental da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional, o Núcleo Maria Reciclona iniciou no dia 25 de outubro uma série de oficinas que serão ministradas para os alunos da Escola Municipal Santa Quitéria, em Congonhas - Minas Gerais.

Congonhas - Santuário de Bom Jesus do Matosinhos 

Serão realizadas  3 ações que levam a proposta de trabalhar os bons conceitos e práticas sustentáveis. Iniciamos com os relacionados aos 5 Rs, uma recomendação de estilo de vida ecológico, popularizada pela ativista ambiental Béa Johnson, com o objetivo de minimizar o impacto dos resíduos humanos. 

Alunos atentos e participativos durante a preleção. Foto: Equipe PEA CSN
No primeiro momento, abordamos o conceito dos 5 Rs ou mais especificamente, os cinco pontos desse estilo de vida que são:
  1. Repensar nossos hábitos de consumo e reais necessidades;
  2. Recusar todos os produtos de uso único e favorecer compras sem desperdício (como a granel);
  3. Reduzir o consumo de mercadorias;
  4. Reutilizar (reparar) tudo o que puder;
  5. Reciclar qualquer coisa que não possa ser reutilizada; incluindo a compostagem (rot em inglês).

Essas dicas são aplicadas, em particular, no conceito de desperdício Zero, que visa minimizar a quantidade de resíduos produzidos. Esta lista é ordenada de modo que a reciclagem não é mais apresentada como o primeiro reflexo ecológico a alcançar, mas a última solução a ser considerada após pensar em recusar o objeto e depois de considerar sua reutilização.

Revisitando o conceito dos 5 Rs e reforçando pontos importantes. 
Foto: Equipe PEA CSN
Detectamos que os 5 Rs já era um conteúdo conhecido pelos alunos, através de abordagens anteriores realizadas pela professora nas atividades curriculares. 

Revisitamos então cada ponto, repassando e reforçando atitudes positivas como a necessidade de fazermos escolhas conscientes e mais sustentáveis no nosso dia-a-dia, exemplificando e diferindo sobretudo o que seria reutilizar e reciclar, conceitos que por muitas vezes são confundidos. 

Para isso apresentamos como se dá o processo de reciclagem de diferentes resíduos, através de métodos industriais que fecham a ciclagem e fazem o resíduo retornar à cadeia de consumo em um novo formato. Em seguida, apontamos a possibilidade de reutilização desse mesmo material, de forma artesanal, criando objetos úteis e que nos proporcionariam a opção de recusar novas compras, favorecendo alcançarm outros Rs recomendados na lista.

Hora de colocar a mão na massa para criar um jogo bem divertido... Foto: Equipe PEA CSN

Na sequência, estando os alunos sensibilizados, inciamos a parte prática da oficina apresentando como faríamos o Jogo da Memória Sustentável, que foi confeccionado por cada um deles, reutilizando bandejas de isopor recortadas em forma circular para servirem de base das peças do jogo e embalagens de sobremesa confeccionadas em PET (Polietileno Tereftalato) que foram reutilizadas para guardar as mesmas.

A matéria prima dessa oficina foi  isopor e material pet.  Foto: Equipe PEA CSN

O material reciclável foi distribuido aos alunos, além das cartelas com imagens que fazem parte desse jogo e que proporciona reflexão e reforço de diferentes conceitos sustentáveis. Esta versão do Jogo da Memória  contém 18 cartas ilustradas que formam 9 pares e o desafio ultrapassa a mera memorização de pares de cartas iguais. Os pares se formam pela correlação das ilustrações, levando em conta conceitos e questões ligadas à sustentabilidade tais como reciclagem, reutilização de resíduos, compostagem, coleta seletiva, consumo consciente de recursos naturais como água, além da inportância do reflorestamento e consciência do impacto causado pelo lixo eletrônico.

E a turminha ficou animada... Foto: Equipe PEA CSN

Após concluida a etapa de montagem dos jogos, os alunos foram desafiados a correlacionar os pares, antes de receberem o adesivo com as instruções e listagem correta dos pares que foi colada na parte interna da tampa da embalagem. Foi um momento bem animado. O jogo ficou lindo e já faz parte do acervo da brinquedoteca dessa sala de aula.

Hora de conferir o aprendizado... Foto: Equipe PEA CSN

Nesta semana voltaremos com mais uma ação que já está preparada com todo carinho. Até lá pessoal!!!

Uma pose reunindo alunos e professoras sob o pergolado do lindo jardim da Escola Municipal Santa Quitéria. Foto: Equipe PEA CSN

2 comentários:

  1. Uma exposição brilhante! Sua postagem é esclarecedora, bem elaborada e é um prazer ler. Obrigado por compartilhar sua valiosa perspectiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela sua avaliação e comentário. É também um grande prazer lhe receber por aqui. Volte sempre.

      Excluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...