25 de novembro de 2023

Com um Shisima confeccionado com materiais recicláveis promovemos a educação ambiental e celebramos o Dia da Consciência Negra.


Alunos exibem com alegria o Shisima, o jogo de origem africana confeccionado na atividade. Foto: Equipe PEA CSN

Na última quarta-feira (22/11) demos prosseguimento à série de oficinas ofertadas aos alunos da Escola Municipal Santa Quitéria, em Congonhas/MG. Essas ações acontecem em atendimento ao Projeto Pensar Eco é Lógico que é parte do PEA da Cia Siderúrgica Nacional. Dessa vez ampliamos a abordagem para outras questões importantes para a educação ambiental e o seu papel fundamental  na formação de valores

Trabalho disciplinar realizado pelos alunos da E. M Santa Quitéria Foto: Equipe PEA CSN
Nesta semana encontramos um ambiente na escola preparado para a prática interdisciplinar. As atividades que abordavam e celebravam o Dia da Consciência Negra (20/11) já estavam em curso e os alunos participavam ativamente da produção de um rico material visual e textual, com orientação da equipe docente daquela escola. E o nosso trabalho seguiu de forma interdisciplinar.

Considerando que a  Lei 9795/99 enfatiza, entre seus objetivos,  as práticas com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade, estabelecemos através desta segunda oficina, uma nova oportunidade de atender os objetivos elencados na Lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. 

Trabalho disciplinar realizado pelos alunos da E. M Santa Quitéria Foto: Equipe PEA CSN

O primeiro objetivo da referida Lei diz respeito ao desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações envolvendo diversos aspectos: ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos

Para se alcançar essas relações e promover o acesso de forma adequada é necessário conhecer e abordar seus aspectos. E a prática pedagógica dentro da sala de aula e nos demais ambientes de educação ambiental não pode se abster de faze-lo. Discutir a divesidade cultural e racial é um caminho importante para a formação de cidadãos capazes de se tornarem protagonistas nos processos de construção de uma sociedade ambientalmente saudável, economicamente viável e socialmente justa.

SEGUINDO COM OS 5 R's 

Materiais utilizados na Oficina - Foto: Equipe PEA CSN

Nesta atividade seguimos com os própósito de trabalhar os 5 Rs e abordamos a utilização do papelão e do plástico. Conversamos sobre como a extração de madeira para a produção da celulose, matéria prima para a produção do papel, promove o desmatamento e impacta o meio ambiente e como o plástico, presente nas tampas das embalagens pet que iríamos utilizar, causa poluição nos ambientes aquáticos e destroi a vida marinha, entre outros impactos negativos.

SHISIMA - UM JOGO ORIGINÁRIO DO QUÊNIA 
Após a abordagem teórica passamos para a parte prática, apresentando o modelo do jogo que confeccionariamos na oficina: o Shisima, um antigo jogo de origem africana, bastante praticado no Quênia, seu país de origem e foi criado a partir da observação das pulgas d’água sobre a superfície das lagoas. Na língua tiriki, povo inventor do jogo, “shisima” significa “extensão de água”. 

Shisima um Jogo de origem Africana Foto: Equipe PEA CSN
O Shisima é um jogo ágil, que envolve pensamentos e movimentos ágeis. Suas peças são chamadas de “imbalavali” ou “pulgas d’água”, pois as pulgas d’água movimentam-se tão rápido na água, que é difícil conseguir acompanhá-las com o olhar. 
É interessante de ser aplicado em escolas para se abordar conteúdos matemáticos, em especial, de geometria e medidas, além de se compreender um pouco como os povos africanos que influenciaram na cultura brasileira.

Após receberem o kit com material individual contendo recicláveis a serem utilizados para tabuleiro (papelão), peças (tampas plásticas) e caixa (rolo de papel higiênico) para acondiciona-las, adesivos recortados para montagem do tabuleiro e regras do jogo impressas, os alunos seguiram  as orientações da instrutora e procederam a confecção.


Logo após, seguiu-se um momento de descontração e desafios. As "pulgas dágua" pularam nos tabuleiros e as crianças manifestaram grande satisfação e alegria com o projeto concluído.

Hora de brincar. Foto Equipe PEA CSN

Na próxima semana retornaremos com mais uma atividade. Espero vocês por aqui também. Até lá.

2 comentários:

  1. Querida Maria Reciclona, seu trabalho incrível junto a essas crianças maravilhosas nos trazem esperança em "um novo mundo possível ", de respeito à diversidade e pautado em consciência e responsabilidade ambiental, amorosamente extendida a todos os seres! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mazza querida! Maus uma vez, parabéns!! Você é demais!!!!

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...