![]() |
Lindos trabalhos resultaram do Módulo II do Curso de eco artesanato. Foto: PEA CSN |
Seguindo um planejamento proposto para atender à comunidade de Boa Morte (distrito de Belo Vale -MG), o Maria Reciclona promoveu no dia 1º de abril o módulo II do curso de eco artesanato que está sendo realizado através do Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional. A ação tem como objetivo instruir sobre a reutilização de materiais recicláveis na confecção de peças decorativas e utilitárias que possam promover a geração de renda, além da conscientização sobre aspectos da preservação do meio ambiente e o consumo sustentável.
![]() |
Leitura do material informativo acompanhada com atenção por todos. |
Iniciamos, como de costume, com a parte teórica que é quando os participantes se revezam na leitura de materiais informativos com aspectos relevantes sobre os materiais recicláveis a serem utilizados, os impactos destes no seu processo de produção, uso e descarte. Neste módulo abordamos a importância de se reutilizar ao máximo as sobras de tecidos e reciclar os CDs e DVDs rejeitados.
![]() |
Adultos e crianças reunidos nesta atividade. |
Não bastasse o tempo que leva para se degradar na natureza — mais de 400 anos, ela ainda precisa ser desmagnetizada. Sua composição inclui policarbonato (um tipo de plástico), alumínio, prata ou ouro, tornando-se obrigatório realizar a reciclagem de cada componente de forma isolada.
Para piorar, o policarbonato não é fácil de ser reciclado e são necessárias máquinas especiais para a tarefa. Apesar da reciclabilidade do material, estima-se que menos de 30% das mídias de pacotes de software são recicladas. Isto significa que milhões de caixas de software vão direto para os aterros todo ano.
Também os retalhos de tecidos, na maioria das vezes considerados resíduos descartáveis, representam um problema ambiental grave. A indústria da moda é a segunda mais poluidora do mundo, atrás apenas da indústria petrolífera. Levantamento publicado pela Global Fashion Agenda, organização sem fins lucrativos, aponta que mais de 92 milhões de toneladas de resíduos têxteis foram descartados em anos recentes.
Após um momento dedicado à reflexão sobre os temas tratados, passamos para a parte prática, também realizada ao ar livre e com os participantes acomodados nos bancos da linda praça central daquela localidade.
Escolhidas as padronagens e cores de preferência dos tecidos, cada ponto da costura conduzido pela agulha e dado com capricho, alinhavava os ensinamentos adquiridos e transformava o que era resíduo em um objeto de grande valor pessoal e ambiental.

O resultado desta atividade não poderia ter sido mais lindo...
Já aguardamos ansiosos pelo Módulo III que acontecerá na próxima semana. Até lá...
![]() |
Participantes exibindo com orgulho o saber adquirido e também compartilhado. Crédito Fotos: Ívanor Pinheiro - Fundação CSN / Mazza Pena- Maria Reciclona |
Que lindo e incansável teu trabalho e gosto muito de acompanhar! Há anos o faço! beijos, chica e tuuuuuuuuuuuuudo de bom!
ResponderExcluirAgradeço Chica pela sua presença amiga por aqui. Sempre nos apoiando com sua boa energia, nos trazendo entusiasmo e força. Receba meu abraço carinhoso.
ResponderExcluir