Realizadores e participantes do Modulo I do Curso Eco Artesanato em Boa Morte - Belo Vale MG |
No último sábado (18/03) iniciamos mais uma atividade atendendo ao Programa de Educação Ambiental (PEA) da CSN - Companhia Siderúrgica Nacional. A comunidade atendida nesta 1ª etapa do projeto será a de Boa Morte, um pacato e aconchegante distrito de Belo Vale, município localizado a 88 km de Belo Horizonte.
Boa Morte e sua bela paisagem |
Velas aromáticas e sustentáveis confeccionadas a partir de óleos vegetais usados |
O Módulo I do Mini Curso de Eco Artesanato, ofertado de forma gratuita aos membros da comunidade, teve duração de 3 horas e contou com a participação de mulheres e crianças da localidade. O objetivo da atividade foi ensinar a transformar o óleo vegetal usado em velas aromáticas e de longa duração.
Não por acaso a reutilização de óleo vegetal foi o primeiro tema escolhido. No próximo dia 22 de março celebramos o Dia Mundial da Água e o descarte incorreto de óleo é um hábito altamente poluidor dos cursos d'água.
A atividade iniciou com a parte teórica trazendo muitas informações e reflexões importantes que incluíram a necessidade de preservar os recursos hídricos de qualquer forma de poluição, incluindo o descarte de óleos e seus derivados. Isso aconteceu com o grupo reunido e ocupando os bancos da Praça Central, no início de uma manhã iluminada pelo sol desse finalzinho do verão.
A leitura expositiva do conteúdo foi alternada entre 3 participantes e a reflexão sob os tópicos apresentados foi compartilhada por todos que opinaram e acrescentaram experiências em torno do tema.
Leitura do conteúdo teórico realizado e ... |
Nesse momento refletimos como a água é o bem mais precioso que temos, porém está se tornando um recurso finito para o mundo. Por isso pensar em todas as formas de preservar este recurso natural é uma prioridade. Toda forma de evitar o desperdício e a poluição dos recursos hídricos deve ser considerada e adotada em nosso dia-a-dia. Nesse sentido, o descarte correto de óleos vegetais (soja, milho, girassol , etc.) é uma das muitas ações que devemos adotar.
Lembramos que o óleo de cozinha jogado diretamente na pia cai na rede coletora de esgoto e causa retenção de sólidos, entupimentos e problemas de drenagem e que, muitas vezes, uma porção desse óleo acaba chegando aos rios e oceanos pelas redes de esgoto.
... acompanhado com atenção pelas inscritas. |
Se lançado diretamente sob ao solo é igualmente danoso, já que a decomposição do óleo de cozinha emite gás metano na atmosfera. O Metano é um dos principais gases que causam o efeito estufa que contribui para o aquecimento da Terra. Esses e muitos outros aspectos negativos de um descarte incorreto de substancias oleosas trouxemos para nosso debate.
A solução para este problema é a reciclagem do óleo vegetal. E existem várias maneiras de reaproveitar esse produto sem dar prejuízos ao meio ambiente. O óleo pode ser transformado em vários produtos industrializados tais como: ração animal, fertilizantes, graxa, biodiesel, sabão, detergente, etc. E de forma artesanal, podemos transforma-lo em lindas velas para iluminação e decoração de ambientes.
Um registro da parte prática da atividade acompanhada com muito interesse pelas participantes. |
E foi isto que fizemos na parte prática da nossa atividade que aconteceu nas dependências da Sede da Associação dos Moradores de Boa Morte. O processo de transformação do óleo vegetal em velas aromáticas foi acompanhado com muita atenção e curiosidade pelos participantes que também demonstraram grande satisfação com o resultado obtido.
Mão na massa: momento de participar do processo de confecção das velas. |
Finalizamos nossa atividade admirando as lindas velas já nos suportes artesanais confeccionados com latas de alumínio, com a chama acesa dos novos conhecimentos adquiridos e um delicioso aroma de canela perfumando todo o ambiente. O Módulo II desta atividade já está agendado e esperamos que abril nos chegue breve. Até lá...
________________________________________________________________________________
Esta atividade foi realizada pelo Núcelo Maria Reciclona , tendo Mazza Pena como instrutora, e supervisão de Ívanor Queiroz Pinheiro - Coordenador de Educação Ambiental da Fundação CSN.Crédito Fotos: Ívanor Pinheiro - Fundação CSN / Mazza Pena- Maria Reciclona
Que pena perdi a.....
ResponderExcluirFoi mesmo uma linda oficina e todos que puderam comparecer aproveitaram ao máximo. Ainda teremos mais 3 módulos neste curso e sua presença é muito bem vinda.
Excluir