11 de julho de 2022

Maria Reciclona participa da Semana do Meio Ambiente da Herculano Mineração promovendo Eco exposição e Oficina de Brinquedos Sustentáveis.

Thaise Rocha e Ariana Braga (Coordenadora e Técnica do Meio Ambiente da Herculano Mineradora) ao lado de Mazza Pena  (Gestora do Núcleo Maria Reciclona) na abertura das atividades.  

Com grande satisfação o Maria Reciclona iniciou mais uma parceria de sucesso. No dia 2 de junho, dentro das comemorações da Semana do Meio Ambiente, realizamos ações de educação ambiental na sede da Herculano Mineração, empresa localizada em Itabirito - MG.  Atendendo à demanda proposta, promovemos uma Eco exposição de objetos utilitários e decorativos e também uma Oficina de Brinquedos Sustentáveis. Ambas as atividades foram destinadas aos colaboradores da empresa.

O Programa de Educação ambiental da Herculano Mineradora, desenvolvido junto aos colaboradores e a comunidade do entorno, tem como finalidade contribuir para criação de uma consciência ambiental, estimulando o surgimento de novos valores e a mudança de comportamento, orientando sobre a necessidade do cultivo de hábitos ligados a preservação ambiental. Dentro dessa perspectiva, planejamos cada detalhe para que as duas atividades ofertadas pudessem ocorrer simultaneamente dentro do horário disponível  e atender de forma satisfatória aos objetivos propostos.

Eco exposição sendo apreciada pelos colaboradores - Fotos: Equipe PEA Herculano Mineradora.

A eco exposição foi instalada na saída do refeitório, o que possibilitou ser apreciada por todos que ali passassem, após o almoço. A interatividade dos colaboradores foi grande, demonstrando alto grau de interesse pelas técnicas e materiais utilizados na confecção dos objetos expostos. Entre eles se encontravam brinquedos, jogos, objetos decorativos, bijuterias, além de muitos outros construídos a partir do reaproveitamento de diferentes resíduos ( papel, plástico, metal e vidro).

Colaboradores engajados na atividade eco criativa. Fotos: Equipe PEA Herculano Mineradora.

A oficina de brinquedos sustentáveis foi ofertada em espaço confortável, próximo à exposição e registrou a participação de um número expressivo de Colaboradores. Percebemos que, após a visita à exposição, eles demonstravam a criatividade estimulada e se sentiram ainda mais motivados a realizarem a segunda atividade com bastante entusiasmo. 

Um número expressivo de colaboradores participaram da Oficina de Brinquedos sustentáveis - Fotos: Equipe PEA Herculano Mineradora.

Na oficina, ofertamos 3 opções de brinquedos: BilboquêJogo da Velha Quebra Cabeça. Todos reutilizando materiais recicláveis e com características apropriadas ao desenvolvimento psicomotor de diferentes faixas etárias.  
Para facilitar a didática e a dinâmica, os resíduos são previamente higienizados, formatados e separados em kits individuais. Cada um, contendo o material necessário para a confecção dos brinquedos, e dentro do possível, personalizado com a marca da empresa contratante. 
Desta forma, conseguimos gerenciar e dinamizar o tempo disponibilizado para a atividade,  possibilitando que os lindos brinquedos confeccionados e decorados pelos papais, mamães e titios cheguem até os membros de sua família.  Assim, criamos também as condições para atender mais um dos nossos importantes objetivos: que o aprendizado obtido durante as oficinas e exposições permanecem e possam ser adotado no dia a dia e replicado por todos, tanto no ambiente laboral como no residencial.

Além de confeccionar seus próprios brinquedos, os Colaboradores aproveitaram o tempo da atividade para se divertir com esses e outros disponíveis na eco exposição. Fotos: Equipe PEA Herculano Mineradora.

Foi uma excelente experiência que desejamos poder repetir, com o mesmo êxito, em oportunidades futuras.

3 comentários:

  1. que manera tan agradable de compartir ideas y experiencias
    Bsos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pela gentileza de sua avaliação tão positiva. Um abraço.

      Excluir
  2. Maria Reciclona querida! Não é de surpreender o seu sucesso! Você tem luz própria e tudo o que você põe as abençoadas mãos, vira ouro puro, pura alquimia que sua arte produz! Beijo, minha flor, obrigada por nós inspirar e fazer acreditar num novo mundo possível! Como dizia o Mestre Paulo Freire, temos que aprender a "esperançar", principalmente em tempos tão bicudos. Sigamos de mãos dadas!🌹❤️🌷

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...