10 de julho de 2023

Maria Reciclona atende programa de educação ambiental da Ferro Puro Mineração, empresa do Grupo Avante, em comunidades de Itabirito e Ouro Preto (MG).

Participantes reunidos ao final do evento - Foto: Comunicação Grupo Avante

Acuruí e Maracujá são distritos dos municípios mineiros de Itabirito e Ouro Preto, respectivamente. Estas comunidades foram visitadas pelo projeto Maria Reciclona no dia 17 de junho, quando atividades de educação ambiental foram promovidas pela Ferro Puro Mineração, empresa do Grupo Avante, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades contratadas incluirám palestras de educação ambiental e oficinas de confecção de velas artesanais reutilizando óleo vegetal.

O Centro Comunitário de Acurui foi o local escolhido para realização
das atividades. Foto Comunicação Grupo Avante
Acuruí está localizado a 80 km de BH. É um vilarejo que cresceu na medida em que a corrida pelo ouro em Minas Gerais também crescia e os primeiros registros datam o local de 1709. 

Os tropeiros que passavam na região pelas trilhas da Estrada Real, contribuíram para o desenvolvimento do município, que hoje tem foco no ecoturismo. Localizado aos pés da Serra do Gandarela possui uma paisagem que nos conecta com a natureza e a história. 

Portanto, a preservação do meio ambiente naquela localidade deve ser pensada por diferentes perspectivas pelos seus habitantes. 

E foi abordando essa importante questão a partir dos ODS (objetivos do desenvolvimento sustentável) que iniciamos nossa mini palestra ministrada para adultos e crianças que compareceram à sede da Associação Comunitária atendendo ao convite da Ferro Puro Mineração que atua na região e mantem um programa socioambiental junto às comunidades locais.

Dentre os aspectos abordados na preleção tratamos sobre consumo responsável,  conservação e não poluição dos cursos d'água, coleta seletiva, reciclagem,  entre outros tópicos de real importância para o desenvolvimento de uma comunidade sustentável, alinhada e comprometida com a preservação do meio ambiente.

Público de diferentes gerações participaram do evento.  Foto Comunciação Grupo Avante

A oficina de produção de velas artesanais que sucedeu a parte teórica veio ilustrar a importância do descarte correto e a possível reutilização dos óleos vegetais, que são potenciais poluentes. 

Parte prática da oficina despertando muito interesse por parte dos alunos. Foto: Comunicação Grupo Avante

Os participantes colocaram a mão na massa e confeccionaram lindas velas aromáticas utilizando a matería prima residual de suas próprias receitas culinárias. Foi uma manhã muito produtiva e permeada de  reflexões e aprendizado.

No periodo da tarde foi a vez da comunidade de Maracujá, distrito de Ouro Preto (MG) participar da atividade que, com os mesmos objetivos e didática, atendeu aos participantes daquela localidade. Nós nos reunimos na sede do Centro Comunitário, onde também tivemos a oportunidade de realizar tanto a parte teórica como a prática da oficina de velas, em uma atividade com duração de 3 horas.

A tarde terminou iluminada não só pelas velas perfumadas confeccionadas pelas alunas, mas também pela luz da convicção de mais uma ação realizada com muito empenho e busca pela excelência na entrega do nosso trabalho.

Confira no vídeo abaixo um pouco mais sobre esse dia:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...