28 de setembro de 2020

"A Primavera Silenciosa" de Rachel Carson completa 58 anos em meio a uma pandemia mundial que reacende o debate sobre importantes questões ambientais.


O lançamento da importante obra "A Primavera Silenciosa" assinada pela cientista norte americana, Rachel Carson completou 58 anos, nesse domingo, 27 de setembro. Coincidentemente, quando vivemos o início da Primavera no hemisfério Sul e em meio a uma Pandemia que acendeu luzes sobre questões importantes sobre o meio ambiente e suas relações com a saúde humana, o bem estar e sobrevivência no e do Planeta. 






O PROTAGONISMO DE RACHEL CARSON

“O Homem é parte da natureza e a sua guerra contra a natureza é, inevitavelmente, uma guerra contra si mesmo.(...) Temos pela frente um desafio como nunca a humanidade teve, de provar nossa maturidade e nosso domínio, não da natureza, mas de nós mesmos”.  (RACHEL CARSON, A Primavera Silenciosa, 1962.)


Rachel Carson
Através do seu trabalho e pesquisas, permeados pela capacidade de observação dos detalhes, a bióloga Rachel Carson nascida em 1907 nos Estados Unidos se tornou protagonista no mundo da sustentabilidade.
Ela não só chamou a atenção para os perigos do uso indiscriminado de pesticidas sintéticos; como também ajudou a lançar o movimento ambiental moderno quando publicou em 1962 o livro “Silent Spring” (disponível no Brasil com título “Primavera Silenciosa”) e que é considerado um dos trabalhos não ficcionais mais influentes do século XX. 

Nessa obra, ela se mantinha firme contra as críticas intensas da indústria química, apesar de uma batalha simultânea contra o câncer que ela travava. Mesmo após sua morte, em 1964 (dois anos após o lançamento de sua obra-prima), seu livro alimentou o interesse público em questões ambientais e de saúde pública e, em poucos anos, a Administração Nixon criou a Agência de Proteção Ambiental. 

Fonte: Trecho do documentário Earth Days, 2009

A importância do livro "A Primavera Silenciosa" permanece atual e, neste momento, o conhecimento e divulgação do seu conteúdo ainda mais necessários. Portanto, faço aqui uma proposta para que reservemos um tempinho nestes dias de Primavera para fazer reflorescer as páginas desta importante obra. Para facilitar seu acesso disponibilizo aqui o PDF para leitura.
Desejo que aproveite a leitura e já agradeço se puder retornar aqui para deixar nos comentários suas percepções sobre o conteúdo da obra.

7 comentários:

  1. Olá. Agradeço pelo seu interesse. Para acessar o livro clique em "PDF para leitura". O link foi atualizado. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Que mulher incrível, mais pessoas precisam conhecer o trabalho da Rachel Carson! Bela indicação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Camila ela continua uma grande inspiração para todos nós.

      Excluir
  3. Olá, Maria!

    Conheço esta obra. Foi-me apresentada, em menina, por um professor na escola. Na altura fiquei muito impressionada com o que li! Hoje digo que ali estão muitas verdades e nós nada fizemos para salvar o nosso planeta!

    Beijinhos
    Liliana
    Ideias Recicladas e... não só!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Liliana, você disse tudo. O alerta nos foi dado faz muito tempo. E pouco fizemos para evitar as consequências nefastas. Sua professora deve ser sempre aplaudida, pois já tinha esta consciência e praticava a educação ambiental, em um tempo em que esta área tinha pouca ou nenhuma atenção no currículo escolar. Agradeço pela visita e seu comentário.

      Excluir
  4. Gente que presente maravilhoso, vou começar meu ano me aperfeiçoando com boas leituras. Gratidão!
    Muita Luz e Paz!
    Abraços

    ResponderExcluir

RECICLE SUAS IDEIAS. DEIXE AQUI SEUS COMENTÁRIOS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...