17 de setembro de 2019

Mini Composteira - Uma atividade de educação ambiental com valor didático e abordagem multidisciplinar.

Vista do pátio da Escola Rural em Ribeirão do Eixo - Distrito de Itabirito - MG  /  Foto: Maria Reciclona 

Desde o mês de abril, o Maria Reciclona - Núcleo de Ações para a Sustentabilidade está tendo a oportunidade de ministrar oficinas contratadas, atendendo ao Programa de Educação ambiental de uma nova empresa parceira.

Mini composteira feita pelos alunos
As atividades vem acontecendo em uma  Escola Municipal em Ribeirão do Eixo, distrito do município de Itabirito - MG, com alunos do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. Mantendo a horta comunitária ali instalada, como espaço focal, programamos e executamos algumas atividade, entre elas a construção de mini composteiras, reutilizando garrafas pet.

O processo de aprendizagem incluiu a abordagem do consumo consciente dos alimentos e descarte correto dos resíduos orgânicos, assim também como os conceitos, princípios e etapas do processo de compostagem termofílica.

A atividade permitiu a atuação das crianças nas diversas etapas de construção do objeto e as oficinas transcorreram em um clima lúdico e com proatividade dos participantes. 
Cada uma das turmas passou a ter uma mini composteira para manutenção e  observação, o que lhes permitirá acompanhar, através da transparência da embalagem, as várias etapas da decomposição do resíduo orgânico utilizado e a ação dos microrganismos nas fases da formação dos produtos finais: o composto e o biofertilizante líquido (chorume) que serão utilizados por eles, nos cuidados da horta comunitária.

Reutilizamos resíduos orgânicos resultantes da cantina da escola
Para além da ludicidade, a atividade de construção de um modelo experimental permite que os participantes desenvolvam  habilidades tais como: observação, pesquisa, levantamento de hipóteses, análise, avaliação e registro de relatórios. 

Procuramos alinhar as diferentes abordagens permitidas por essa atividade, ao conteúdo programático curricular. Desta forma, a produção de texto baseado no relato de experimentos, a discussão de problemas ambientais e a ação humana na transformação das paisagens, o estudo dos ecossistemas, dos micro-organismos, bactérias e processos de decomposição e o consumo consciente são temas  que atendem, de forma integrada e multidisciplinar, a etapa atual do programa curricular das séries participantes.

Após 30 dias da atividade realizada, os alunos já mostravam
entusiamo com a observação dos resultados de compostagem
e do biofertilizante líquido em produção.
As mini composteiras despertaram curiosidade nos alunos e motivaram relatos espontâneos de experiências e conhecimentos acumulados, através de atividades anteriores ou conhecimentos trazidos de vivências em seus espaços familiares ou comunitários. 
Tem sido enriquecedora esta experiência que, partindo de uma proposta simples, nos tem permitido tantas trocas e a semeadura de outros saberes.

VALIDAÇÃO
Nos meses de maio e junho retornamos à escola para outras atividades e constatamos como vários alunos tem mantido seu interesse pela atividade.  Sempre que retornamos à escola nos reapresentam a mini composteira com observações entusiasmadas sobre o desenvolvimento dos processos de decomposição e geração do líquido biofertilizante.
Ações como esta nos traz, verdadeiramente, a certeza de que a educação ambiental deve ser um processo contínuo e motivador da observação crítica.

Esquema para construção de uma mini composteira. Fonte: internet

Um comentário:

  1. Que legal, além de mostrar graficamente, eles também tiveram a oportunidade de visualizar na pratica. Parabéns por esse trabalho!
    Abraços

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